Who's amoung us?

domingo, 9 de outubro de 2011

"ITABIRA É INOCENTE"

Foto recente registrada pelo Flávio, do Jornal Impacto.
Itabira completa hoje 163 anos de emancipação política e uns trezentos e tantos anos se passaram, desde que fora ocupada pelos bandeirantes, em busca de suas riquezas minerais. E aí, o que podemos comemorar hoje?
  
Num discurso bastante otimista e parcial, a Unifei já vai se confirmando como referência em educação, graças às parcerias da Vale e do Governo Federal. O Governo Municipal adiou, atrasou, improvisou, mas já vem entregando sua parte. Ainda bem. Calixto apresenta projeto de expansão do Hospital Nossa Senhora das Dores. Sim, ainda há o que comemorar.

Mas, e as demais atividades, promessas e presentes que nossa bilionária terra deveria ter recebido, nesta última década que se passou, sob as mãos do grupão que dominou as esferas políticas da cidade? Cadê a "Internet para todos, Itabira 100% conectada", senhor prefeito? Cadê o Itec, com suas 112 empresas instaladas nos seus 35 mil metros quadrados de área construída? Quais são as atuais acomodações das 300 famílias do aglomerado Drummond, depois de serem expulsos de suas casas? Conseguiram acomodações mais dignas? E o pessoal do Mercado Municipal, qual é o natal que estes comerciantes esperam? Quais foram os compradores favorecidos dos lotes abertos da tal Alameda do Pico do Amor?  Cadê os jogos do campeonato de futebol amador? Como estão as ruas dos distritos e estradas rurais? Quais outros secretários se valeram de milhares de reais para adiantamentos para viagens, sem que soubéssemos se devolveram o troco, publicado neste blogue dias atrás? Quais outros órgãos de imprensa, cujos donos ou laranjas ligados à prefeitura, por meio de nomeações, receberam anúncios? Quantos e quais ex-candidatos a vereadores, que não conseguiram se eleger, ainda mamam nas tetas do grupão, sem prestarem serviços de valor para a cidade? 

E não se emendam. Sem vergonha, mais propagandas enganosas, provavelmente criadas pela agência oficial de publicidade da Prefeitura, são publicadas, como esta da dengue acima, afixada nos postes, nestes dias. Para os publicitários responsáveis e a assessoria de comunicação da prefeitura, Itabira é referência em combate à dengue. Na verdade, segundo informou o Via Comercial, nesta semana, só neste ano, 241 casos já foram notificados e, com a chegada das chuvas, os casos de dengue tendem a avançar mais. E mais, Itabira figura com índice de infestação de 3,31% (tendo alguns bairros ultrapassado de 10%), enquanto a OMS - Organização Mundial de Saúde -  admite até 1%. Referência? Em quê? Em marketing de mentiras?
 
Então, recordei-me da investida da Polícia Federal contra a prefeitura, durante a campanha de sucessão de 2008, referentes às obras do PAC, que os marqueteiros e o candidato João Izael garantiram, para tirar seus corpos fora, que "Itabira é inocente". E é. Itabira é e será sempre inocente, até porque o município, por si só, é incapaz de mudar seus destinos. Já quem elegeu, quem foi conivente, que se esbanjou, quem conferiu, quem assinou os pagamentos e quem mamou...

Mas deixemos tudo isso para lá e acreditemos num futuro melhor, a partir de 2012. Só que, meus caros conterrâneos, cada qual terá que fazer sua parte para banir, de vez, a escória que tomou conta da nossa cidade, gente essa que se enriqueceu a olhos vistos, dessa gente que mamou. Em todos os casos, Feliz Aniversário, Itabira! E nossos votos que tenha melhor sorte, no futuro próximo!

Rua principal de Senhora do Carmo esburacada.

Anúncio da prefeitura no Imprensa Jovem,
ligado ao secretário Ailton Moraes.

Estrada para Ipoema.

Parque Tecnológico prometido em 2003: Itec.

Manipulação, erro ou mentira?
Pesquisa que colocou Neidson com 45,2% de intenção de votos.

Panfleto de campanha do João Izael,
prometendo internet grátis em toda a cidade.

A tal da Alameda que desmatou o Pico do Amor,
a favor da especulação imobiliária.

Policiais em ação, para a retirada dos moradores
do aglomerado Drummond.

Os improvisos e atrasos das obras da Unifei.

8 comentários:

  1. Parabéns Fernando por ter a coragem de falar umas verdades na cara do João izael e seus cúmplices.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, tenho só que corroborar o que postou, mas aproveito pra ser um pouco "pelinha" e lançar uma perguntinha? Pode-se pregar, colar ou pendurar cartazes em postes?

    ResponderExcluir
  3. Itabira é muito inocente. Suportar 12 anos desses caras, ops, quase falo quadrilha... haja inocência.
    Noé do Campim Cheiroso.

    ResponderExcluir
  4. Sugiro que alguns políticos itabiranos possam se 'auto penitenciar' e nestes dias de festejos relacionados à emancipação política do município, se prontifiquem a ouvir, "Ao país dos meus sonhos" (6ª faixa do cd Pe. Zezinho, ccj '45 anos de canção') Fazendo uma releitura para "A cidade dos meus sonhos". É uma ótima receita de ânimo para se concluir o quanto se omitiu na forma como a cidade foi conduzida. Se isto não bastar para se redimirem, paciência, não digam que nao avisei.2012 tá na portinha e eleições também.

    ResponderExcluir
  5. Itabira necessita urgente de bons politicos p/ governa nossa cidade, fiquei muito feliz com a informaçaõ de que ZEZÉ DI GRISOLIA esta filiado ao PPS, e sera mais uma força de oposiçaõ ao GRUPAÕ.
    Parabéns ao PPS.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler no jornal Trem de outubro a declaração do presidente da Liga Itabirano de o por que que Itabira não tem mais futebol amador. Coisas do arco da velha. Foi a melhor entrevista do ano, para mim. Nos próximo postagens vou falar trechos.

    ResponderExcluir
  7. Fernando, parabéns pelo texto. Irretocável, como sempre...

    Em tempo: estava com dificuldade de postar, mas era por erros meus mesmo. Excesso de senhas, logins e informaççoes na cachola - me atrapalhei.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.