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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TRANSPORTE PÚBLICO - 3

(São Gonçalo, Itabira e região)


Dias atrás, foi veiculado na mídia regional que São Gonçalo do Rio Abaixo está perto de ganhar o aeroporto regional, que atenderá Itabira, Monlevade e demais cidades vizinhas.
Itabira, que é a mais populosa cidade e polo econômico da região, havia saído na frente com um projeto que chegou receber parecer favorável da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para construí-lo na Serra do Tambor. Só que os técnicos do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG) querem estudar uma possibilidade mais fácil e abriram um edital de licitação para contratar outro estudo de viabilidade técnica e financeira, desta vez, em São Gonçalo.
Se depender de logística, por estar à margem da BR-381, com melhor localização, mais próxima das maiores cidades da região (BH, Barão, Santa Bárbara, Catas Altas, Monlevade e até mesmo Itabira), aliada à melhor topografia, não restam dúvidas que a cidade compete com melhores condições.
Não seria prejuízo maior para Itabira deixar de recebê-lo, porque São Gonçalo é bem próxima. Só para comparar, do bairro Belvedere ao Aeroporto da Pampulha, em BH, dão cerca de 20 quilômetros com tráfego quase sempre congestionado. Para Confins, então, fecham com 50 km. Já do centro de Itabira ao centro de São Gonçalo são aproximadamente 35 km., com trânsito muito melhor. Nada mal.
Entretanto, será bizarro e até vexaminoso para o governo municipal, de uma cidade tão rica como São Gonçalo, que detém a maior arrecadação per capita do Estado e que deixa todas as demais cidades no chinelo, ter um aeroporto e não contar sequer com uma rodoviária. Principalmente se considerarmos que, com cerca de apenas 1% do orçamento anual do município, a cidade pode construir uma boa rodoviária, que atenderá a muito mais cidadãos.
Até hoje, quem precisa pegar um ônibus para qualquer cidade vizinha, tem que se arriscar na travessia e em pontos bem ruinzinhos, localizados ao longo da BR-381. Não há dúvida de que a clientela local é absolutamente maior para o transporte rodoviário.  
Agora, imaginem vocês um passageiro descer no aeroporto de São Gonçalo, pedir um ônibus para João Monlevade e descobrir que terá que carregar sua bagagem sozinho, atravessar a BR-381 e se arriscar num ponto de ônibus sem qualquer infraestrutura, como banheiros, lanchonete, segurança... Fica bem sem noção.

E não venham dizer que este blogue é contra a iniciativa do Governo do Estado. Claro que não há porque ser contra. Que venha o aeroporto para a cidade ou outra vizinha, mas antes, cadê uma decente rodoviária, Senhor Prefeito? Ou será que precisaremos inventar um novo tipo de ônibus alado?

7 comentários:

  1. Caro blogueiro, nao e so criar rodoviaria e preciso criar linhas intermunicipais que atendam a cidade por exemplo nao existe linha de onibus - SAO GONCALO X BELO HORIZONTE ou vice versa, isso e de iniciativa do governo, por exemplo em finais de semana e feriados os sao-goncalenses que residem em Belo Horizonte, seja para trabalhar ou estudar que dependem de onibus tem que pegar carona no melhor sentido em outras linhas de onibus pois nao existe linha de onibus que atenda nossa cidade, por isso a construcao de uma rodoviária sera de grande importancia para o municipio. Pois tambem poderemos contar com linhas de onibus para outras cidades vizinhas com mais horarios - SAO GONCALO X ITABIRA - SAO GONCALO X JOAO MONLEVADE - SAO GONCALO X SANTA BARBARA/BARAO DE COCAIS ,nao ficando apenas como cidade de acesso como acontece hoje com a linha da Empresa Santos. Com certeza se tiver interesse do poder publico em conseguir essas linhas e solicitar ao DER a concessao das mesmas para empresas da regiao que deseja explorar os intinerarios.

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  2. Até o término do aeroporto acho que há tempo habil para construir a rodoviária, ou seja, o texto é parcial e politiqueiro.
    Somente pessoas miopes conseguem não vislumbrar os inúmeros benefícios que o aeroporto trará para o município que o receber.

