Who's amoung us?

quarta-feira, 31 de julho de 2013

ALÍVIO PARA BARÃO DE COCAIS

(Barão de Cocais)


Prevista para encerrar as atividades mineradoras até o final do ano, a Mina de Gongo Soco, localizada no município de Barão de Cocais, continuará com as extrações estendidas para mais alguns anos, só que produzindo menos do que antes. 

Dos 6 milhões de toneladas de minério de Ferro ao ano, ela reduziu para 4 neste ano e ainda vai cair para 2 milhões em 2014. A partir de 2015, está previsto que a mina de Dois Irmãos, também localizada em território de Barão, entre em operação, retornando ao patamar de 4 milhões de toneladas ao ano. 

Quem deu a boa nova foi o secretário da Fazenda do município, Cirilo José Bento, após se reunir com o gerente-geral do Complexo Minas Centrais da Vale, Rodrigo Chaves. Graças à manobra, o município que perderia 40% da arrecadação, sofrerá menos e ainda pode ter uma visão de futuro mais equilibrada.

Fonte: DeFato Online.

terça-feira, 30 de julho de 2013

OPORTUNIDADE PARA APRENDER OUTRAS LÍNGUAS

(Itabira - por Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Português, Espanhol e Francês, oferecidos pela Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), até o dia 9 de agosto:


- Curso de Português: 25 vagas – Aulas semi-presenciais – Às terças-feiras, de 10h às 11h;

- Curso de Espanhol: 25 vagas – Aulas semi-presenciais – Às segundas-feiras, de 10h às 11h;

- Curso de Francês: 30 vagas – Aulas em ambiente virtual (Ensino a Distância – EAD).

Os cursos são voltados para alunos com idade acima de 15, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. Os interessados devem comparecer ao CVT/ UAITEC de Itabira, na avenida Duque de Caxias, 1.240, Esplanada da Estação (antiga Estação Ferroviária) acompanhados dos pais ou responsáveis. 

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos (com cópia e original):

- certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- carteira de identidade;
- CPF;
- comprovante de escolaridade;
- duas fotos 3x4;
- termo de aceitação assinado (responsabilidade do CVT)


Mais informações pelos telefones (31) 3839-2522 ou (31) 3839-2523.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BEM ESSENCIAL, PARA O BEM DE TODOS

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
No dia 24 passado, recebemos um questionamento feito por um morador da comunidade rural, entre Pedras e Bamba, sobre o falhas de fornecimento de água.

José Luiz reclamou o seguinte:
-...desde que a prefeitura passou a fornecer água para a comunidade, temos tido problemas. No começo, há um ano, era a instalação de alguns registros na tubulação que eram operados por quem quisesse. Isso passou, parece que retiraram os registros.
Agora, (desde o início de julho) o sistema de bombeamento vem apresentando problemas: há um sensor que desarma a bomba para protegê-la (e proteger até os fusíveis de proteção). Alguns moradores ligaram para a Prefeitura de SG e foi destacado um funcionário que trabalha com instalação hidráulica. Ele chega ao local e rearma a bomba por meio de um botãozinho que basta apertá-lo.
Acontece que, após alguns minutos, a bomba desarma novamente. E, para apertar este botão não há necessidade do funcionário; qualquer um pode fazer isto, até porque o local é de livre acesso, mesmo estando dentro de uma propriedade particular (há uma tela com portão sem tranca).
A Prefeitura tem que enviar um eletricista para descobrir o que está acontecendo, pois há um problema elétrico que está provocando esse desligamento.
Diante do justo questionamento, fizemos contato com a assessoria de comunicação, que desta vez nos atendeu prontamente. Vejam o que respondeu o Ricardo Guerra:

-Com relação a falta d’água na localidade citada, o fato ocorre ocasionalmente aos finais de semana devido ao aumento do consumo principalmente no período de seca (casos como os proprietários de sítios que enchem piscinas).
A Prefeitura enviou bombeiros e eletricistas ao local e não foi constatada nenhuma anormalidade na rede. O poço artesiano é de baixa vazão (2.200 l/s) e funciona 24 horas por dia.
No caso de falta de água ou de bombeamento parado, a população pode entrar em contato através dos telefones de plantão, que funcionam 24 horas por dia: (31) 8797-4256 ou 3833-5124.
A Prefeitura pede que todos façam o uso consciente da água e evitem desperdício.
Estamos a disposição.”

