Who's amoung us?

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PARADOXAL: CIDADE RICA, COM PIOR IDH

(São Gonçalo do Rio Abaixo)
Saiu no Jornal A Notícia desta semana, na página 8, uma tabela sobre o Índice de Desenvolvimento Humano-2013 das cidades da região. Os dados foram publicados no dia 29 de julho no sítio do Atlas Brasil (clique aqui para confirmar ou veja a tabela resumida abaixo).
Tabela publicada no Jornal A Notícia.
Segundo os dados, João Monlevade saiu na frente (400ª posição no país e 27ª no estado), seguida por Itabira (440ª / 31ª) e Barão de Cocais (1244ª / 120ª). Estranhamente, São Gonçalo aparece bem mais abaixo, na amarga posição de 2738ª no país e 448ª no estado.
Itabira pouco pode se gabar, uma vez que, historicamente, é a cidade que mais arrecadou tributos nos últimos 30 anos, graças aos royalties da mineração. O que, provavelmente, pesou contra foram os últimos 12 anos de péssimas gestões públicas, que sucateou o município a tal ponto, que espera-se que ainda precisarão de mais uns 2 anos para colocar tudo em ordem. Fora os erros de projetos anteriores, acumulados gestão a gestão e uma demanda bem maior, com 110 mil habitantes.
Já São Gonçalo do Rio Abaixo, a situação é bizarra e muito crítica. Ela só passou a arrecadar a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cefem), praticamente, de 2004 para cá. Até então, o município sobrevivia, basicamente, de repasses estaduais e federais, como do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras pequenas taxas. Daí, seria justificável uma baixa performance no IDH, face aos históricos problemas sociais até este período, que o nivelava com Itambé do Mato Dentro, Bom Jesus do Amparo, Bela Vista de Minas, Sem Peixe e Santa Maria de Itabira.
Logo a seguir, entre os anos de 2005 e 2008 (primeira gestão do Nozinho), São Gonçalo desenvolveu bem, quando foram inaugurados a Escola Integral, o Centro Cultural, Senai, asfaltamento da MG-129, urbanização do Una e outras obras estruturantes. Só que, no segundo mandato e quando o município bateu sucessivos recordes de arrecadação, as obras ganharam um ritmo letárgico, caíram bastante em qualidade e nada mais se viu de vulto, além de grandes festas populares (rodeios, cavalgadas e encontros), sempre com porteiras abertas, para vender, a qualquer custo, a boa imagem grupo político, que encontra-se atualmente bem desgastada.
Paralelamente, nunca se viu tantos agentes políticos e apadrinhados acumularem tantas riquezas em São Gonçalo, numa especulação imobiliária sem precedentes, com fartas distribuições de materiais de construção em período eleitoral e outros péssimos vícios das piores gestões públicas vistas pelo país afora.
A Câmara Municipal de São Gonçalo e seu retrógrado regimento colocam uma série de empecilhos absurdos para cumprir com a fiscalização, dentre eles, um vereador só pode pedir informações oficiais da prefeitura, se a mesa diretora e os demais edis aprovarem. Daí, vereador em São Gonçalo tem menos poder que um cidadão comum, se compararmos o regimento interno e a Lei de Acesso às Informações, que defende que todo e qualquer cidadão é parte legítima para questionar e solicitar informações. Sem falar que não conta com Portal da Transparência decente, por dificultar e omitir informações elementares e não promove concursos públicos.
Diante do atrasado cenário político-administrativo são-gonçalense, eis os prejuízos de uma cidade paradoxal, que detém uma das maiores arrecadações municipais per capita do estado e do país, chegando a 20 mil reais ao ano por habitante, mas que amarga e se arrasta na 2738ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. 
Os otimistas poderiam até defender que os royalties recém chegaram ao município e que a cidade encontra-se nos primeiros 9 anos de vultuosa arrecadação. Entretanto, é bom que saibam que, o prazo inicial previsto para a exaustão da reserva de minério de São Gonçalo era de 20 anos. Se confirmado este prazo, já correram cerca de 42% do tempo para a exaustão e fim das riquezas. Daí, faz-se urgente que a cidade retome o desenvolvimento; invista pesado na educação técnica e superior; corrija as injustiças sociais e se adeque para atividades econômicas mais sustentáveis e duradouras.

Enfim, percebem como o tempo corre e passa rápido!?


6 comentários:

  1. Vergonha, vergonha, vergonha, "São Gonçalo cada dia pior", o povo não aguenta mais, falta água, faltam médicos no PSF, as ruas estão cheias de buracos, o transito está caótico, pois de 10 carros que passam na rua 09 são da prefeitura e ainda locaram mais 80 carros pequenos, o desgoverno é total, temos que acabar com estes apadrinhamentos que são pessoas com cargos comissionados que veem de João Monlevade e Itabira e quem nem em SG vem e gastam os dinheiro em outras cidades e por isto que o comercio local está fraco, é uma vergonha, na câmara municipal está faltando espaço para os contratados de João Monlevade, só se aumentar o prédio da câmara ou tirar os gabinetes dos vereadores, é por isto e muito mais que São Gonçalo amarga está colocação no IDH, em toda a história de São Gonçalo nunca vi um desgoverno tão grande, uma falta de respeito com o Povo São-gonçalense. "SÃO GONÇALO CADA DIA PIOR".

    ResponderExcluir
  2. Pois comentei aqui que a educação não vai bem. No site do MEC pode comprovar isso. Já era para ter resultados melhores. Os alunos que vão do CESGRA para o ensino médio estão simplesmente péssimos. Alguns se destacam, é claro, mas no geral está muito ruim. Então a tendência do IDH é ficar ruim mesmo. Vai fazer diferença somente quando melhorar a educação.

    Sobre a frota contratada. veja o portal da "transparência" da prefeitura. É um absurdo o que se gasta com transporte uma fortuna/ano. Veja locação de veículos, transporte escolar e coletivos. Tá uma farra geral.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, esta historia não é novidade. Veja o meu post do ano passado. http://www.filhosdasminas.org/2012/12/tenho-sao-goncalodo-rio-abaixo-como.html
    O descaso com o POVO de SGRA é ABSURDO, e o mais ABSURDO é a inércia da população.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Só pra ficar mais claro, gostaria de saber quando os dados foram coletados. Seriam do censo 2010?

    ResponderExcluir
  5. Só para esclarecer:
    ...O índice é calculado com base em três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). As informações utilizadas foram retiradas dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores do IDHM vão de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor......"

    Veja bem, um dos itens que avalia o IDH e o Padrão de Vida ( renda), ou seja, a grande parte da população de SGRA possui baixa renda, isso reflete que os maiores salarios são de pessoas que trabalham em SGRA mais não reside em SGRA.......entendeu ?????????????

    Saudações.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.