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    1. Parcial e politiqueira é a forma com que se apresenta, de forma anônima, caro(a) leitor(a), somada à tentativa de criticar este blogue coletivo, que presta serviços voluntários, sem patrocínios de ninguém e que assina tudo o que defende.

      Reforçamos nosso intuito e temos insistido no diálogo, quase sempre sem retorno da assessoria de comunicação, que, aliás, continua nos devendo retornos sobre como funciona o transporte coletivo na cidade, já cobramos esclarecimentos sobre como são comercializadas as caixas de bananas, do Portal da Transparência etc.

      O texto é claro e de cara colocamos que não nos opomos à vinda de um aeroporto, desde que faça antes a rodoviária. Vergonha para uma cidade bilionária, cuja nova administração já contou com uns 160 milhões só neste ano, sem que nos fosse mostrado alguma ação própria, de peso e proporcional ao dinheirão que corre nesta cidade e que só uma meia dúzia se dá bem.

      Uma rodoviária para o porte da cidade, confortável e moderna, não custaria mais que uns 2 milhões, ou seja, cerca de apenas 1% do orçamento anual. Avante, pessoal. Já passou da hora de mostrarem serviços.

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  3. Parabéns Fernando, São Gonçalo precisa de gente de pulso forte, gente que faz, chega de parasitas em nossa São Gonçalo, pois este 20 milhões arrecado/mês é do povo e não de meia duzia. SÃO GONÇALO A CADA DIA PIOR.

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  4. O que mais mete medo em alguém é quando outro alguém fala o que pensa, com conhecimento de causa, e assina embaixo. Li todo o texto e em momento algum ví críticas ao fato de São Gonçalo pleitear um aeroporto. Isso é sinônimo de desenvolvimento e deve ser abraçado com vontade. No entanto, o que se questiona é que até hoje a cidade, apesar dos bilhões, NÃO SÃO MILHÕES, são BILHÕES, não ter uma rodoviária. Louco seria alguém criticar uma obra que beneficiaria em muito a cidade e a região. Portanto, o leitor que escreveu acima, não tem conhecimento de causa e, acima de tudo, não precisaria se esconder no anonimato pois defende a linha da atual administração. O que não é o caso deste leitor, que ainda precisa aguardar mais algum tempo para se mostrar e mostrar suas idéias.

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  5. Independente de ter ou não aeroporto, necessitamos de uma rodoviária urgentemente. Com linhas daqui para BH, principalmente. Já se foi o tempo de você ir para a BR e ficar sinalizando para ônibus, mendigando lugar.
    Quando ocorre feriadão, férias é um tormento.
    A Gontijo que é autorizada para isso nos atende muito mal. O governo pode muito bem
    construir uma rodoviária e articular junto às empresas e órgãos competentes para que estabeleçam linhas daqui para BH. E que não seja esta máfia que existe de somente uma empresa, pode ser a Presidente, Lopes e Filhos, Pássaro verde, Saritur etc.

    Já passou da hora. Somente quem necessita desse transporte sabe o sofrimento que é.

    Com o recurso que tem hoje, mais de 25 milhões mensais, no mínimo em 3 meses se constrói a rodoviária.

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  6. E com certeza isso deve partir do poder executivo juntamente com iniciativa do poder legislativo e cobrança da população e principalmente dos usuários que não são poucos não, pois estamos a 80 km da capital mineira, e com o porte da nossa cidade já era para ter uma linha de ônibus de São Gonçalo do Rio Abaixo a Belo Horizonte a muito tempo e com certeza a rodoviária vira com consequência.
    Cidades da região com terminal rodoviário:
    - Rio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, Joao Monlevade, Itabira, Barão de Cocais e Santa Barbara.
    Hoje São Gonçalo do Rio Abaixo no que diz respeito à arrecadação só esta atrás de Itabira, mas se formos comparar arrecadação x população somos o município que mais arrecada na região, quase 20 milhos de reais por mês o que pode chegar a quase 240 milhões só no ano de 2013.

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