Who's amoung us?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONFISSÃO

O vice presidente do PT, José Francisco da Silva, confessou, numa postagem do grupo Opinião de Itabirano (Facebook), na noite de sexta-feira passada, que "alguém" (algum participante ou membro do grupo - PP/PT) pediu votos para um candidato do grupo deles, durante um evento do programa Agenda 2012, ocorrido numa escola estadual.

Sem que identificasse o autor e o pré-candidato envolvido, José Francisco admitiu os "erros", do membro presente e deles, por não terem corrigido a esperteza na ocasião, tendo pedido desculpas e prometido que não mais aconteceria a falha. Veja na cópia de tela abaixo.

Clique na imagem para ampliar.
Já no dia seguinte, no sábado pela manhã, as publicações acima haviam desaparecido do Facebook. Na ocasião, chegamos a pesquisar, várias vezes, pelas postagens originais, sem sucesso. Assim que questionamos, sem maiores explicações, retornaram ao ar, sob o olhar atento de vários membros do grupo, que estavam conectados (on line). Logo depois, sumiram de novo, tendo sido refeita, parcialmente, pelo José Francisco.

Portanto, ficam confirmadas as denúncias do Jornal Impacto (clique aqui para ler) , de propaganda eleitoral extemporânea, ocorrida em recente evento no distrito de Senhora do Carmo, tendo como público, alunos retirados de salas de aula de uma escola estadual, sob a autorização da diretora, que se alegou ter sido "enganada" com a manobra, bem como confirmada a hipótese que nosso blogue havia previsto, de que o projeto Agenda 2012 seria uma "arapuca eleitoral".


REAÇÕES ANTERIORES

Deste que noticiamos a matéria do Jornal Impacto neste blogue, uma série ataques de militantes do PP/PT e de empregados da agência de publicidade oficial, que atende a Câmara e a Prefeitura há anos, foram disparados contra este blogueiro, ao longo da semana passada, no fórum Opinião de Itabirano, do Facebook.
  
De iguais formas, algumas destas postagens mais apelativas foram retiradas do ar, instantes depois, bem como registramos mudança no perfil de um dos autores, que retirou o vínculo empregatício com a tal agência. Vários participantes que estavam conectados perceberam e questionaram os apagamentos.
  

OSSOS DO OFÍCIO

Embora possa parecer picuinha, as corretas identificações de autorias de comentários e de participações em blogues e fóruns das redes sociais são fundamentais do ponto de vista de checagem de idoneidade e imparcialidade da fonte, bem como, até mesmo para amparo de caráter legal. Trolagens, provocações, acusações, difamações e calúnias podem ser questionadas na Justiça, por quem se sentir ofendido. Daí, a importância da correta checagem, lembrando que o ambiente virtual responde por iguais regulamentações legais, que nos meios reais.
 
De nossa parte, podem ter certeza, não recuaremos à nenhuma pressão ou intimidação. Não por revanche, mas para que possamos colaborar com a correta disseminação da informação, de forma mais fiel possível. Manisfestaremos e tornaremos público tudo que entendermos como notícia, para que todos leitores avaliem e façam o próprio juízo, na expectativa de que, num futuro próximo, os comportamentos corretos sejam valorizados e os maus comportamentos políticos sejam banidos da cidade. É isso aí.

6 comentários:

  1. Não posso faltar à próxima reunião, e vou gravar tudo. Quero ver se apenas dão boas vindas e ouvem a população.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Banana e José Francisco aprenderam rapidinho o contorcionismo político do grupão da maracutaia. E o Zé Chico ainda tem o descaramento de pedir desculpa pela campanha fora do prazo do Agenda 2012 no distrito de Senhora do Carmo. Com todo o respeito que tenho pelo PT, o partido corre sério risco de ser soterrado pela avalanche maracutaica de seu parceiro nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  3. Acabo de ouvir esta lá no Bar do Dely. "Sempre votei no Banana mas, depois que ele se aliou ao Grupão, nem vou cumprimentar ele mais. Fui traído em meus votos. Banana nunca mais". Só não digo o nome porque a pessoa não me autorizou, mas o Banana sabe quem é.

    ResponderExcluir
  4. Já se falam a meia boca,que o PP,se sente na nescessidade afastar-se do PT e fazer trajetória desvinculado do "prezado amigo". Coisas da politica né?

    ResponderExcluir
  5. Lembro de um discurso inflamado do Ronaldo Maga, ao lado da rodoviária, dizendo que "esta turma não pode voltar a governar Itabira", referindo-se ao PT. No mesmo palanque estava gente agora aliada ao mesmo PT.

    ResponderExcluir
  6. Com relação ao Zé Capeta, fique sem resposta no FACEBOOK às minhas perguntas: "Zé Capeta... Tenho acompanhado por fora essa tentativa sua frustrada de querer ser oposição ao Grupão apesar de ter seu carguinho garantido na câmara subserviente de Itabira. Você realmente acredita que o povo de Itabira é tão imbecil ao ponto de acreditar em voce??? Sem ofender e mentir, responda sinceramente... Vc acredita, sem achar, que o Conluio PT/PP está conseguido enganar quantos com essa conversa fiada de agenda 2012?? Você acredita que o PT, um dos partidos de oposição mais respeitado de Itabira atráves do saudoso opositor Alexandre Banana, nos tempos idos gloriosos do passado está em situação glamourosa em Itabira??. Você acredita que fez um bem espetacular aos militantes do PT, se enrroscando ao Grupão em troca de benesses??? Por favor, apenas responda minhas perguntas sem ofensas e sem mentiras como essa que disse sobre o Fernando, que de Capeta e Demônio não tem nada..."

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.