Who's amoung us?

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RONALDO NA FITA

Registro feito durante a inauguração da nova sede da Acita,
na terça-feira passada.
Pois é, Ronaldo Magalhães foi para o PTB, Partido Trabalhista do Brasil. Junto com ele, o José Wilson Campos, comerciante e atual dono da Rádio Caraça-FM, que fora comprada do José Maurício Silva-PMDB, durante o período que o grupão esteve no poder.
 
Logo que chegaram, como bons caciques, dominaram o partido. Wilson assumiu a presidência local e tratou logo de sugerir a candidatura do Ronaldo Magalhães. Ontem, dia 15, deram uma coletiva para a imprensa, anunciando a nova jogada.


O QUE REPRESENTA O RONALDO NO PÁREO DE 2012?

Com certeza, representa muito, sim. Segundo as especulações e consensos informais dos marqueteiros, cientistas políticos e articuladores, Ronaldo figura, hoje, em segundo lugar na aceitação do público, situando-se logo atrás do Damon de Sena, seguidos por Reginaldo Calixto e Bernardo Mucida. Neidson e Banana posicionam-se ainda atrás.

O nome de Ronaldo Magalhães, como ex-deputado estadual ou como secretário adjunto de Estado, não remete a quase nada de valor. Não foram vistas significantes ações de sua autoria em defesa do seu colégio eleitoral itabirano. Sua presença na cidade, durante estes mandatos, só não foi em branco, porque recordamos da investida dele contra o PV itabirano, quando tentou abocanhar o partido do concorrente político Damon de Sena. Enfraquecido e depois de perder a queda de braços para o PV local, ficou sem partido, entrou na campanha do Anastasia e foi compensado com um cargo de secretário adjunto. Mesmo com cargo privilegiado no estado, não se viu ainda nenhuma indicação ou defesa dele para a cidade.

Entretanto, a força do seu nome ainda remete ao seu mandato como prefeito de Itabira. Ronaldo Magalhães teve a sorte de entrar na hora certa para a Prefeitura de Itabira, logo após a desgastante, mas necessária reforma fiscal que seu antecessor, Jackson Tavares-PT, havia feito. O município passou a arrecadar bem mais, quando saiu dos 60 para 300 milhões de reais de orçamento anual. Além da reforma fiscal, foi durante seu mandato que a Vale entregou as obras de boa parte das 52 Condicionantes Ambientais, também conquistadas na queda de braços entre Jackson e a Vale. Daí, então, para a população menos politizada e culta, Jackson quase não fez nada, enquanto Ronaldo muito fez.

O reforço do seu nome, como "bom" executivo público, vem depois do seu afastamento do seu sucessor e ex-vice prefeito, o João Izael, que vai sair da prefeitura, depois de 2 mandatos, como um dos piores prefeitos que a cidade já teve. Adjetivo este balizado por ter torrado o maior orçamento da história da cidade, praticamente, só com custeio de folha de pagamento, apadrinhamentos, cargos-fantasmas e contratos de terceirizações.

O único senão, com relação ao seu nome e que lhe confere rejeição, são os fortes indícios de corrupção do seu governo e enriquecimentos espontâneos de seus ex-secretários e assessores, muito mal falados na cidade.

Como no cenário político, ainda não surgiu um nome que alie comprovada capacidade técnica de gestão, firmeza de carater, idoneidade, garra e humildade, o cenário, a meu ver, resulta na especulação acima.

E a chegada dele vem em boa hora. Sentia um arriscado ar de "já ganhou" na cidade. Sem arregaçarmos as mangas, sem trabalho sério e comprometido, ou com arrogância, não chegaremos a lugar nenhum.
 
 
DISCURSO ESTRATÉGICO

A coletiva concedida ontem, soou muito mais à exposição do seu nome, do que a pré-lançamento para disputa para 2012. Categoricamente, Ronaldo não afirmou que será candidato, mas deixou um "pode ser" no ar, que, se confirmado, sepulta ou aniquila as aspirações do Neidson Freitas e do Alexandre Banana.

Três pontos chamaram as atenções: Ronaldo Magalhães fez questão de afirmar que conversou quatro vezes com Damon, que já conversou com Bernardo Mucida e que mantém muito bom relacionamento com seu sucessor e parceiro político, João Izael.
 
Mais do que se posicionar como político ético e maduro, há de se considerar o posicionamento como mais uma jogada dos correligionários do antigo grupão para confundir o eleitorado, que insiste em querer chapas homogêneas e polarizadas.
 
Ao afirmar o "bom trânsito" nos partidos de oposição e as aproximações, bem como dar o ar da graça de amizade com o João, Ronaldo coloca mais fermento no bolo do imaginário popular, para fomentar a descrença do eleitorado na classe política, principalmente com relação à oposição. A ideia é que, estando todos candidatos na mesma receita, do mesmo bolo, fica "tudo igual". Se os nomes do grupão estão sujos e não há pega para sujar os nomes da oposição, a única saída é convencer o eleitorado de que todos eles são iguais. Providencial, não!?

