Who's amoung us?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Infâmia épica em Itabira, fruto de injustiça com má política

Texto enviado pelo Frei Gilvander Moreira, de autoria do jornal O Trem

"(Publicado no Jornal O TREM, de Itabira, MG, A Mina, n. 71, ano 7, agosto/2011, p. 9)

Numa das cidades mais ricas de Minas Gerais, Itabira, e que abastece o mundo de minério de ferro desde 1942, cerca de 300 famílias pobres foram expulsas, por ordem da Justiça, de um terreno particular que ocuparam por não ter onde morar e ao qual deram o nome de Carlos Drummond de Andrade – terreno improdutivo, cujos donos devem ao município, em IPTU, cerca de R$1 milhão. Todos, incluindo idosos, crianças e doentes, sofreram humilhações traumáticas, talvez irreversíveis. Sem resistência, intimidados por centenas de policiais, com revólveres, cães, cassetetes e helicópteros, deixaram suas casas, construídas ao longo de 10 anos com muita dificuldade. Foram depositados em galpões, divididos em cubículos de madeirite que comunicadores bajulões do poder chamaram, sem corar o rosto, de baias. “A lei deve ser cumprida. Invadiram, têm de sair”, bradaram em microfones. Cabe perguntar se eles se referiram à mesma lei que no papel assegura dignidade a todos os brasileiros. Agosto de 2011: o mês de uma das maiores ignomínias praticadas em Itabira, cuja história agora apresenta um episódio a evocar Canudos, sem morte física e sem messianismo à Antônio Conselheiro. Fruto do casamento diabólico entre política malsucedida e injustiça, esse despejo de pobres em Itabira foi um tiro à queima-roupa na fraternidade, cujo estampido ecoará por 120 anos.

Clic no link, abaixo, e ouça também a música feita por Adriana, da Comunidade Camilo Torres, em Belo Horizonte, MG: "Meu pedaço de chão..."


Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita".

5 comentários:

  1. E aí seu João, qual município é referência nacional (positiva)?
    http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=18909
    Uma dica:
    São Gonçalo cumpre metas e torna-se referência em gestão pública
    Itabira ficou apenas na promessa de campanha. Ah. Perdão, esqueci que a promessa é ser referência em saúde, segurança e educação. (indi)Gestão pública não conta haha.

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu no bairro Drumond foi uma sucessão de erros, desde dos invasores, proprietários,justiça, politicos e porque só agora a igreja manifestou ?

    ResponderExcluir
  3. Esse INDG também andou por Itabira. O que será que achou, ou não achou por aqui?

    ResponderExcluir
  4. caros, reproduzo comentario que vi ha pouco no DeFato Online sobre uma materia de manifestacao dos sem-terra. fica claro que a percepção da população de itabira sobre a questão é de completa indiferença e, principalmente, ignorância. Estou há pouco tempo na cidade, mas ja é patente o ar provinciano, de que vale uma cidade bonita, sem casas e pessoas desordeiras e feias... Segue o comentário que vi: "Se o juiz mandou ser retirado um bairro inteiro porque não manda retirar aquelas barracas que estaõ ileguais armadas em frente a prefeitura,não existe brigar por coisas que não lhe pertece.Deixo o meus parabens ao Senhor juiz,ao prefeito que teve pulso firme de resolver esta questão de posseiros inlegais,espero que não demore muito ser retirado os que aindam se acham no direito de continuar a deixar a cidade com uma vista horrosa com aquelas barracas feias."

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.