Na segunda-feira passada, fomos
atender a um cliente em Ipoema e deparamos com a retormada das obras
de asfaltamento para o distrito itabirano, quando acabei registrando
umas fotos para outro antigo cliente, a construtora Vale Verde, que é
responsável pela obra. 
   
Antes, cabe-me ressalvar que o
prefeito Nozinho, de São Gonçalo do Rio Abaixo, por razões éticas,
é avesso à comparações e já me pediu para evitá-las. Tal como a iniciativa partiu de minha inteira responsabilidade, não tendo sido sugerida ou pedida por nenhum outro possível interessado, tal como a construtora.
 
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| Entrada de Ipoema (esq.) e entrada de São Gonçalo (dir.) | 
  
ESTRADA DE IPOEMA
O asfaltamento para Ipoema, via a
comunidade do Bamba, foi iniciado às vésperas da campanha de
sucessão do João Izael, em 2008. Portanto, está "em obras"
há 4 anos, entre paralisações e retomadas. 
  
Ao todo, são 17,3 quilômetros de
extensão, sendo 10,2 km. de responsabilidade do município de
Itabira e o restante sob responsabilidade de Bom Jesus do Amparo e de São Gonçalo, que
assumiu, recentemente, que irá concluir o asfaltamento dos 7,1 km.
por sua conta. O trecho itabirano (10,2km.) custou R$ 13.804.722,52,
segundo informou o secretário de obras, João Mário de Brito, para
a Defato Online (
clique
aqui para confirmar).
 
A topografia da estrada ajuda e
muito. Ao longo de toda sua extensão, não vimos nenhum corte de
barranco elevado e nem obra de arte (viadutos, pontes, trevos etc.)
recentemente construída. 
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Comparativos de topografia. Para a estrada de Ipoema, não passou de 1 banco (cortes nos barrancos) 
e na de São Gonçalo, vários trechos com 2 bancos. | 
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Com a conclusão da pavimentação
desta última etapa, sob responsabilidade de Itabira, prevista para
até a semana que vem, ficará ainda por terminar a sinalização.
Como as obras demoraram muito, foram registrados trechos com remendos
e deslizamentos de encostas, que deverão ser corrigidos, até a
inauguração. Em março de 2010, já havíamos registrado, também,
uns trechos quase prontos para aplicação asfáltica, acometidos com
erosão, que já foram corrigidos (
clique
aqui para ler).
 
  
Em tempo, recordamos que o asfalto
para Senhora do Carmo, outro distrito itabirano, levou cerca de 9
anos para ser aplicado e, até hoje, não foi totalmente concluído,
por faltar ainda a sinalização. E o pior, o tempo
médio de vida de pavimentos asfálticos é de cerca de 8 anos!
Portanto, quando for inaugurado, estará no final de sua vida útil. 
  
  
ESTRADA PARA SÃO GONÇALO
  
Já a estrada para São Gonçalo foi
totalmente entregue em  primeiro de junho de 2010, após cerca
de 2 anos de obras para os 15,8 km., ao custo final de R$
15.951.536,40, contando com recursos da Prefeitura de São
Gonçalo (66,25%), da Vale (11,29%) e do Governo Estadual (22,46%),
segundo o sítio oficial do município (
clique
aqui para ler). 
 
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Trecho quase pronto de Ipoema (esq.), iniciado há 4 anos atrás 
e trecho de São Gonçalo, executada em apenas 2 anos. | 
Tal como a estrada de Ipoema tem trecho pertencente à São Gonçalo, na estrada de São
Gonçalo há um  trecho cortando o município de Itabira. Só que, o município de São
Gonçalo arcou com todo o percurso itabirano na MG-129 (São Gonçalo
para Itabira) e Itabira só arcou com a parte da estrada de Ipoema
pertencente ao município, ficando, portanto, mais um ônus para São
Gonçalo, devidamente acordados entre os prefeitos.
A topografia de São Gonçalo é um pouco mais acidentada e
demandou uma obra de arte de bom vulto, que é a ponte sobre o rio
Una, com 32 metros de extensão.
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Estrada de Ipoema sem obras de arte (esq.) e estrada para São Gonçalo 
com ponte de 32 metros sobre o rio Una. | 
Bem, diante de tantos dados, fechamos este registro com uma tabela comparativa, que elucida ainda mais as diferenças e semelhanças entre estas duas estradas da região. Com relação aos custos, esclarecemos que não levantamos aqui os tipos de solos, que poderiam influenciar nos custos finais, tal como o longo prazo de execução, da  estrada para Ipoema, que força as construtoras à uma série de retrabalhos (correções de trechos prontos erodidos por falta de conclusão).
 
 
   
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    Itabira a Ipoema | 
   São Gonçalo a Itabira | 
  
   | km total | 
   17,3 | 
   15,8 | 
  
   | km executado | 
   10,2 | 
   15,8 | 
  
   | Custo até o momento (Milhões de reais) | 
   13,8 | 
   15,9 | 
  
   | Preço/km (Milhões de reais) | 
   1,353 | 
   1,009 | 
  
   | Prazo execução (aprox.) | 
   4 anos | 
   2 anos | 
  
   | Situação | 
   Em obras | 
   Pronta  | 
  
 
Pelo que eu entendi nas entrelinhas
ResponderExcluirvoce quis dizer que a obra de itabira
foi superfaturada é isso mesmo?
Não necessariamente, Luiz Carlos.
ResponderExcluirPara se fazer juízo correto sobre a possibilidade de superfaturamento da obra de Ipoema, faz-se necessário avaliar o longo prazo de execução, face à má gestão do governo municipal, e às condições geológicas, que não tenho informações técnicas para tratá-las no momento.
Podemos confirmar é a rapidez e a qualidade absoluta da obra saogonçalense sobre a itabirana. Há Gestões e gestões.