Who's amoung us?

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BEM ESSENCIAL, PARA O BEM DE TODOS

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
No dia 24 passado, recebemos um questionamento feito por um morador da comunidade rural, entre Pedras e Bamba, sobre o falhas de fornecimento de água.

José Luiz reclamou o seguinte:
-...desde que a prefeitura passou a fornecer água para a comunidade, temos tido problemas. No começo, há um ano, era a instalação de alguns registros na tubulação que eram operados por quem quisesse. Isso passou, parece que retiraram os registros.
Agora, (desde o início de julho) o sistema de bombeamento vem apresentando problemas: há um sensor que desarma a bomba para protegê-la (e proteger até os fusíveis de proteção). Alguns moradores ligaram para a Prefeitura de SG e foi destacado um funcionário que trabalha com instalação hidráulica. Ele chega ao local e rearma a bomba por meio de um botãozinho que basta apertá-lo.
Acontece que, após alguns minutos, a bomba desarma novamente. E, para apertar este botão não há necessidade do funcionário; qualquer um pode fazer isto, até porque o local é de livre acesso, mesmo estando dentro de uma propriedade particular (há uma tela com portão sem tranca).
A Prefeitura tem que enviar um eletricista para descobrir o que está acontecendo, pois há um problema elétrico que está provocando esse desligamento.
Diante do justo questionamento, fizemos contato com a assessoria de comunicação, que desta vez nos atendeu prontamente. Vejam o que respondeu o Ricardo Guerra:

-Com relação a falta d’água na localidade citada, o fato ocorre ocasionalmente aos finais de semana devido ao aumento do consumo principalmente no período de seca (casos como os proprietários de sítios que enchem piscinas).
A Prefeitura enviou bombeiros e eletricistas ao local e não foi constatada nenhuma anormalidade na rede. O poço artesiano é de baixa vazão (2.200 l/s) e funciona 24 horas por dia.
No caso de falta de água ou de bombeamento parado, a população pode entrar em contato através dos telefones de plantão, que funcionam 24 horas por dia: (31) 8797-4256 ou 3833-5124.
A Prefeitura pede que todos façam o uso consciente da água e evitem desperdício.
Estamos a disposição.”

Inicialmente, agradecemos ao Ricardo pelo esclarecimento e nos colocamos à disposição para atender a toda comunidade, para quaisquer outras intervenções. Papel que assumimos voluntariamente, em prol do desenvolvimento sustentável e promoção da justiça social.
Entretanto, fica só uma proposta para que todos possam debater na moral, tanto para o governo, quanto para a comunidade. Se de um lado o governo teme que a tarifação da água possa comprometer a imagem do governo, imagino eu, há de se considerar também que a falta deste bem essencial queima até mais. Sem falar que é muito comum vermos desperdícios e abusos no uso da água na cidade e nas comunidades rurais. Ouvi dizer que tem proprietário rural que deixa água fornecida pela prefeitura permanentemente aberta, para servir aos coxos dos animais. Sem falar das piscinas, que muito bem o Ricardo lembrou. Um absurdo. Tem que tarifar mesmo. Aqui no Guanabara, geralmente, só temos água na rede entre 21 e 9 da manhã.

É sério. Temos que apoiar o governo a tomar esta iniciativa de tarifar a água. É necessária e urgente!

3 comentários:

  1. Concordo que seja cobrado o serviço de fornecimento de água.
    Os abusos acontecem porque ninguém está sentindo no bolso.
    É um desperdício total.
    E esse tal negócio de lavar carros nas ruas também deve ser proibido e imediatamente, independente se a água é cobrada ou não. Finais de semana é só percorrer as ruas e ver os "lavadores" que deixam mangueira aberta soltando água durante todo o tempo da lavagem de veículo.

    ResponderExcluir
  2. Para cobrar água em primeiro lugar deveriam tratar, pois acho uma vergonha, uma cidade que tem uma arrecadação de mais de 20 milhões mes e náo ter água tratada é um absurdo, mas para fazer festas, carissimas tem, isto se chama falta de respeito como povo.

    ResponderExcluir
  3. A primeira parte da resposta do Sr. Ricardo Guerra, sobre o aumento do consumo nos finais de semana, procede. Mas o problema, havia: tanto é que todo o sistema (bomba e quadro de energia) foi retirado na sexta, 27/07, levado do local e reinstalado no sábado, 28.
    A bomba, agora, está funcionando normalmente. Mas ainda há algo de estranho.
    Quando eu disse que "parece que retiraram os registros", acho que me enganei: o reservatório fica instalado 30 ou 40 metros acima da parte mais baixa da tubulação e, no entanto, a água chega nas casas dessa parte como se fosse uma torneira de filtro ou bebedouro. Ou seja: se não houver entupimento na tubulação, deve haver algum controle na vazão dessa água. Quando o fornecimento começou, em 2011, a pressão da água era tanta que muitas instalações internas estouraram, inclusive, na minha casa.
    Solicito à PMSGRA uma apuração a fim de detectar possíveis vazamentos, entupimentos e, principalmente, instalações clandestinas.
    José Luiz - Trevo de Ipoema

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.