Who's amoung us?

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
No início da tarde de ontem, fomos informados de uma tentativa de um manifesto popular, que ocorreria em São Gonçalo do Rio Abaixo, prevista para 8 horas da manhã, do mesmo dia (20/6/2013) em que fomos informados (tardiamente).
Tal tentativa, como também nas manifestações anteriores, não tem autoria conhecida e sequer era do conhecimento prévio deste canal de comunicação. Diante do grave quadro político que vive a cidade (e o país), entendemos ser oportuno prestar os seguintes esclarecimentos, a quem se interessar:
  1. As opiniões dos membros deste blogue coletivo são individuais, pertencentes a cada autor, no momento em que se manifesta, não havendo qualquer ligação de solidariedade, acordos, comunhão de princípios ideológicos ou co-autoria entre os membros. De minha parte, como criador e editor, apoio as manifestações pacíficas que têm ocorrido em todo o país, contra a Pec 37, a favor da cassação do senador Renan Calheiros, contra a corrupção, contra os investimentos nos estádios para atenderem aos caprichos da Fifa e a favor de mais investimentos em mobilidade, educação e saúde, em todos os âmbitos (municipais, estaduais e federais), conforme podem observar nos artigos devidamente assinados, veiculados neste canal de comunicação.
  2. Com relação ao manifesto proposto, sem autoria conhecida, esclarecemos que não apoiamos o uso de palavras ofensivas ou caluniosas, manifestações apócrifas e nem a possível adoção de qualquer ato criminoso, como pichações, vandalismo ou qualquer tipo de dano contra o patrimônio privado ou contra o erário ou equipamentos públicos.
  3. Ao ser questionado sobre a possível autoria ou conhecimento prévio do evento, o principal opositor do governo, Luzimar (Buzica) da Fonseca, ex-candidato a prefeito, garantiu que a tentativa de manifesto também não teve qualquer ligação, iniciativa, indução ou pedido dele, tendo ainda reforçado que desconhece a autoria de quem tenha tentado e pedido paz, serenidade e tranquilidade.
  4. Ao contrário do que se tem veiculado na cidade, numa das iniciativas assinada pela coligação “São Gonçalo Somos Todos Nós”, semanas atrás, que entendemos ser uma tentativa de coação ou de intimidação, cabe esclarecer e tranquilizar todos os cidadãos que todas as manifestações e publicações de notícias, opiniões ou pensamentos são livres em todo o país. São direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal e em todos os países democráticos, bem como lembramos aos interessados nas mais diversas formas de manifestações de pensamento, como nas manifestações públicas ocorridas no país, que, além dos direitos, há responsabilidades a serem atendidas.
  5. Nosso blogue manterá o compromisso de bem informar e de zelar pela liberdade de expressão, desde que ocorra em consonância com a verdade e com a responsabilidade editorial.
  6. Aos grupos populares que se interessarem em promover alguma manifestação com coordenação identificada, pacífica e ordeira, colocamos este blogue à inteira disposição para publicar chamados para reuniões prévias de organização e para atos de quaisquer manifestações legítimas; que estejam amparadas pelas Leis; que tenham autoria identificada, responsável e que estejam em consonância com o exercício democrático, como os atos ocorridos em todo o país, desde ainda que não incite ou promova a violência. Aos interessados, bastam nos encaminhar o pedido de publicação (gratuita) contendo os nomes do manifesto, dos responsáveis (inclusive CPF), reivindicações, data, hora, local e percurso. Porém, nos eximimos e não nos responsabilizamos por articulações, coordenações, comando, promoção, ações, reações ou mesmo apoiar na organização de quaisquer eventos de massa, salvo na cobertura jornalística dos mesmos.
Contamos com a compreensão, colaboração e o apoio de todos, para que a cidade cresça sempre com mais justiça social, respeito aos cidadãos e à democracia, sempre mantendo em mente que vivemos numa cidade pequena, na qual todos se conhecem e devem se respeitar, nas semelhanças e diversidades. A quem descumprir e/ou atentar contra qualquer parte, que venham ainda trazer danos pessoais ou materiais, os rigores da Lei serão usados para se restabelecer a ordem.
Agradecemos a todos pelo prestígio de tê-los como leitores e a atenção.

Atenciosamente.

Itabira-MG, 20/06/2013.

Fernando Martins
Editor do Filhos das Minas

3 comentários:

  1. Boa tarde Galera
    precisamos nos mobilizar e fechar a BR 381 para pedirmos a melhoria da mesma e ajudarmos nossos companheiros de todo o brasil neste protesto contra esta corrupção que esta acontecendo no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Gentileza se identificar que podemos ajudar em divulgar uma reunião de preparação, adesão ou o que precisarem, informando data, hora e local.

      At.

      Excluir
  2. Fernando, concordo plenamente com o anônimo 21/06/2013 16:56, no entanto, também acho importante que se identifique de forma a tornar o movimento legítimo e pacífico. O anônimo pode ficar tranquilo que o direito de livre manifestação é sagrado na Constituição da República, portanto, não há necessidade de se esconder no anonimato, mesmo por que, os políticos já descobriram que o povo tem mais poder do que eles imaginam. E, quando o povo se une, a vitória é certa. Creio que deva mesmo ser promovida essa manifestação, não apenas essa, mas várias manifestações, como está ocorrendo Brasil afora. Tenho notado que os jovens e o povo de modo geral está tomando mais consciência do espírito de patriotismo, que há tempos estava desaparecido.
    Parabéns ao povo brasileiro, manifestantes pacíficos, que descobriram o poder que tem nas mãos.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.