Who's amoung us?

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TÁ RINDO DE QUÊ!?

(Geral e São Gonçalo do Rio Abaixo)
Antes de ontem, pela manhã, recebemos a visita do vigilante sanitário em minha casa, que inspecionou tudo contra a dengue. Foi meticuloso e atencioso. Correu o terreiro, verificou os vasos, conferiu se a caixa d'água está tampada, jogou veneno nos crivos do banheiro, até que... ao ver meu quintal, torceu discretamente o nariz. Putz... Que vergonha...
Como não precisaria da área, desde que mudei para cá, cedi para o irmão do dono do imóvel plantar milho, feijão e mandioca. Daí, tratava a área como se não fosse problema meu. Que idiotice! É óbvio que é. Tanto o meu quintal, quanto dos meus vizinhos. Afinal, havia um monte de frascos plásticos, sacolas, pés de sapatos velhos, embalagens de remédio, de pastas dentais, formando um monte de criadouros da dengue. Tanto é verdade, que no início do ano (período das águas), costumava executar uns 5 mosquitos por dia. E é claro, os que EU encontrava. E os que ME encontrava, sem vê-los? Hein!?
Pessoal, essa estória de governo fazer campanha contra a dengue ou lançar o fumacê, pode até ter alguma eficiência, mas não funciona se a gente (perdoem pela expressão chula) NÃO TIRAR A BUNDA DA CADEIRA e fazer a nossa parte. As vítimas, meu caro preguiçoso colega e vizinho espertinho, podem ser você e quem mais ama. Quem sabe que, ao ser direto e na porrada, a gente desconfia e parte para a ação? Sacou!?
Potenciais criadouros da dengue:
6 sacolas com lixos recolhidos.
Então, no dia seguinte e num intervalo de folga, pus um chapéu na cabeça e peguei umas sacolas plásticas para recolher os ninhos daqueles filhasdap#%@. Com apenas 1 hora, catei tudo. Não dói nada, ajudamos a preservar nossas vidas, nos aquecemos do frio e ainda queimamos umas excedentes calorias de graça!
Mais do que fazer campanhas que rendem rios de dinheiro para o mercado publicitário (que minha conta bancária geralmente agradece), é preciso colocar a mão na massa. E a melhor época para combater é agora, na seca e no frio. Os ovos dessas pragas estão espalhados por aí e são capazes de sobreviver até 2 anos sem água, mas basta formar um reservatoriozinho que seja, que eclodem um monte de mosquitos potencialmente fatais, capazes de voar num raio de até 2km. Daí, a importância da gente não deixar meios de formar água parada.
Parabéns para a equipe da saúde da Prefeitura de São Gonçalo e meus agradecimentos, por ter se preocupado com minha vida. Para mim, esqueçam quaisquer elogios. Não fiz mais do que minha parte, que é a minha obrigação de preservar minha própria vida.
E você, tá rindo de quê!? Vai arregaçar as mangas não, marmanjo? Ou vai esperar a dengue te matar?

EM TEMPO: Vai uma dica para os clubes de serviço, como Rotary, Lions, Maçonaria e outros. Por que não propor uma ação conjunta, com as secretarias de educação, de meio ambiente, escolas municipais e estaduais, para fazermos um mutirão de limpeza? Seria divertido, rende boa reputação, visibilidade na mídia para todos,  além de ser super saudável. Não custaria quase nada e seria bem mais eficiente. Afinal, quem sentiu o sacrifício da limpeza, geralmente evita ou se aborrece com quem suja. Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.