Who's amoung us?

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ESTRATAGEMA

(Geral, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo)


ESTRATAGEMA = FORMA ARDILOSA PARA ENGANAR O POVO

Pouco tempo depois de lançarmos este blogue, na ocasião restrito à Itabira, publicamos a arte acima para revelar como a assessoria de comunicação da Prefeitura, na época capitaneada pelo Fernando Silva, reagia e se orientava.

Para quem não sabe, funcionava mais ou menos assim... Eles contratavam uma agência de publicidade por milhões de reais. Daí, distribuíam a dinheirama em duas frentes:

Conforme especulações da época e sem que ninguém contestasse, aos órgãos de mídia “bonzinhos”, eles pagaram umas páginas de propaganda, desde que se afinasse com eles, bajulasse, não denunciassem nada ou pisassem na bola. Aos órgãos sacanas, que aceitassem promover execrações morais contra quem cruzava o caminho ou batia neles, abriam mais os cofres e as regalias, que era o caso de “jornais” e programas de rádios à la Ratinho. Alguns destes “jornalistas” eram completos analfabetos funcionais, cujas autorias dos textos publicados, bem mais complexos do que as capacidades intelectuais deles, eram atribuídas ao assessor da época.

Para melhor comprovarmos estas hipóteses, soube ontem que o governo atual (Damon de Sena-PV) está prestes a assinar contrato com a empresa de auditoria. Dentro de uns meses, confirmaremos.


O QUE QUER DIZER A ARTE ACIMA?

Diante da “estratégia” da comunicação vista em Itabira até o ano passado, fiz a arte acima para ilustrar.

Vejam que colocamos um aerosol purificador de ar, que associamos aos papéis da agência de publicidade e aos órgãos de mídia contratados para falar bem, ou trazer bons ares, na metáfora proposta.

Já a caixinha de fósforos, muito oportunamente, representava a turma da queimação alheia. Deles, podia-se esperar de tudo. Até denunciarem levianamente o Padre Márcio por pedofilia, essa turma foi capaz, depois que o Padre Márcio não deu destaque à "santidade" do prefeito nos eventos religiosos. E é claro que eu e tantos outros críticos e defensores de uma cidade melhor fomos alvos, mas cá estamos, são e salvos. Já eles...

Então, de volta à metáfora da arte, a cada “obra” da prefeitura que fedesse, ali estavam os recursos de comunicação de prontidão. E como fediam naqueles tempos!


E HOJE?

No caso de Itabira, até o momento, a prefeitura encontra-se sem agência de publicidade. Mas já deu sinais, no contrato emergencial para combate à dengue, que não rolará mais o ultrapassado estratagema. Os órgãos que insistirem em chantagear, de vender anúncios para não denunciarem coisas erradas, parece que estarão fora.

Já em São Gonçalo, cuja comunicação tinha uma postura respeitosa e séria, de um ano para cá, deu umas deslizadas, quando começou a usar palavreado e posturas nada adequados contra quem questionava os feitos públicos nas redes sociais, além de optar por não responder aos questionamentos e omitir informações em algumas ocasiões, por mais simples que fossem. 


E ESSE AQUI!?

Dias atrás, descobrimos um site novo da cidade, o Sãogoncalo MG, que é praticamente desconhecido da população, é patrocinado pela prefeitura e com nome e conteúdo quase idênticos ao do portal oficial. Pelo que observamos, opera na base do control-C e control-V. Parece inofensivo, por ter linha análoga da turma do "Bom Ar", e atua quase que transparente, não fosse eu ter descoberto que copiou fotos de terceiros, inclusive minhas, sem ter colocado os créditos de direitos autorais. Até nisso, igualzinho à prefeitura.

Entretanto, nossa cisma surgiu depois que fizemos quatro contatos com eles, para certificarmos sobre quem são os donos, só para pedirmos que constassem os créditos das fotos de nossa autoria. Num dos contatos telefônicos, um rapaz que alegou que era da cidade, mas estudava em BH, se comprometeu a corrigir e justificou que eles só copiavam tudo do site da prefeitura. Postura esta típica de laranjas, mas podem ser rapazes que só criaram um site para ter uma renda extra, sabe-se lá. Ao perguntar se os leitores do grupo Top São Gonçalo conheciam o site ou os donos dele, ninguém soube responder. Até que se identifiquem, permanecerá a cisma.

Já na semana passada, acabamos deparando com outro fórum, o Mina Brucutu, que é mantido de forma apócrifa, que dizer, sem autoria conhecida, mas com fins, até o momento, de denegrir imagens de adversários e críticos do governo. A iniciativa muito se assemelhou à estratégia do palito de fósforo, do tipo: se a borrada for grande demais e o bom ar não resolver, senta fogo nos críticos para desviar os focos. 

Pode ser que não tenha nada a ver com o governo, mas se a história se repetir em São Gonçalo, como ocorreu em Itabira, com pesar assistiremos pessoas bacanas, com boa capacitação profissional, saírem completamente torradas, à reboque de quem os delegava para fazer o mal feito. Pressinto, portanto, o mesmo destino que culminou com a derrota massacrada da turma do Ronaldo/João, quando Damon (opositor) se elegeu com mais de 70% dos votos. 

Não teço aqui qualquer comparação entre Ricardo Guerra (assessor de São Gonçalo) e o Fernando Silva (ex-assessor de Itabira). De olhos fechados, como assessor e pessoa (que, sinceramente, admiro), escolho o Ricardo. Como cronista, o Xará, que tem redigido estórias engraçadas, mas repudio frontalmente sua postura ética. De fora a comparação, tomara que minhas cismas estejam erradas com relação ao Ricardo e que não me decepcione mais uma vez.


EM TEMPO: Havia esquecido de dizer que a foto original acima foi registrada por mim, em 29/6/2010, no banheiro masculino da recepção do gabinete do prefeito de São Gonçalo. O Bom Ar e a caixa de fósforos estavam lá, colocadas por um servidor e não foram montadas sobre a foto.

Um comentário:

  1. FERNANDO,
    Li no Diário de Santa Bárbara que o TRE manteve a cassação do Prefeito de Barão de Cocais, principalmente quanto às contratações no período eleitoral.
    Será que aqui teve mais ou menos contratações? Será por que não publicam os nomes de todos os servidores no Portal da Transparência? Será que é por que tem gente demais contratada e não pode aparecer esse dado? Até quando vamos ficar refém dessa turma que mal respeitam a lei, quem dera as pessoas?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.