Inicialmente, agradecemos ao Ricardo pelo esclarecimento e nos colocamos à disposição para atender a toda comunidade, para quaisquer outras intervenções. Papel que assumimos voluntariamente, em prol do desenvolvimento sustentável e promoção da justiça social.
Entretanto, fica só uma proposta para que todos possam debater na moral, tanto para o governo, quanto para a comunidade. Se de um lado o governo teme que a tarifação da água possa comprometer a imagem do governo, imagino eu, há de se considerar também que a falta deste bem essencial queima até mais. Sem falar que é muito comum vermos desperdícios e abusos no uso da água na cidade e nas comunidades rurais. Ouvi dizer que tem proprietário rural que deixa água fornecida pela prefeitura permanentemente aberta, para servir aos coxos dos animais. Sem falar das piscinas, que muito bem o Ricardo lembrou. Um absurdo. Tem que tarifar mesmo. Aqui no Guanabara, geralmente, só temos água na rede entre 21 e 9 da manhã.

É sério. Temos que apoiar o governo a tomar esta iniciativa de tarifar a água. É necessária e urgente!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO E SUPERAÇÃO

(Itabira)
Homem que veio de berço pobre, família simples e humilde.
Afrodescendente da periferia de uma mina de ferro.

Que estudou em escolas públicas
e depois encarou medicina na UFMG.

Que ralou, que passou dificuldades financeiras.
Que teve que trabalhar e estudar.

Que cismou em ser prefeito de Itabira.
Que tentou 3 vezes, em disputas franciscanas.

Formou-se médico.
Socorreu soropositivos, inúmeros necessitados
e optou por manter-se como médico dos pobres.

Quando, finalmente, elege-se prefeito, herda um paradoxo:
um dos municípios mais ricos do estado,
mas completamente sucateado,
com um segmento da "imprensa" viciado,
com servidores desmotivados
e revoltados com as perdas salariais acumuladas.

Só que, em momento algum, Damon se abateu.
Sempre seguiu adiante, com passos firmes.

Agora, um novo desafio de vida, talvez o maior deles,
o encosta novamente contra a parede:
Um adenocarcinoma (câncer maligno)
na região do intestino, toma-lhe a atenção.

Sofreu uma cirurgia de urgência para a retirada do tumor, prepara-se para quimioterapia,
mas não abre mão de continuar a luta com dignidade e perseverança,
tendo despachado normalmente.

Ele não é o único. Há vários bons exemplos de superação no mundo.
Não é Super-homem. É apenas o determinado Damon de Sena,
como um José, um Silva, ou até mesmo o Lula.

Força Damon! 
Confiamos em você e temos certeza que vai superar fácil mais este desafio.
Felicidades, saúde e muitos anos de vida!

Revejam este memorável vídeo da campanha.
Vale a pena ser reprisado.

Vídeo produzido no estúdio da HS-Pro, para a campanha de 2012.
Direção: Robson Santo.
Imagens: Fernando Martins, Aguinaldo Ferreira e André Daniel.
Edição: André Daniel.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GRANDE MEDALHA

