Who's amoung us?

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Desde que boa parte do público formador de opinião migrou para os ambientes dos blogues e das redes sociais, cansados com a manipulação da assessoria de comunicação, que adotava uma linha de cerceamento econômico da imprensa itabirana, ao que tudo indica, o novo palanque eleitoral, para 2012, serão nas redes sociais e nos blogues independentes.


NO ORKUT

Já havíamos noticiado aqui comunidades da rede social Orkut, tais como a CQC Itabira Urgente; Itabira (com mais de 10.500 membros!); além de outras comunidades que atuam como ponto de encontro ou reclamações dos recentes shows cancelados. Porém,  as discussões políticas e dos problemas de Itabira não foram muito a praia das comunidades do Orkut.
 
  
NOS BLOGUES

Outras iniciativas de blogues também surgiram, depois que o itabirano descobriu o Filhos do Cauê, reforçados pelos poucos jornais independentes O Trem, O Cometa e Vox; tais como da Ace Priscila e Filhos da Curva da Estação,  sendo este último com linha velada de defesa dos governistas, a meu ver, muito parecido com o estilo preferido do assessor de comunicação da prefeitura de Itabira, Fernando Silva.

NOS FÓRUNS DO FACEBOOK

Um dos melhores canais de encontros para saudosistas e para socialização dos sentimentos de indignação e inconformismo atuais é o grupo de discussões Opinião de Itabirano, que acaba de superar a marca de 1000 participantes. Este fórum foi criado por estudantes de comunicação itabiranos, hoje residentes em BH. Eles mesmos pouco ou quase nada opinam. Apenas abriram um novo canal de postagens instantâneas e rápidas. Por isso, obtiveram sucesso imediato. É, ainda segundo minha constatação, o canal do Facebook que tive o prazer de conhecer livre, independente e ético. Jornalistas, fotógrafos, profissionais liberais, professores, profissionais de saúde, comerciantes, comerciários e artistas fazem parte do elenco diário.
 
Alguns ataques ocorreram no dia-a-dia do Opinião de Itabirano, disparados por simpatizantes e militantes da fracassada dobradinha PP/PT, que já adotaram uso de fakes e de trolls*, como estratégia desesperada de salvação, noticiados neste blogue. 
 
Como no Opinião de Itabirano alguns destes militantes eram criticados ou ignorados, a saída foi a criação de um canal só deles, para trolarem à vontade. Um canal, chamado de Liberdade Itabirana, parece ter exatamente este foco. Em rápida passagem, li que os criadores (Luiz Paulo de Souza e Antônio Carlos Santos), provavelmente fakes, têm adicionado membros do Opinião de Itabirano, até mesmo sem que os mesmos pedissem. 
 
A última provocação foi a alegação de uma moça, a mesma que alegava que o Damon seria vice do Gui (MD), que este nosso blogue é transmissor de um "vírus violento". E é. Para se contaminar, basta clicar no vídeo da inteligente campanha viral da Nissan, "Pôneis Malditos", que a maldição da musiquinha do pônei jamais sairá da sua cabeça, reproduzida na postagem logo abaixo. Outra forma de perigosa contaminação deste blogue é pela dissipação da ideia da livre manifestação de opiniões e pensamentos, copiadas web afora. Ainda bem!



NOVOS TEMPOS

Contudo, muito temos que comemorar. Afinal, o domínio da informação séria, responsável e ética, ou não, saiu das mãos da assessorias de comunicação oficiais, que bancavam os órgãos de imprensa para a manipulação do que o falido grupão queria.

No mundo virtual, é impossível dominar, porque não conta ou não depende de dinheiro. É como um público de um grande show, que, a qualquer momento, pode ovacionar ou vaiar quem bem entender. 

E viva a democracia!

* Fakes = Participantes de fóruns virtuais com nomes e identidades falsos. Trolls = Participantes que podem adotar nomes reais ou falsos e que se inscrevem só para a franca provocação e ataques.

4 comentários:

  1. Boa avaliação, Fernandinho. Precisamos dessas suas para despertar o senso crítico. Acredito que as pessoas, na pior hipótese, se estacionam no estágio evolutivo em que se encontram, mas por pouco tempo. A tendencia é a evolução gradativa. Na política não é diferente.

    ResponderExcluir
  2. Excelente sua análise. Eu também desconfio que a baixaria do Filhos da Curva da Estação seja coisa do fernando silva, esse cara de ouro preto que usa dinheiro público para esculhambar itabiranos sérios nessa porcaria chamada jornal espinhaço. Outro dia eu estava num bar e começamos a contar quantos itabiranos o fernando silva esculhambou nos seus meios de comunicsção sujos. Deu mais de 70. Deve ser por isso que ele não tem coragem mais para tomar sua cervejinha na rodoviária.

    Noé do capim cjheiroso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Edilson, você fez uma ótima avaliação das novas possibilidades que vêm surgindo em Itabira quanto ao acesso às notícias dos acontecimentos da cidade.

    Analisando a crítica da moça:

    Estatisticamente a maior incidência de vírus captados na internet é pelo acesso a sites de contúdo pornográfico. De repente, o trabalho feito por este blogue de "desnudar" a informação tendênciosa que ocorre na imprensa itabirana tenha causado o vírus no computador da moça. Sei.

    ResponderExcluir
  4. Abaixo a mídia porca patrocinada pela prefeitura, que ganha tubos de dinheiro do povo para esculhambar com a vida de cidadãos do bem. Abaixo a mentalidade Fernando Silva.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.