Who's amoung us?

sábado, 31 de julho de 2010

BEM-VINDOS AO PARQUE TECNOLÓGICO ITABIRANO!

VAMOS VIAJAR?


Meus caros conterrâneos, assim que li na imprensa local a notícia de mais uma visita do prefeito João Izael, acompanhado pelo presidente da câmara Neidson Freitas, Cácio Guerra (presidente do Indesi), dos presidentes da CDL e da Acita, dentre outros, ao Parque Tecnológico de São José dos Campos-SP, fiquei sem entender o porquê que a gente tem a mania de achar que as coisas de fora é que são melhores.

Alguns deles, custeados pela Prefeitura de Itabira, já estiveram visitando outras paragens, também, modelos de tecnologia, em Santa Rita do Sapucaí e nada menos do que na Espanha e em Portugal. E só não foram ainda à Nasa, pelo que dizem por aí, porque depois do desastre com a Columbia, em fevereiro de 2003, a pobre coitada da Nasa não tem sido mais a mesma. Por fim, chegam a comparar Itabira com uma reles cidadezinha francesa, uma tal de Valbonne Sophia-Antipolis, muito provavelmente, bem atrás, tecnologicamente falando.

Para não deixar dúvidas, consegui umas imagens do nosso moderno instituto tecnológico, feitas pela Prefeitura de Itabira, em maio de 2003. Com vocês, o moderníssimo parque itabirano, o incomparável I-Tec!


Bem-vindos, caros visionários investidores!
Este espaço é destinado, exclusivamente, para empreendedores de visão.
São centenas de empresas de tecnologia confortavelmente instaladas
no moderno centro tecnológico itabirano.

Investidores internacionais têm sido atraídos para parcerias
de bilhões de dólares para desenvolvimento de projetos com as empresas do I-Tec.

Sem falsa modéstia, depois que Aécio Neves conheceu esse visionário mega-projeto itabirano, é que teve a idéia de fazer o Cidade Administrativa. Foi, ou não foi?

Não se preocupem, caros visionários investidores...
podem vir voaaaando, que até heliponto temos para melhor recebê-los.

Aviso do editor: O texto acima deve ser interpretado como obra de ficção, porque nem todas informações nele contidas são verídicas. Foram redigidas apenas para provocar reflexão. Portanto, não saiam por aí, principalmente para visitantes, vendendo o que não existe.


OK, VAMOS POUSAR NA TERRA AGORA... 

Passados 7 anos do lançamento do parque tecnológico, pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães, vamos à realidade. Resolvi dar uma volta pelo I-tec, no endereço acima informado, e confirmei como está o nosso parque. Segundo matéria da Defato (edição 211, página 43), são 4 empresas instaladas no I-Tec, depois de 7 anos de vida. Ainda na Defato, um quadro comparativo bem esclarecedor: o parque de São José dos Campos conta com 42 empresas, após apenas 4 anos de vida. E, pelas fotos, ele sim, é moderníssimo. Já aqui em Ita do Matto Dentro, parte do prédio está cedido, provisoriamente, para a Unifei, porque as obras da escola encontram-se super atrasadas. Os alunos ainda se espremem em alojamentos improvisados. Vejam as fotos reais.

Vista geral verdadeira do I-Tec.
Ao fundo, alojamentos improvisados para alunos da Unifei.

Vista frontal verdadeira do I-tec.
Em primeiro plano, o improviso dos alojamentos da Unifei.
Querem mais detalhes? Acho que chega, não?


CALMA AÍ...

Pessoal, agora é sério! É claro que não sou contra a instalação de um parque tecnológico, até porque sou graduado em TI e trabalho na área há mais de 19 anos. Na boa, eu acredito mesmo que uma das melhores saídas contra a dependência econômica da mineração é investir em tecnologia limpa. Por isso, defendo a Unifei, a Funcesi, o I-Tec e todas demais iniciativas que sejam reais, verdadeiras, sem politicagem e sem jogo de marketing político.

A questão que me entristece é a capacidade da imprensa e dos líderes itabiranos de perderem a memória e de perderem o senso crítico. Principalmente, agora, em plena época de eleições. Ou seria essa a "grande sacada"?

Quando foi lançado o I-Tec, eu era graduando em Sistemas de Informação na Funcesi, pela Fatec (Faculdade de Tecnologia) e era conselheiro da entidade. Apesar da Funcesi ter sido citada como parceira na empreitada, não me recordo de nenhuma ação da prefeitura com o corpo discente, no sentido de buscar projetos, conhecer planos de negócio, tecnologias em estudo, ou mesmo em nos convidar para participar ativamente do projeto. Cheguei perguntar para alguns professores e nenhum deles soube informar nada, na ocasião. Anos depois, lecionei por 1 ano e meio na Funcesi. E o I-tec, pelo visto, ficou só no plano político.

Agora, se o prefeito anunciar que vai mesmo executar o projeto previsto, com inauguração ainda no seu mandato, me calo e ergo as mãos para aplaudí-lo de pé. Se garantir, é claro.

Ah, querem saber. Chega. Sem mais comentários.

9 comentários:

  1. oi fernandinho, voce é artista mesmo...achei que ia falar da ficha suja e vejo que volt a outro assuntos.
    como voce participamos e sabemos para se construir um grande parque tem que ter uma grande faculdade comalunos com vontade de participarem, ou seja com conhecimento. assim Itabira tentou sair sozinha, montou um projeto de futuro para 20 anos e ainda estamos em 7 anos, para se construir o grande parque tecnologico de nossa minas gerais. voce sabia que Itabira tem incentivos fiscais para o seu parque.
    agora se voce acha que Funcesi é capaz de tocar PT, e UNFEI será nossa ancora.
    agora fale de novo do ficha suja e do adicio da vale verde.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia que passa fico mt triste com nossa cidade, o Itec hj funciona de forma precaria, e alojando os alunos da Unifei tudo improvisado. O presidente do Itec é o Carlinho ex-secretario de obras da gestao municipal 2004/2008, este rapaz sempre viveu na sobra de Cacio Guerra, hj é um grande empresario, a assim caminha a humanidade...

