Who's amoung us?

quarta-feira, 10 de julho de 2013

EM ORDEM DE MARCHA

(Itabira)

O cenário não poderia ser pior. Apesar de ter herdado problemas sem proporções, a impaciência dos servidores por causa da defasagem salarial acumulada e o descrédito da população com relação à política, o novo governo municipal, sob os comandos do prefeito, Damon de Sena (PV), e do vice, Reginaldo Calixto (PMDB), começam a apresentar os primeiros resultados. 

PRIMEIROS RESULTADOS

Logo nos primeiros 100 dias de governo, o prefeito Damon de Sena apresentou o maior programa habitacional já visto no município, ao anunciar a construção de 2000 moradias populares, em parceria com o governo federal, do programa "Minha Casa, Minha Vida".  

Dias atrás, mostramos aqui a rua Humberto Campos, que dá acesso ao distrito industrial que foi toda reurbanizada (clique aqui para rever). É, também, a principal entrada da cidade para quem chega pela MG-120 e que, anos a fio, vivia esquecida com crateras e completo abandono.

A agenda cultural, que já vinha crescendo a olhos vistos, mês a mês, acaba de colocar nas ruas uma das melhores programações já apresentadas, para celebrar o 39° Festival de Inverno, com riquíssima e intensa programação.

MAIS UM EQUIPAMENTO PÚBLICO CONSERTADO

Na segunda-feira, ao retornar da cidade de Nova Era, deparei com a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Laboriaux novinha em folha. Como percorro esta estrada com frequência, vinha observando, desde que foi inaugurada no governo do João Izael, que, além de ter sido entregue com uma série de problemas estruturais, não recebia as devidas manutenções. Os filtros percoladores viviam parados, as ferragens estavam bem oxidadas,  o filtro prensa teimava em não funcionar, além de falhas estruturais no prédio do laboratório, com infiltrações e deslocamento das cerâmicas, perdidas dentro do período de garantia da obra. 

Desta vez, ao perceber visualmente as modificações, estacionei o carro do outro lado da pista e me contorcia para registrar as fotos da nova Ete. Ao me avistar, o servidor de carreira, responsável pela estação, me viu e me chamou para entrar. Com brilho nos olhos e satisfação de estar ali registrando o que ele, bravamente, conquistou com apoio da diretoria e dos colegas de trabalho, Weber Fonseca fez questão de nos mostrar todas as instalações e equipamentos em plena operação. Notável desenvoltura que, segundo ele, foi reconhecida pela UFMG e Fiat recentemente, ao classificar a Ete Laboriaux como modelo de tratamento de esgoto.

É isso aí, Weber! Que a sua alegria e determinação contagie todos os demais colegas, para que a sinergia do bem equacione com todos os males que assolaram esta cidade. Parabéns também para o Jacir Primo, presidente da autarquia que descobriu e acreditou no talento deste rapaz.

SITUAÇÃO ATUAL

Primeiro plano, os desarenadores. Atrás, reator anaeróbio.

Prédio central e laboratório.

Da esquerda para direita, filtro percolador, casa do filtro prensa e reatores anaeróbios.

Filtro percolador em atividade.

Chaminé de queima de gás. Há um projeto em estudo para reaproveitamento do gás,
para alimentar a planta com energia elétrica.
Reatores anaeróbios depois de reformados.
SITUAÇÃO ANTERIOR

Mato alto dominava o pátio e infiltração no laboratório.

Guarda-corpo enferrujado.

Mato e lixo ao lado do Reator Anaeróbio.

Reator anaeróbio.

Estrutura de metalon com corrosão.

Piso do laboratório.

Infiltração no laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.