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
Realizada a cada dois anos durante o Festival de Inverno, a outorga denominada de “Grande Medalha de São Gonçalo do Rio Abaixo” homenageará seis cidadãos que atuam a favor do município, nesta sexta-feira (26).
Dentre os homenageados, o ex-prefeito Raimundo (Nozinho) Nonato Barcelos (PDT), a ex-vereadora Isabel Rodrigues, a presidente da Apae Maria Flaviana (D. Mariquinha) Figueiredo, o diretor da Vale Antônio Daher Padovezzi, o aposentado Vitalino Dias e o controverso deputado federal Bernardo (Santana) de Vasconcellos (PR).
Os nomes escolhidos pela comenda foram definidos por portaria do prefeito, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), tendo como presidente do conselho a atual presidente da Câmara Municipal, Luciana Bicalho (PDT), que é prima do prefeito. Contam com pessoas simples, mas comprometidas com as causas sociais ou religiosas, passa pelo empreendedor e agropecuarista Padovezzi, que se prepara para inaugurar um laticínio na cidade, bem como fecha com viés político, ao agraciar duas referências políticas do grupo governante, que é o caso do Nozinho e do Bernardo Santana.

NOZINHO
Nozinho era reconhecido como bom administrador público, principalmente quando se resgata o primeiro mandato (2005-2008), momento em que a cidade deu um salto, graças à chegada dos royalties da Mina de Brucutu, da Vale, que foram bem aplicados em obras e serviços necessários para o desenvolvimento, como a Escola Integral, Senai, MG-129, Centro Cultural etc.
Já no segundo mandato (2009-2012) teve uma performance bem aquém da primeira, quando, lamentavelmente, as obras e ações perderam fôlego. Para compensar, deixou 43 milhões de reais em caixa para seu sucessor concluir, quitar e inaugurar as obras inacabadas, previstas no pacotão dos 64 Milhões de reais (lançado em 2011) e dos 40 Km de asfaltamentos de estradas rurais (2012).
Atualmente, responde a 4 processos na vara eleitoral por compra de votos ou abusos de poderes econômicos e funcionais, tendo sido absolvido nos dois primeiros processos na primeira instância. Ontem aconteceu a audiência de primeira instância do terceiro processo (Aije-63.706) e, segundo informações, o quadro complicou bastante após os depoimentos das testemunhas e apresentação das provas. A quarta audiência (da Aime-106) está prevista para o dia 30 e, nos próximos dias, deve sair o resultado do recurso no TRE-MG dos dois primeiros processos (Aije-63.888 e Aije 63.973), considerados por todos como os mais fracos. Em todos eles, Nozinho, que é padrinho político do prefeito eleito Antônio Carlos Bicalho, também do PDT e ex-secretário do governo dele, corre risco de perder os direitos políticos e se tornar inelegível por 8 anos.
Apesar do pouco estudo, é reconhecido como homem de visão, forte empreendedor na área de agronegócios e que, de uns 2 anos para cá, temos informações que ele passou a investir mais pesado na área imobiliária no município (prédios, terrenos e loteamento).

BERNARDO SANTANA
Já o deputado federal Bernardo Santana, fiel parceiro do grupo político atual, é advogado com duas pós-graduações, na área de direito e direção estratégica e marketing.
Como deputado federal majoritário pela cidade, já garantiu duas emendas no orçamento federal, uma no valor de R$ 400 mil para a construção do Parque de Exposições e outra de R$1.215.500, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde para a comunidade do Una.
Algumas controvérsias na reputação do deputado contrapõem os méritos. Uma centra-se numa ação penal, que responde por crime contra o meio ambiente e patrimônio genético, e outra por ter sido um dos poucos deputados a ter votado a favor da odiada Pec-37.
Com relação à ação penal, ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por causa de transporte irregular de carvão, da empresa Rima S/A. Bernardo e mais quatro outros deputados federais que votaram a favor da Pec-37 respondem à processos ou têm pendências no STF. 
Coincidentemente, é exatamente a Pec-37 (também chamada de Pec da Impunidade) que propôs limitar o poder de investigação criminal a polícias federais e civis, retirando-o, dentre outras organizações, do Ministério Público. No total de 439 deputados, apenas 9 votaram a favor. E Bernardo foi o único deputado federal mineiro a encarar a pressão popular das recentes manifestações e protestos ocorridos pelo Brasil afora, nos últimos meses (clique aqui para conhecer a defesa do deputado).