    ResponderExcluir
  3. O problema ANÔNIMO é prometer em épocas de campanha e depois deixar na morosidade para servir de trampolim político para outras campanhas! A sua turma, ANÔNIMO, é mestre nisso, como na verdade, todos políticos de situação gostam de fazer. Mas isso tem que acabar!!!!

    Esse Blog deveria ter uma cópia impressa para chegar na grande massa que não tem acesso a internet e vive alienada com programinhas de rádio bancados por política.

    ResponderExcluir
  4. HA HA HA HA HA
    Essas fotos estão parecendo mais com a Atika, além do mais esse sonho somente irá se concretizar quando o grupão for exilado de itabira.

    ResponderExcluir
  5. é lógico que ele não vai falar sobre isso
    e todo mundo sabe porque né!!!
    só tenho dó é do povo de itabira,
    o povinho que gosta de ser enganado

    ResponderExcluir
  6. Estive pela primeira vez em seu blog fernando e fiquei assustado com esse comentario sobre Parque Tecnologico.
    1- Eu Nao sabia que estava já preparando o parque tecnologico de Itabira.
    2- Achei a Ideia inovadora, brilhante e por nao dizer o porque da UNFEI hoje esta em Itabira, agora tenho certeza que é para consolidar o Parque Tecnologico, o que me parece uma brilhante ideia do Prefeito João.
    3- Como voce diz de conhecimento TI, me parece um homem de poucas ideias, de falta de visão e por isto ficara queinando no inferno da inveja.
    vejamos: o que o governo ronaldo joao izael andam fazendo é para bater parma de alegria com dizia o saudoso prefeito luiz menezes, pois agora sim estou feliz que alguém anda plantando alguma coisa para o dia seguinte.
    - Olhe Fernando, a Unfei nao veio por acaso, nao veio pelo funcionario da Vale, nao veio pelos belo olhos de joao izael, mas para um projeto de Itabira Tecnologica.
    Andei e trabalhei em Espanha/ Portugal.. (voce sabia que em 1988 Espanha estava quebrada e sem rendas) e que a partir da tecnologia (trabalhei em San Sebastian que tem 2 parques) ficou uma melhores economia do mundo, ou voce ainda acha que podemos continuar a dar bolsa escola e merenda de salarios.
    Fernando, procure os idealizadores do PT de Itabira e de parabens pela visão.

    ResponderExcluir
  7. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS COMENTÁRIOS ACIMA:
    -----------------------------------------

    Comentário #1: Autor: Anônimo.
    Trecho crítico: "...montou um projeto de futuro para 20 anos e ainda estamos em 7 anos...".
    Resposta: Caro Anônimo, o Parque de São José dos Campos, segundo a Defato, tem 4 anos e está realmente consolidado, edificado e com 42 empresas. O daqui tem quase o dobro do tempo, não foi edificado, está no improviso total e tem só 4 empresas. Dá para comparar?
    Quanto a proposta de 20 anos, pelo que tenho ouvido dizer, na verdade, é o projeto do grupão para se manter no poder. E a estratégia de vender tantos sonhos e de se gastar tanto tempo, começa a fazer sentido: deve ser para eles "consolidarem suas conquistas", as individuais, imagino...

    Comentário #6: Autor: Anônimo.
    Trechos críticos: "...Como voce diz de conhecimento TI, me parece um homem de poucas ideias, de falta de visão e por isto ficara queinando no inferno da inveja...." e "...Andei e trabalhei em Espanha/ Portugal...".
    Resposta: Caro outro Anônimo, já que sugere ser homem de mais idéias e com mais visão, tendo já trabalhado na Europa etc., não precisava e não precisa se manter no anonimato. Itabira precisa de gente de valor, de bagagem verdadeira e que saiba distinguir sonho de fantasia, utopia de realidade, marketing politiqueiro de ações concretas. De repente, pode ser de você que precisamos. Mas precisa se assumir, precisa se identificar. Quem é bom, de verdade, não precisa se esconder. Se identifique e exponha sua "visão ampliada". Queremos ouví-lo, conhecer suas experiências e saber o que pode oferecer para nossa estagnada cidade. Eu, com toda a humildade, até me esforço bastante e me exponho aqui em defesa de Itabira, mas tenho meus limites, é claro. Agora, injeva de ver Itabira assim, nunca. Tem dó! rsrsrs
    Enfim, podemos contar contigo? Ou é mais um membro do submundo do grupão?

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gosto de mais desse blog pq a memória dele não é curta não!!! Está reportagem refresca a memória do ilusionista cacio guerra, que se dana pro povo e gosta é $$$$ e pooder!!!

    Imagina você se INDESI não mão de carlinhos, igual um irmão pra João, vai conseguir tirar coisa parecidade do papel! é torcer pra Unifei dar certo e que ela tenha condições de tocar esse projeto com seu corpo docente e dicente! Por o resto aqui, num da conta não, autorismo e humilhação não tem haver com técnologia não!!! Pra um projeto desse dar certo na mão de que está, tem gente que tem que voltar para o banco da escola e aprender a lhe dar bem com as pessoas e com tecnológia!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que me manifestar:
    Os comentários do anônimo que morou na Espanha são de rir. A Espanha não estava quebrada e se tornou uma potência. Ela ESTÁ quebrada e tem um dos maiores índices de desemprego da Europa e é uma economia extremamente frágil. Perguntem a quem mora ou morou por lá.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.