Who's amoung us?

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

POR MAIS TRANSPARÊNCIA

(Geral)

Vereadores da região lutam para que os Portais da Transparência das prefeituras sejam mais eficientes e cumpram melhor com as leis federais. A principal, que é a Lei Complementar (LC) 131, exige a publicação de toda movimentação financeira dos órgãos públicos de forma pormenorizada.

TRANSPARÊNCIA EM ITABIRA

O portal da Prefeitura de Itabira atende quase que 100% e é bem detalhado, cujos registros listados contém links sucessivos para redirecionamento para outras páginas, com as devidas pormenorizações. Vide telas de consulta abaixo ou o link indicado, que permitem que os cidadãos tenham acesso às informações, com boa fonte de detalhes e clara compreensão (clique aqui).
Cópia de tela do Portal da Transparência de Itabira.
Links redirecionam para informações pormenorizadas.
(Clique na imagem para ampliar)
Os pontos falhos são que não apresenta de forma mais clara a estrutura organizacional, as licitações realizadas e convênios. A listagem dos cargos com seus respectivos salários estão presentes (clique aqui), mas sem identificar os ocupantes, provavelmente, para evitar a exposição de caráter pessoal e de segurança dos ocupantes.
Como o propósito de melhorar o serviço, o vereador Bernardo Mucida (PSD) conseguiu que o projeto de lei de sua autoria fosse aprovado pela casa, para reforçar a LC-131 com estes requisitos. No dia 6 passado, o prefeito Damon de Sena (PV) sancionou a nova lei municipal, que ainda concede o prazo de 6 meses para que a administração municipal, câmara e demais autarquias se adequem.


SÃO GONÇALO TRANSPARENTE
Em São Gonçalo, por ter menos de 50 mil habitantes, a LC-131 só passou a vigorar a partir de junho deste ano, quando o portal começou a ser conferido na cidade.
Tanto o da prefeitura, quanto da Câmara Municipal são bem fracos, não contendo os links para consultas sucessivas com os detalhamentos; as informações constantes não esclarecem suas reais funções, camuflando informações essenciais; não informa os salários com os respectivos ocupantes dos cargos e por aí vai.
Cópia de tela do Portal da Transparência de São Gonçalo.
Não conta com links para detalhar informações e alguns dados mascaram o descritivo.
(Clique na imagem para ampliar)
O ainda bater recorde no rol do pior da região. Está ma
O da Câmara Municipal consegue ainda bater recorde no rol do pior da região. Está mais escondido do que ventre de caracol. Foi preciso um esforço enorme para achar onde estava o link ou botão de acesso, a tal ponto que tivemos que fazer um tutorial para tentar ensinar a população a como acessá-lo, publicado neste blogue dias atrás.

A impressão que deixam é que deram uma de “João-Sem-Braço”, ou para atender mais rapidamente à recente vigência da Lei, ou para deixar as informações tão “transparentes”, que acabamos desistindo de vê-las.

Em tempo, o vereador Luiz (Pelé) Fonseca (PSDB) também entrou com um projeto de Lei para melhorar o serviço na cidade e que pode ser votado ainda hoje. Vamos ver se aprovam e se passam a respeitar mais as Leis e a população.


NAS OUTRAS CIDADES

Os portais de João Monlevade e de Barão de Cocais parecem ser do mesmo fornecedor, porque apresentam as movimentações com bom detalhamento, só que de forma direta e sem os mecanismos de consulta e aplicação de filtros mais elaborados, que simplificam nos retornos das informações para o cidadão comum. 
Porém, pecam em eficiência, por não oferecer consultas um fornecedor exato, exigindo que o usuário tenha que clicar aleatoriamente numa página ou percorrer uma a uma, em sucessivas listagens em ordem alfabética, até chegar no fornecedor desejado.

Cópia de tela do Portal da Transparência de Barão de Cocais.
Permite consultas simplificadas, com bom detalhamento,
mas limitados no aplicação de filtros e buscas avançadas.
Já os de Santa Bárbara e Catas Altas adotaram o mesmo sistema da prefeitura de São Gonçalo, o Sif (Sistemas de Informações Municipais). Portanto, contam com as mesmas limitações e restrições de retorno de dados. Estão muito longe de atenderem à devida pormenorização dos dados.

4 comentários:

  1. Tive a oportunidade de ter acesso ao projeto de Resolução elaborado pelo vereador e achei fantastico, pois tenho a certeza que vereador nenhum vai ter a coragem de votar contra, a adequação desta resolução á Lei federal 12.527 vai resguardar á administração da camara e trazer mais transparência ao povo, pois infelizmente nossos vereadores precisam de credibilidade, o eleitor tem o direito de saber quem trabalha na Camara ou prefeitura, somos nós que os pagamos e os colocamos em seus cargos, por isto temos o direito de exigir transparência, sem esquecer do concurso publico na camara. Abraços. Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Projeto com excelente elaboração. Espero que os demais Edis se espelhem em Projetos que visem atendimento geral da população. Este é o papel do vereador. Algo que infelizmente, não vem sendo adotado pelos mesmos. A você cidadão cobre mesmo do vereador que elegeu, pergunte ao que tem feito pela cidade num modo geral, e não para uns e outros. Questione mesmo, eles devem satisfação e respeito com seus eleitores.
    Agora, se você vendeu seu voto. Cale-se porque já ganhou o merece. Um homem que se vende não merece respeito mesmo.... Como alguns dos Edis falam: eu já te paguei antes da eleição, não me enche o ........Pense nisso e se valorize

    ResponderExcluir
  3. É lamentável ouvir um vereador dizer para um eleitor "eu já te paguei, não te devo nada", referindo-se ao voto. Isto não é apenas falastrina não, é fato e é notório. Tem vereador que tem o descaramento de dizer que não deve nada ao eleitor, como se não tivesse obrigaçao de informar ao eleitor o que tem feito em prol da população. O verdadeiro papel do vereador é fiscalizar os atos do prefeito (leia-se executivo) e criar leis que possam atender deforma justa e adequada à população. Mas, infelizmente, grande parte destes vereadores não sabem disso, ou pelo fato de não saberem bem o que significa ser vereador, ou pelo simples fato de ter que se submeter aos ditames da Prefeitura. É lastimável, mas pode ser mudado, pois, o povo tem mais voz do que se possa imaginar...

    ResponderExcluir
  4. Me informaram que o Projeto de Resolução nº 09 que Regulamenta a aplicação da Lei federal de 18 de novembro de 2011 - Lei de acesso à informação, no âmbito da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo do vereador Luiz Pelé Fonseca já passou em 1ª votação na ultima reunião ordinária, agora cabe a nós cidadãos e eleitores cobrar que a lei seja aplicada e cumprida.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.