Fontes: G1, TJMG, Jornal Impacto, Folha de São Paulo, Wikipédia, sítio oficial da Prefeitura de São Gonçalo.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DIA PESADO PARA OS GOVERNISTAS

(São Gonçalo do Rio Abaixo)


Acontece, hoje (24), a partir das 9 e meia da manhã, a penúltima audiência de primeira instância de cassação do prefeito eleito Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT).
Trata-se do processo Aije 63.906, contra a Coligação “São Gonçalo somos todos nós”, movido pela coligação adversária, que ficou em segundo lugar na eleição. É considerado o mais grave por centrar-se na compra e fornecimento de materiais de construção para possíveis compras de votos.
Pesam nos autos, segundo os levantamentos da coligação autora, um acréscimo de 188,3%, com relação ao ano anterior, no fornecimento de materiais de construção doados em período eleitoral, contendo denúncias de que eram fartamente distribuídos paras as residências onde haviam banners do candidato governista. Soma-se ainda o fornecimento de material hidráulico do Dae para possíveis eleitores e empreiteiras.
Nos dois processos anteriores (Aije 63.888 e 63.794), considerados mais fracos, a coligação denunciada foi absolvida pelo Juiz José Afonso Neto.

SENTENÇA POUCO VALERÁ NESTA FASE
Se considerarmos que as partes envolvidas entrarão com recursos na segunda instância (TRE-MG) e até em última (TSE/DF), bem como que prevalecerão as últimas instâncias recorridas, qualquer que seja a sentença local, pouco valerá, porque à medida que sobe uma instância, ela sobrepõe à anterior, tornando-a sem efeito.

O sentimento é que a sentença local poderá se tornar apenas um mero indicador de tendência no TRE-MG ou mesmo no TSE. Portanto, torna-se muito precipitado quem festejar antes das decisões superiores, como fizeram os governistas ao queimarem milhares de reais em fogos de artifício. Enfim, tem-se pela frente uma batalha a ser travada até o final do ano, muito provavelmente.

terça-feira, 23 de julho de 2013

39º FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA

(Itabira)

AGENDA DA SEMANA

TEATRO | Tortell Poltrona em “Post clàssic” 
Grupo de Dança Perecolândia

  • Local: Praça Acrísio Alvarenga
  • Dia: 23 de julho (terça-feira)
  • Horário: 16h | gratuito

SINOPSE

Quando o catalão Jaume Mateu i Bullich criou a elogiada ONG “Palhaços sem Fronteiras”, em 1998, não imaginava que seu palhaço Tortell Poltrona se transformaria num herói para os refugiados de guerra mundo afora. O espetáculo “Post Clàssic” reúne o melhor repertório de sketches do carismático Tortell. Um hora de ternura, inocência, humor, fantasia e travessura. 
+ info: http://www.tortellpoltrona.com/

TEATRO | Projeto Kabana em “O conto da ilha desconhecida”

  • Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares
  • Dia: 23 de julho (terça-feira)
  • Horário: 18h
  • Ingresso: R$5,00

SINOPSE

Adaptar o texto original de José Saramago para crianças. Essa foi a ideia do Grupo de Teatro Kabana ao montar o espetáculo “O conto da ilha desconhecida”. No texto do escritor português, um jovem navegador parte em busca do sonho de desbravar uma ilha que apenas ele acredita existir. No palco, os bonecos do grupo mostram com belos cenários e música a importância de buscar os sonhos e sair da rotina.
+ info: http://gtkabana.blogspot.com.br/

LITERATURA | Lançamento de livro Retratos na Parede: Brás Martins da Costa

  • Local: Casa do Brás
  • Dia: 23 de julho (terça-feira)
  • Horário: 20h

SINOPSE

A Fundação Cultural realiza o lançamento do livro "Retratos na Parede" dos itabiranos Altamir José de Barros e Robinson Damasceno dos Reis. A cuidadosa edição revela os primeiros registros fotográficos de Itabira do Mato Dentro, hoje Itabira, por meio de belas fotografias e do último poema que Drummond fez para sua cidade natal. Paralelo ao lançamento, a Fundação Cultural apresenta uma exposição permanente com parte do acervo fotográfico de Brás Martins da Costa.

