Who's amoung us?

terça-feira, 20 de setembro de 2011

RETIFICAR OU RATIFICAR?

No dia 04 passado, fui entrevistado, por e-mail, pelo José Carlos Rolla, dono do Jornal Hora Certa, cuja publicação saiu na edição de 13/09, sobre o futuro político de um dos mais bem cotados políticos da região, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o popular Nozinho.
Assim que tive acesso, vi que, nem tudo que eu havia respondido fora publicado. E isso é normal durante quaisquer edições, de quaisquer órgãos de imprensa. Só que, provavelmente movido pela ansiedade ou falta de tempo para compreender melhor, ou quem sabe pela redação pouco clara de minhas respostas, o jornalista acabou colocando, como uma fala minha, um trecho que eu não havia dito. E mais engraçado é que eu até poderia afirmar boa parte da tal frase, na boa.

Então, acabei-me num dilema danado: retificar ou ratificar? Oh dúvida cruel! Enfim, corrijo, ou confirmo? Como abordar o tema, sem ser indelicado com o jornalista e com o Nozinho? Caracas... Quer saber!? Na cara dura, pelo fato de acreditar que, modestamente, as respostas originais contribuem para uma melhor informação e que este episódio rende um bom estudo para os profissionais de comunicação e de jornalismo, pensei ser legal publicar. A quem se interessar, continue na leitura. E tomara que este remendo não saia pior do que o soneto.


VAMOS À RETIFICAÇÃO

O trecho estranho, que saiu como fala minha na matéria, sem que eu tivesse literalmente escrito, foi a afirmação abaixo, em negrito. Compare o trecho da matéria abaixo (em vermelho) com as respostas da entrevista (em azul) e confirme.
HORA CERTA:
Quanto aos principais pré-candidatos a prefeito em Itabira, Fernando disse que se especulam nomes como Damon de Sena (PV), Ronaldo Magalhães (sem partido), Bernardo Mucida (PSB), Reginaldo Calixto (sem partido), Dr. Robson (PRTB), Alexandre Banana (PT) e Neidson Freitas (PP). “Desses nomes, atualmente, acredita que a disputa mesmo seria entre Damon, Bernardo e Reginaldo”, comentou ele, acrescentando que se Nozinho entrasse na parada a coisa mudaria. “O povo quer mudança, e o atual prefeito de São Gonçalo seria a melhor opção”, comentou o cinegrafista.


Agora, veja só as minhas respostas. Confirmem abaixo as perguntas do editor (em vermelho) e respostas enviadas por e-mail (em azul):
1) Que avaliação você faz do trabalho do Nozinho como prefeito?
Como documentarista, com 20 anos de estrada, tivemos a oportunidade de atender a vários prefeitos da região, de Valadares, até Catas Altas. Diante das experiências vividas, podemos afirmar, sem dúvidas e sem exageros, que Nozinho é um dos melhores gestores públicos que conheci, por ter conseguido aliar e bem dosar política com gestão técnica. Assumiu o governo de São Gonçalo em excelente hora, quando os royalties começaram a cair no caixa, é verdade. Entretanto, graças à sua visão e pulsos empreendedores, acompanhamos, de perto, a boa aplicação dos recursos, ao estruturar a cidade. São Gonçalo, hoje, é outra cidade e chega a colocar no bolso tantas outras cidades maiores e mais ricas. 
2) Ele seria um bom representante da região como deputado? Por que?
Bem, cargos executivos e legislativos demandam perfis distintos. Um se pauta na gestão e aplicação direta dos recursos, o outro na fiscalização e na proposição de leis, podendo ainda atuar na indicação de recursos. Apesar do Nozinho ter perfil mais empreendedor, o fato dele ter passado antes por uma profícua experiência como executivo público, o qualifica bem mais para nos representar como deputado, porque, para ter conseguido êxito, teve que conhecer as leis. Outro ponto interessante é sua experiência como presidente da Amepi, quando ganhou mais conhecimentos das carências regionais. E foi, exatamente na gestão da Amepi, que vimos uma das mais importantes qualidades do Nozinho: o desprendimento da vaidade. Políticos vaidosos e rancorosos tendem a puxar muito para suas bases e se esquecem dos demais necessitados. Um bom deputado deve atender, no mínimo, a uma região. Daí, acredito, sim, que ele está muito bem cacifado para ser um bom representante na Assembléia ou na Câmara.
3) E como prefeito de Itabira, acha que daria certo? Por que?
É meu sonho vê-lo na gestão da prefeitura de Itabira. Porém, a legislação atual, por estar em segundo mandato, não o permite candidatar para o próximo pleito, nem em São Gonçalo, nem outro local, pelo que me consta. Itabira, por mais de uma década, se arrasta com má gestão pública, lamentavelmente, porque as gestões recentes focaram o atendimento dos correligionários políticos dos 20 partidos coligados e na mordaça da censura econômica com relação à imprensa. Assistimos à governos essencialmente políticos e quase nada técnicos. Portanto, é um candidato com o perfil empreendedor e sem vaidades, como Nozinho é, que mais precisamos no momento. Eu votaria e trabalharia para ele, para qualquer cargo que venha a concorrer.
4) Quais são os principais pré-candidatos a prefeito até o momento?
Especulam-se os nomes do Damon de Sena-PV, Ronaldo Magalhães (sem partido), Bernardo Mucida-PSB, Reginaldo Calixto (sem partido), Doutor Robson-PRTB, Alexandre Banana-PT e Neidson Freitas-PP.
5) Desses nomes, quem você acredita que tenha melhores condições de fazer um bom governo em Itabira?
Difícil resposta. Ficaria entre o predileto Damon, Bernardo e o Reginaldo. Damon me parece ser mais austero, mais firme, mais coerente e não é vaidoso. Mas tem pouco o que nos mostrar como administrador, por ser médico. Se montar um grupo com bons técnicos em gestão, terá tudo para ser um bom prefeito. Bernardo é o mais jovem, é sensato e coerente. É um dos nomes de  futuro, com certeza. Reginaldo acumula algumas experiências públicas interessantes, como ex-presidente da Acita e atual provedor da Irmandade Nossa Senhora das Dores. É reconhecido como bom gestor, mas temos ouvido queixas de membros das entidades, que o classificam como muito vaidoso, principalmente quando desmereceu e desqualificou gestões anteriores ou de outras entidades.
6) Em que Nozinho se difere dos demais pré-candidatos?
É um político firme nas decisões, tem excelente visão e consegue aliar política à técnica.
7) Qual a incidência de comentários citando o nome de Nozinho como bom candidato para prefeito Itabira?
Tenho acompanhado sugestões de seu nome não só no nosso blogue coletivo (http://filhosdocaue.blogspot.com), como também em outras redes sociais, como no fórum de discussões do Facebook, chamado de Opinião de Itabirano. O nome do Nozinho sempre aparece de forma espontânea, a cada momento que elogiamos sua gestão, ou quando abordamos os possíveis candidatos para prefeito. Basta colocar em pauta, que, imediatamente e espontaneamente, surge seu nome.
8) Há também comentários sugerindo o nome dele como candidato a deputado? Qual incidência?
Para deputado, nas redes sociais sobre Itabira, ainda não vi, porque a ansiedade maior dos itabiranos se concentra na escolha de um bom prefeito. Não se discute muito cargos legislativos na cidade fora de época, a não ser como trampolins para o executivo. 
9) Comentários dão conta de que seria uma boa dobradinha: Abade (prefeito de Barão) como candidato a deputado estadual com apoio de Mauri Torres e Nozinho como candidato a deputado federal. O que você acha dessa possibilidade?
Também não vi, nestas redes sociais, nenhuma discussão de dobradinhas. Mas é interessante e viabiliza de forma mais fácil as eleições dos dois. Já trabalhamos para o Abade e temos boas notícias de sua gestão. É habilidoso e bom ouvinte. Mauri tem vasta experiência e muito pode orientar o Abade e mesmo o Nozinho. Entretanto, na minha mera opinião, considero muito cedo quaisquer discussões para 2014. Tanto o Nozinho, quanto o Abade, por melhores que tenham sido suas gestões, muito ainda têm o que fazer como prefeitos, cujos mandatos estão em andamento.