Com este discurso, se o Damon ou o Bernardo fecha com ele, o sinal do acolhimento já fora dado. Se não fecha, ele pode entrar no jogo do "tudo igual", digamos, com menos pegas para eles.

10 comentários:

  1. Pretensioso!
    Ronaldo Magalhães, segundo o Diário de Itabira, confirmou negociações com o Dr. Damon. Mas é muito pretensioso, o indivíduo! Dr. Damon tem como linha de propostas para o município de Itabira, a mudança radical na forma de governar. Isso é uma das coisas que mantêm unidos os partidos como o PCdoB e o PPS (que estão com o PV deste a última eleição municipal) e outros que se uniram recentemente, como o PSC e o PTC. A imprensa, tendenciosa, é manipulada pelo atual governo para minar essa característica de mudança, tentando fazer com que o povo acredite que Ronaldo, Gui, e outros (representantes do continuísmo de desmandos) estejam se aliando ao Bloco de Oposição. Conseguiram levando o PT.
    O que existe de definição e bem clara, ao contrario do que o ex-prefeito diz, que desses tais encontros que tiveram, ele e Damon, NÃO há possibilidades de aliança entre ambos. Isso de aliança é pura falácia desesperada do grupão para buscar um espaço que perderam pela ineficiência no modo de governar, pela incapacidade de criar credibilidade, pela incompetência de gerenciar milhões de reais em favor da população itabirana causando atraso no seu desenvolvimento e perdendo grandes oportunidades de se destacar no cenário nacional, de fato, como uma cidade referência.

    ResponderExcluir
  2. Fico com o que disse o jornal O Trem: a água do Grupão está imunda e porca. A da oposição está limpinha. Se misturar as águas, o grupão limpa um pouco a dele e suja a da oposição. Por isso querem misturar. Se Damon se aliar a Ronaldo Magalhães, está destruído como político. Cuidado Dr. Damon.

    Noé do Campim Cheiroso

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo Magalhães posando de se político sério. Ele significa Gui, Peron Colombo, Batata, Brander, Zé Geraldo do Espionhaço, Fernando Silva, Chiquinho e outras tralhas da política local. Xô com esse Ronaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que li no Diário de Itabira, ele criticou o Acordo do PT com o PP, ou seja, o PT não está com ele.
    Agora fica a pergunta, com a possível quantidade de candidatos, Bernardo,Damon, Reginaldo, Ronaldo, Roberto Chaves, Adilson, Neidison, Banana, será que dependendo da coligação o Damon realmente ganhará a eleição?
    Sei não, acho que ele terá que analisar bem com quem vai coligar, e claro, com o Ronaldo será um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  5. DE UM LADO TEM MUITO RATO DE OLHO NOS MILHÕES DA VALE E DO OUTRO O POVO E COM ELE A ESPERANÇA DE MUDANÇAS NESSA NOSSA CIDADE RICA, COM CARA DE POBRE, E A CADA DIA MAIS INDIGNADA COM A CORRUPÇÃO E OS CORRUPTOS!!!!!

    NÃO A CORRUPÇÃO, SIM PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO, SAÚDE.. O POVO QUER VIVER COM DIGNIDADE!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A máscara caiu ou agenda 2012 foi pro brejo?! A referência do Ronaldo no jornal diário a respeito da aliança exdrúxula do PP PT e sua descrença com relação a que isso vá para a frente, é mais uma pitada de veneno nessa receita q ta desandando. Além disso, dá um tapa de luva na cara de muitos que ja contavam com uma vitória certa dessa dobradinha. Inclusive, no evento agenda 2012 na câmara semana passada, o que mais se via era a empáfia de vários políticos locais, dando como certa a vitória e, até criticando a incompetência(sic) dos outros partidos de oposição, que não tinham nada para apresentar em termos de projetos para Itabira. Pelo menos o Ronaldo ta sendo sensato em dizer que essa tal dobradinha não ta com nada. Isto só reforça o que muita gente ja tá careca de saber, mas por medo ou por puxa saquismo está calado. Chega de farsa, tanto PT e PP têm de mostrar suas caras se é que após essa chulapada terão alguma para mostrar.

    ResponderExcluir
  7. Acho bom ele sair mesmo como candidato e assim levar uma surra nas urnas. Assim ficar-se-á decretado de vez o fim desse carcinoma chamado de Grupão.

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo Magalhães é tão prejudicial para Itabira, ou mais, que O João Izael. Xô Ronaldo e corja.

    ResponderExcluir
  9. Pra Ronaldo Magalhães ser candidato a prefeito, ele tem que votar em Itabira? Porque ele transferiu o título pra Belo Horizonte quando se filiou ao PV...

    ResponderExcluir
  10. Esse terno risca de giz é muito parecido com um terno usado por um certo Don Vito Corleone, na fita "O poderoso Chefão". Um filme sobre a máfia itabirana, digo, italiana...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.