Who's amoung us?

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os jornalistas nota dez(classificados)

Várias contagens indicam Itabira como a cidade com mais títulos de jornais por habitante. Além destes 30 títulos, existem seis “rádias”, três empresas de outdoor, quase dez sítios de internet (portais e blogues) e algumas empresas de confecção de faixas, placas, gráficas, não esquecendo a TV “tortura”.

Com o vultoso orçamento para propaganda da Prefeitura Municipal - R$1,4 milhão - e outro tanto da Câmara de Vereadores, pelo menos dez dos desclassificados jornais foram cooptados pelos órgãos públicos a deixarem tudo em banho maria para não incomodar o doutor prefeito em sua ignominiosa administração tacanha desde o primeiro mandato.

Estes mesmos, que se aproveitam do erário público, que convivem tão bem com o atual sistema político que vem sendo adotado há mais de uma década em Itabira, o tal “grupão”, deveriam ser os primeiros a encabeçar a campanha para a efetiva utilização da “Casa do Brás” em benefício dos próprios jornais, considerando que esta Casa será reaberta como uma mera escola de música a ser gerida pela FCCDA (Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade) e não como Centro de Imagem e Línguas, atividade esta que seria muito mais proveitosa naquele espaço.

Neste paradoxo, a boa música não existe sem a boa poesia e os jornais não deveriam existir sem bons redatores, sendo que os mesmos não são suficientes para atender a pseudo demanda e muito menos os ditos trinta jornais contratam redatores e corretores ortográficos para seus periódicos.

Músicos, Itabira tem muitos (amadores e profissionais), nenhum com o nome relevante no cenário estadual e muito menos no nacional e boa parte deles, como é sabido, estudou nas bandas de música ou em casa.

Poetas há muito mais e considerando a relevância mundial, em seu contexto, não há como fazermos um mínimo de comparação com os músicos, além do que a criatividade individual é muito mais fácil de ser apresentada do que a coletiva.

No que concerne à fotografia, são vários os itabiranos que dominam esta arte, muito deles com relevância estadual e mesmo nacional, sem contar a figura do próprio Brás Martins da Costa, que dá o nome à Casa, um dos primeiros fotógrafos a atuar no Brasil, com trabalho de alta qualidade, também ele redator e editor de jornais.

A imagem hoje não é um simples clique da máquina fotográfica, vai muito além disto e das muitas imagens capturadas por aparelhos de celulares que vêm sendo expostas nos periódicos e portais eletrônicos, patenteando a enorme carência de escolas vocacionadas para o ensino da imagem (fixa ou em movimento) e da escrita.

Existindo tantos outros locais mais apropriados para albergar mais uma escola de música em Itabira, parece-me que a Casa do Brás deveria fazer justiça à história de vida de quem buscou e encontrou uma nova tecnologia para apresentar a sua arte.

2 comentários:

  1. Trintas jornais em Itabira diz o Mauro Moura. Eu pergunto se tem algum que presta?

    Noé do Campim Cheiroso.

    ResponderExcluir
  2. Noé, eu também gostaria de saber isto.

    Mas, tem um dado que seria muito interessante e o secretário de comunicação da prefeitura não aproveita (não foi por falta de falar com ele), é que como eles repartem aquela poupuda verba da publicidade com boa parte destes trinta jornais, além do Diário de Itabira eles conseguiriam ter pelo menos a cada dois dias um jornaleco destes a divulgar as desfaçatezes desta administração porca que teremos de aguentar até o ano que vem. Para isto bastava o Fernando, não o Martins mas o Silva, dizer qual o dia que cada jornal teria de sair nas ruas.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.