Pois então, assim saiu a entrevista...

Reprodução da publicação do Hora Certa.
Daí, recaio no dilema... retificar ou ratificar. A correção foi feita, ...mas, ...todavia, ...contudo, Nozinho é merecedor dos melhores créditos, como excelente gestor público que foi, até agora. E por quê não defendê-lo como bom candidato para a Itabira? Portanto, ratifico boa parte da frase que o jornalista atribuiu à minha fala não dita. Sem problemas. Até porque, só depois confirmei que Nozinho pode, sim, ser candidato em Itabira, desde que se desligue da prefeitura de São Gonçalo, um ano antes, segundo me confirmou o meu amigo Henrique Nery, advogado e marqueteiro político.

Agora, se Nozinho topa pagar o preço de deixar seu eleitorado e sua cidade, um ano antes, sem que tenha vice-prefeito na cidade, falecido ano passado, bem como entregar a gestão da cidade para as mãos do atual presidente da câmara, que é apoiador, mas tem aspirações de sair para prefeito... Aí, não sei e não é da minha conta.

Portanto, ratifico o bom nome do Nozinho e que a chegada dele no páreo, mudaria, e muito, o cenário de disputa. Já com relação a entender que ele seria o melhor nome para a cidade, ele tem tudo para ser, desde que não se misture com os atuais caciques e maus nomes do antigo grupão, principalmente esses personagens ocultos que se enriqueceram "espontaneamente", nos últimos tempos. Bem como não desmereço os valores de Damon, Reginaldo ou Bernardo, que podem ser bons candidatos, desde que, de forma análoga, se fortaleçam com bons nomes de assessores e secretários. Minhas experiências dão conta que o sucesso de um bom governante, depende, e muito, de quem o acompanha. Daí, as ressalvas e as dicas para estas grandes figuras.
 
Para fechar a régua das retificações, esclareço que, para prestar serviços para Nozinho ou para qualquer outro candidato, depende de convite prévio e de negociações. A empresa que represento, apesar de não topar qualquer trabalho que conflite com a boa moral, ética e bons costumes, não tem ideologia partidária e está apta e aberta para atender a todos os demais clientes que se interessarem. Como adiantei, se o Nozinho se candidatasse em Itabira, tivesse interesse pelos nossos serviços, com muita honra, satisfação e empenho, nossa empresa o atenderia. Sem problemas.

Perdôe-me pela correção e sinceridade, caro José Carlos. E vamos adiante na luta por uma Itabira melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.