CINEMA | Cinearte Sarau

  • Local: Centro de Tradições | Distrito de Senhora do Carmo
  • Dia: 24 de julho (quarta-feira)
  • Horário: 18h30 | gratuito

SINOPSE

Promover a circulação cultural por meio de exibições de filmes nacionais projetados em um grande telão inflável. É assim que o Cinearte Sarau transforma lugares públicos em grandes salas de cinema a céu aberto.
+ info: http://cineartesarau.com.br/

TEATRO | Tortell Poltrona em “Portclássic”

  • Local: Largo do Batistinha
  • Dia: 24 de julho (quarta-feira)
  • Horário: 16h | gratuito

SINOPSE

Quando o catalão Jaume Mateu i Bullich criou a elogiada ONG “Palhaços sem Fronteiras”, em 1998, não imaginava que seu palhaço Tortell Poltrona se transformaria num herói para os refugiados de guerra mundo afora. O espetáculo “Post Clàssic” reúne o melhor repertório de sketches do carismático Tortell. Um hora de ternura, inocência, humor, fantasia e travessura. 
+ info: http://www.tortellpoltrona.com/

TEATRO | Projeto Gandarela “Antes do silêncio”

  • Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares
  • Dia: 24 de julho (quarta-feira)
  • Horário: 21h
  • Ingresso: R$5,00
  • Classificação indicativa: 18 anos

SINOPSE

Com direção de Eid Ribeiro e as atuações inspiradas de Rodolfo Vaz e Kelly Crifer, a livre adaptação “Antes do Silêncio”, coloca em foco os pensamentos de transformaram o dramaturgo Samuel Beckett em uma referência quando se trata de temas como solidão, amor e abandono.

MÚSICA | Barbatuques em “Tum Pá”

  • Local: Teatro da FCCCDA | 420 lugares
  • Dia: 25 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 17h
  • Ingressos: R$5,00

SINOPSE

Referência internacional em percussão corporal, o grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. “Tum Pá” é o primeiro espetáculo do grupo totalmente dedicado ao público infantil. Show que após estrear na França, circulou nos últimos meses com enorme receptividade e resposta de público. O espetáculo - baseado em jogos e brincadeiras da infância - promete contagiar os públicos de todas as idades. 
+ info: http://barbatuques.com.br/tumpa/

CINEMA | Cinearte Sarau e Perecolândia

  • Local: Pedreira | Associação Comunitária
  • Dia: 25 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 19h | gratuito

SINOPSE

Promover a circulação cultural por meio de exibições de filmes nacionais projetados em um grande telão inflável. É assim que o Cinearte Sarau transforma lugares públicos em grandes salas de cinema a céu aberto. Para fechar a noite, o Grupo de Dança Perecolândia garante a animação apresentando números inspirados em danças típicas brasileiras.
+ info: http://cineartesarau.com.br/

DANÇA | Balé de Rua de Uberlândia em “O corpo negro da dança”

  • Local: Concha Acústica
  • Dia: 25 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 20h | gratuito

SINOPSE

“O corpo negro da dança” mostra em cada membro, músculo, passo, gesto e expressão do corpo de baile do Balé de Rua de Uberlândia, a história brasileira. O espetáculo - de coreografias ricas e dançarinos de elevado apuro técnico - traça um longo caminho desde a vida na África até os dias atuais.
+ info: http://balederua.com.br/

MÚSICA | São Paulo Ska Jazz em “São Paulo Ska Jazz”

  • Local: Bar do Festival | Fazenda do Pontal
  • Dia: 25 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 21h | gratuito

SINOPSE

São Paulo Ska Jazz é uma banda de muitas influências. Nesse show que ganhou o nome da banda, o balanço do ska e a liberdade criativa do jazz não estão sozinhos no palco. As composições autorais da banda permitem a presença de elementos da bossa nova, do reggae, da salsa e do frevo, além de músicas de Sting, Nirvana, Amy Winehouse, entre outros.

