Who's amoung us?

segunda-feira, 8 de julho de 2013

AS PERSISTENTES MORDOMIAS

(Geral)
Segundo o portal de notícias Terra, os ministros do Supremo Tribunal Federal gastaram 2,2 milhões de reais só com passagens aéreas, para viagens deles e de suas esposas, inclusive em voos internacionais e em pleno período de recessos forenses, entre os anos de 2009 e 2012.
As informações foram denunciadas inicialmente pelo jornal O Estado de São Paulo, com base dos registros publicados no sítio oficial da Corte, conforme determina a Lei de Acesso à Informação.
Esposas de cinco ministros foram beneficiadas: Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Eros Grau, totalizando 608 mil reais neste período.
Uma resolução de 2010 faculta o pagamento de passagens aéreas a dependentes de ministros em viagens internacionais, de primeira classe, desde que a presença do parente seja “indispensável” para o evento do qual o ministro participe. No caso de viagens internacionais oficiais, o STF afirma que não há necessidade do ministro justificar a presença da mulher. Só que, conforme expôs o portal Terra, há gastos em períodos de recesso.
O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB), é mais um que foi denunciado por usar um avião da Força Aérea Brasileira (Fab), para comparecer a um casamento na Bahia. Na sexta-feira passada, Renan anunciou para a imprensa que devolverá R$ 32 mil para o cofre da casa. 

Fonte: Portal Terra.

ATÉ TU, BRUTUS?
Outro que fez uso do dinheiro público para uma viagem particular foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Barbosa viajou no dia 2 de junho, às custas da Corte e dentro da cota que os ministros têm de direito para viagens a trabalho, para assistir ao amistoso entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã. 
Só que, desta vez e como atenuante, em voo de carreira. Seus desafetos, entretanto, questionaram o rigor com que o presidente do STF impõe na casa e o deslize quando é a seu favor.
O STF confirmou que não havia nenhum compromisso oficial do presidente da Corte na cidade, neste dia que o presidente da Corte acompanhou a partida ao lado do filho Felipe, no camarote do casal de apresentadores Luciano Huck e Angélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.