Who's amoung us?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E POR QUÊ ITABIRA NÃO DÁ CERTO?


Primeiro ponto que se observa é que a gestão do João Izael Querino Coelho, prefeito de Itabira pelos 2 últimos mandatos, manteve o foco principal da gestão no atendimento dos agentes políticos que militaram nas suas campanhas, em detrimento de atendimento ao povo e do cumprimento do plano de governo. São inúmeras e fantasiosas promessas de campanha, de teleféricos, à aeroporto municipal.

Nunca se viu na cidade, tantos apadrinhamentos, cargos-fantasmas, vereadores e candidatos derrotados nas urnas, lotados à esmo e por todos setores  da prefeitura, fundação e autarquias, perdidos no tempo, consumindo boa parte da gorda arrecadação itabirana, sem contribuição útil percebida pela população.  Um monte de sanguessugas. Tal como nunca se viu tantos ex-agentes políticos enriquecerem rapidamente como se tem visto na última década, de forma estranha e notável.

Outro ponto que se observou é que o prefeito se orientou e perdeu muito tempo fazendo política o tempo todo, passeando, rezando, viajando com romeiros, ciceroneando visitantes “formadores de opiniões” nas obras da Unifei, resistindo na transparência etc. Pouco ou quase nada se falou e se praticou de gestão. Não vimos o prefeito trabalhar duro, como sempre bem fez na sua carreira privada, como comerciante.

No primeiro mandato, conseguiram manter boa aprovação popular, graças a uma estratégia sacana, porém eficiente a curto prazo, quando disponibilizaram dezenas de milhões de reais para gastos com propaganda e com a imprensa, que fora quase toda comprada, mantendo-a sob as rédeas da comunicação do “cala boca”. Efeitos só colocados abaixo na campanha sucessória, quando revelaram-se os desmandos, apadrinhamentos e a ineficiência administrativa, velados antes pela censura econômica. A população enxergou o óbvio: Onde foram parar os bilhões de reais da riquíssima arrecadação itabirana?

Desde então, não conseguiram se reerguer e não se interessaram em abrir mão dos apadrinhamentos, para que colocassem a cidade de volta aos trilhos do desenvolvimento.  Sentimos um movimento de deleite final, como se sugassem até as últimas gotas, como despedida dos tempos de fortunas, com excessão do avanço da Unifei, recentemente concretizado, mas com muito ainda por se fazer. 

João, muito provavelmente, fechará seu mandato como o pior prefeito de toda a história da cidade, num período sombrio da história itabirana, por mais de uma década de marasmo e de falta de perspectiva para seu povo.

Muito provavelmente, seu candidato a sucessão caminhará sozinho, porque, do governo atual, todos seus aliados só querem o que ele ainda muito tem, o dinheiro e a máquina. Nada mais.

3 comentários:

  1. COM CERTEZA VAI FICAR MARCADO COMO O PIOR PREFEITO DE TODOS OS TEMPOS!!! PÉSSIMA ADIMINISTRAÇÃO,OLHA EU VOU TE FALAR VIU,NÃO POSSO DIZER MEU NOME, MAS ,TE FALO O QUE ESSA PREFEITURA ME PREJUDICOU E VEM ME PREJUDICANDO VIU!! DESGASTANDO MINHA FAMILIA,DEIXANDO EU E MINHA ESPOSA, EXAUSTOS ,COM A MENTE FADIGADA DE TANTA INJUSTIÇA! TIRANDO NOSSO DINHEIRO E DIREITOS!!! ESPERO QUE NA PRÓXIMA ELEIÇAO, AS PESSOAS VOTEM COM CONSCIENCIA,VISANDO UM BEM GERAL DA POPULAÇÃO, E NÃO NO BEM PRÓPRIO, QUE É O QUE VEM OCORRENDO A ANOS ,E ANOS NESTA CIDADE!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a resposta é até simples: Nozinho é administrador. Quem é de Itabira ou aqui mora há muitos anos sabe como o Nozinho começou a Agroaves, uma micro empresa e o tamanho que ela tem hoje, com um abatedouro de frango com tecnologia de ponta e que "exporta" carne para várias cidades de MG. Lí recentemente na internet que um dos criadores do plano real disse: "Para dar certo, a coisa pública deve ser tratada como uma empresa e o povo, como clientes". Experiência administrativa bem sucedida: este é o segredo do sucesso do Governo Nozinho.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é que falam as más línguas,é que depois da junção do PT/PP o Lula virá aqui em Ita para pedir votos para o candidato do PT que certamente será o Banana ou alguém do grupão,acho bom ele ser informado,que este grupo para o qual ele poderá pedir votos,fez exatamente o contrário do que ele fez na presidência da republica.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.