LITERATURA | publicação - Banquete das Musas

  • Local: Casa de Drummond
  • Dia: 25 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 18h30 entrada franca

SINOPSE

A casa de infância “azul 1911” acolhe o lançamento do primeiro número do tablóide“Banquete das Musas”, que trará poemas de diversos escritores brasileiros contemporâneos em diálogo com a obra de Carlos Drummond de Andrade. Com peridiocidade mensal, serão publicadas 4 edições, entre julho e outubro, a última por ocasião da Semana Drummondiana.

CINEMA | Cinearte Sarau e Banda Santa Cecília

  • Local: Praça Máximo Resende | Bairro Campestre
  • Dia: 26 de julho (sexta-feira)
  • Horário: 19h | gratuito

SINOPSE

Promover a circulação cultural por meio de exibições de filmes nacionais projetados em um grande telão inflável. É assim que o Cinearte Sarau transforma lugares públicos em grandes salas de cinema a céu aberto. Em seguida, os temas populares e eruditos que constituem a apresentação da Banda Santa Cecília levam alegria e animação a quem ficar para assisti-los.
+ info: http://cineartesarau.com.br/

TEATRO | Cia Suspensa em “Enquanto tecemos”

  • Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares
  • Dia: 26 de julho (sexta-feira)
  • Horário: 19h
  • Ingresso: R$5,00

SINOPSE

“Enquanto tecemos” é uma livre adaptação de “A Odisséia”, de Homero. Em palco, a história do casal Ulisses e Penépole e da deusa Atena, ganha contornos contemporâneos no conjunto de linguagens usados em cena, como dança, desenhos, projeções, sons e objetos. Classificação indicativa: 16 anos
+ info: http://www.suspensa.com.br/
     

MÚSICA| Criolo em “Nó na orelha”

  • Local: Praça do Areão
  • Dia: 26 de julho (sexta-feira)
  • Horário: 20h30 | gratuito

SINOPSE

O “Nó na orelha” de Criolo foi uma surpresa quando ganhou público e crítica logo na sua apresentação. O criador da Rinha de MC’s mostrou que as influências que o conduzem pelo rap passam pelo samba e até pelo bolero. Assim, Criolo nivela sua música por cima e – mais uma vez – prova que para fazer rap é preciso quebrar estereótipos.
+ info: http://www.criolo.net/circovoador/
     

MÚSICA | Santa Morena em “Smoke in the Rio”

  • Local: Bar do Festival | Fazenda do Pontal
  • Dia: 26 de julho (sexta-feira)
  • Horário: 23h | gratuito

SINOPSE

As releituras feitas pelo Santa Morena surpreende pelas influências que reúnem. Em “Smoke in the Rio”, o quarteto reinventa arranjos instrumentais e mostra que sua música pode unir Baden Powell e Bach, Mutantes e Gonzagão, Pink Floyd e Hermeto Pascoal.

EXTENSÃO CULTURAL | 30° Festa de Sant’Ana

  • Local: Quadra do Bairro Chacrinha
  • Data: 26 de julho (sexta-feira) | gratuito
  • 19h Levantamento da bandeira de Sant’Ana pela Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário do Bairro Água Fresca
  • 21h Quadrilha da Terceira Idade
  • 22h Show com Wesley e Elson

MÚSICA | Banda Santa Cecílica e Meninos de Minas

  • Local: Centro de Tradições | Distrito de Senhora do Carmo
  • Dia: 27 de julho (sábado)
  • Horário: 16h | gratuito

SINOPSE

Temas populares e eruditos constituem a apresentação da Banda Santa Cecília que leva alegria e animação por onde passa. Em seguida, os Meninos de Minas mostram a força do tambor mineiro e da cultura popular.

INTERVENÇÃO URBANA | Dia da Capoeira

  • Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade
  • Dia: 27 de julho (sábado)
  • Horário: 13h às 18h

SINOPSE

Comandado pelo Mestre Ray e sua equipe, o Memorial Carlos Drummond de Andrade será o espaço perfeito para oficinas, rodas de bate papo e ensino sobre a história, a filosofia e arte do jogo de capoeira.

TEATRO | Marcio Abreu apresenta “De verdade (ou a mulher certa)”

  • Local: Teatro da FCCDA | 420 lugares
  • Dia: 27 de julho (sábado)
  • Horário: 19h30
  • Ingressos: R$5,00

SINOPSE

A peça é baseada no livro “De verdade”, do húngaro Sándor Márai. A montagem conta a história de um casal, recém-separado, e é narrada a partir das versões da esposa, do marido e de um terceiro personagem interpretado, em conjunto, pela dupla.

MÚSICA | Brascubazz em “Brascubazz in Concert - Latin jazz”

  • Local: Paredão da Rua Tiradentes
  • Dia: 27 de julho (sábado)
  • Horário: 20h | gratuito

SINOPSE

Uma viagem a Havana Velha, quando o jazz reinava nas ilhas cubanas. É assim que o grupo define esse show “in concert”. Ele é também uma aproximação entre os temas tradicionais e populares no Brasil e em Cuba. Tudo numa roupagem que, em muito, se assemelha às Big Bands clásicas da ilha de Fidel Castro.

MÚSICA | Banda Venal em “O hábito de sofrer que tanto me diverte”

  • Local: Bar do Festival | Fazenda do Pontal
  • Dia: 27 de julho (sábado)
  • Horário: 22h | gratuito

SINOPSE

“O hábito de sofrer que tanto me diverte” é um show visceral que deixa clara a intenção da Banda Venal de mostrar que rock alternativo combina, e muito, com a veia poética dos itabiranos. Os jovens músicos incluem, ainda, no repertório outras influências musicais como a MPB, o blues e o jazz.

EXTENSÃO CULTURAL | 30° Festa de Sant’Ana

  • Local: Quadra do Bairro Chacrinha
  • Data: 27 de julho (sábado) | gratuito
  • 19h30 Missa Sertaneja em honra a Sant’Ana
  • 22h Show com Trio AGP

EXTENSÃO CULTURAL | 30° Festa de Sant’Ana

  • Local: Quadra do Bairro Chacrinha
  • Data: 28 de julho (domingo) | gratuito
  • 11h às 14h Feijoada e apresentação do Grupo Oficina da Capoeira
  • 15h Apresentação do Grupo Meninos de Minas

MÚSICA | Pato Fu em “Música de brinquedo”

  • Local: Concha Acústica
  • Dia: 28 de julho (domingo)
  • Horário: 18h | gratuito

SINOPSE

Lúdico, leve e divertido são conceitos frequentemente usados para descrever o show “Música de brinquedo”, dos mineiros do Pato Fu. A ousadia de tocar clássicos da música nacional e internacional, usando brinquedos no lugar dos instrumentos, elevou o grupo ao gosto infantil e angariou ainda mais fãs confessos.
+ info: http://www.patofu.com.br/
     

9º FESTIVAL DE INVERNO DE SÃO GONÇALO

(São Gonçalo do Rio Abaixo)

AGENDA DA SEMANA

23/07/2013
20h - Centro Cultural: Balé de Rua Uberlândia
Local: Centro Cultural e CRAS
Valor: Entrada Franca

24/07/2013
19h e 20:30 - Centro Cultural: Concessa - Pendura e Cai
Local: Centro Cultural
Valor: Ingressos gratuitos 1 hora antes dos espetáculos

25/07/2013
15h - Centro Cultural: Núcleo Psicossocial Peixe Vivo - Grupo musical Trem Tan Tan
20h - Praça Central - 2ª Noite do Rock (Banda Dark Roses; Banda Neanderthal e Banda Whisky e Blues)
Local: Centro Cultural e Praça Central
Valor: Entrada franca

26/07/2013
19h - Centro Cultural: Grande Medalha Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Grupo de Câmara Família Rodrigues
22h - Praça Central: LUIZA POSSI
Local: Centro Cultural e Praça Central
Valor: Entrada franca

27/07/2013
20h - Centro Cultural: Espetáculo teatral "Causos de Assombração"
22h - Praça Central: HUMBERTO GESSINGER
Local: Centro Cultural e Praça Central
Valor: Entrada Franca

28/07/2013
15h - Praça Central: Rua de Lazer - Social Samba e Samba Love
20h30 - Praça Matriz: Cortejo da Guarda de Marujos N.S. da Guia
21h - Praça Central: Bolêros do Samba
Local: Praça Central
Valor: Entrada franca

segunda-feira, 22 de julho de 2013

sexta-feira, 19 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO DO 9º FESTIVAL DE INVERNO DE SÃO GONÇALO


Dia 19/07
22h - Praça Central - Bruna Viola

Dia 20/07
15h - Centro Cultural - Cinema: Madagascar 3 Os procurados
18h - Centro Cultural - Cinema: Os Vingadores
22h - Praça Central - Frejat

Dia 21/07
15h - Praça Central - Rua de Lazer
Lavadeiras da Prainha
Santa Cecília Show em Big Band SG
20h30 - Praça da Matriz - Cortejo da Guarda de N.S. do Rosário dos Borges
21h - Praça Central - Zélia Duncan

quinta-feira, 18 de julho de 2013

EM ORDEM DE MARCHA III

(Itabira)

Para aqueles que não reconhecem os resultados iniciais da faxina que o governo atual tem feito para colocar a casa em ordem, a assessoria de comunicação anunciou, antes de ontem, uma série de novos serviços para os bairros Boa Esperança e Chapada.

Bastaram os moradores reivindicarem, que o prefeito logo determinou que sua equipe atendesse, sendo que algumas delas começam neste mês e outras logo em seguida. Dentre as reivindicações:


  • Coleta seletiva a ser feita pela Itaurb a partir do dia 25, que contará com palestras para orientação e para a forma correta de disposição dos resíduos recicláveis.
  • Esta outra, chega ser bizarra. Eles pediram o serviço de varrição. Segundo os moradores, este serviço só vinha sendo feito em períodos eleitorais. Carlos Carmelo (Cac) Torres Moreira, diretor-presidente da Itaurb, garantiu que o serviço iniciará em agosto, assim que concluir com o serviço de capina.
  • Desentupimento das redes de esgoto dos banheiros da Escola Estadual José Ricardo, feito pelo Saae nesta semana. De quebra, o Saae ainda ajustará o clorador dos poços artesianos; implementará rotinas de coleta de amostras de água para análises; solicitará outorga no Igam para reestabelecimento do curso natural do córrego da Chapada; construirá um muro de arrimo e reconstruirá todas a malha de interceptores de esgoto, danificada nas últimas enchentes; avaliará a necessidade de ampliar a estação compacta de tratamento de esgoto do Boa Esperança e ainda vai reformar e reconstruir todo o sistema de esgotamento sanitário do PSF do Chapada. 
  • As ruas B e C serão patroladas e encascalhadas pela secretaria de obras.
  • Intermediará a implantação de uma caixa postal de correios.
OUTRAS REIVINDICAÇÕES PARA ATENDIMENTO FUTURO (SOB ANÁLISE)
  • Asfaltamento ou calçamento de ruas.
  • Reativação do posto policial.
  • Ampliação da área de circulação de ônibus urbano.
  • Instalação de placas de identificação das ruas.
  • Implantação de linha de ônibus para atender aos moradores aos domingos, passando pela Volta Fria.
Você, caro leitor, pode até achar que estas ações são de varejo, sem vulto, sem relevância. Só que, para uma cidade do porte de Itabira, é inadmissível imaginar que esta população ficasse tão à margem dos recursos mais básicos, como vimos aqui. Incrível saber como é que eles sobreviviam às tantas limitações. É... tem ainda muita faxina a se fazer.