Who's amoung us?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FUNCAPI e RPPS

Prezado servidores,

na qualidade de advogado do Sintsepmi (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais), fui surpreendido na última segunda-feira com a afirmação do Prefeito de Itabira de que irá extinguir o Funcapi e criar um Regime Próprio de Previdência. 

Alegou-se como fundamento o fato de que o processo coletivo movido pelo Sindicato contra o Fundo e administradores do Funcapi foi extinto e encerrado, motivo pelo qual a Prefeitura apresentou o anteprojeto de lei mencionado.

Referida afirmação não corresponde com a verdade, já que o processo do Funcapi está em fase de recurso, conforme assegura as leis vigentes no país, não havendo assim trânsito em julgado e encerramento do processo.

A apresentação do anteprojeto para aprovação da Câmara sem aguardar o julgamento final do processo coletivo é um crime aos cofres municipais, já que com o suposto pagamento e a ação futuramente sendo julgada procedente, a Prefeitura poderá vir a ter que pagar duas vezes pelo erro cometido, quando os atuais administradores do município não estarão mais na Prefeitura, deixando o grave problema para outros resolverem.

No nosso entendimento (advogados dos servidores), o anteprojeto possui as seguintes finalidades:

a) tentar mais uma vez encerrar o processo coletivo e jogar os servidores contra os advogados do sindicato e diretoria do Sintsepmi, que luta há vários anos pelos direitos dos servidores contra as ilegalidades perpetradas pela Prefeitura;

b) não prestar contas à justiça da utilização dos recursos do Funcapi, já que com o eventual pagamento fora do processo a Prefeitura não terá que prestar contas do fundo à justiça, como determina a lei;

c) lesar os servidores na devolução dos valores, pois se não terá ninguém além da Prefeitura fiscalizando a eventual devolução, não se terá a certeza de que o valor informado pela Prefeitura para eventual devolução será o valor real de direito do servidor. Inclusive já começamos a receber denúncia de servidores no sentido de que o valor de devolução proposto pela Prefeitura é bem menor do que o valor pago pelo servidor;

d) a eventual devolução não prevê a incidência de juros e correção monetária, como assegura a lei;

e) como dito pela Prefeitura anteriormente, será descontado dos servidores imposto de renda (ilegal neste caso de extinção de fundo irregular), onde os valores ficarão com a Prefeitura, ante a imunidade tributária prevista na Constituição;

f) a proposta de devolução, pelo anteprojeto que o Sindicato teve acesso, não abrangerá todos os servidores, o que irá causar insatisfação em boa parte da categoria, o que não é justo;

Ante tais fatos, vimos esclarecer a situação aos servidores e comunidade, informando que até a presente data, e mesmo após condenação judicial, a Prefeitura se nega a mostrar aos servidores os extratos bancários do Funcapi, como de direito de qualquer servidor e previsto em lei;

Por fim, informamos que o Sindicato ainda continua esperançoso na Justiça, e que referido anteprojeto de lei, bem como cópia do processo coletivo, serão denunciados aos órgãos públicos competentes, dentre eles: Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Minas Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério da Previdência Social, dentre outros, com a finalidade de se garantir aos servidores uma fiscalização sobre os valores que estão sendo prometidos.

Não somos contra o pagamento, muito pelo contrário, achamos que está se fazendo Justiça, mesmo que tardia e sem transparência.

Apenas chamamos a atenção para o fato da Prefeitura se negar a apresentar aos servidores os extratos bancários da movimentação financeira do Funcapi, único documento em que se poderá realmente verificar se os valores propostos pela Prefeitura são os valores de direito de cada servidor.

Wallisson Cabral
Advogado


 

5 comentários:

  1. Pois é... Ai os servidores pegam o extrato, estão tão endividados, que os olhos brilham pelo dinheiro e esquecem de analisar racionalmente a questão. Cuidado, servidores, esse dinheiro de hoje pode sair caro daqui há 20 anos!!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o Dr. Wallison esteja certo, mas acontece que o prefeito está aproveitando o tempo de espera para julgamento do processo do Funcapi(que deve demorar anos) para pagá-lo e criar o RPPS. Acho também que a única coisa que você pode fazer Dr. Wallison é denunciar aos orgão competentes como você mesmo disso, e se esses orgãos quiserem fazer alguma coisa eles farão. Eu não entendo é como que o prefeito está conseguindo fazer este pagamento sendo que o processo não fo extinto. Se o sindicato quer mesmo interromper o projeto do RPPS, o pagamento e extinção do Funcapi, terá que ter um elemento surpresa e usá-lo contra as intenções do prefeito e tem que ser rápido por que sou servidor público e o que tenho ouvido aqui é que ele vai pagar até o final do ano e que o SINTSEPMI está prejudicando o pagamento.
    Gostaria de saber como o sindicato vai reagir contra este tempo que está contra o sindicato?????

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito ninguém consegue segurar este "João Teimoso" rssss e ele reina absoluto. Passa por cima de tudo, nem mesmo a Lei maior que está ai para ser respeitada e cumprida dá jeito no homem. A coisa está cada vez mais complicada e quem se lasca é o povão. Já teve a novela do despejo no bairro drummond; joão e o grupão se deu bem. Agora tem esta novela do funcapi e adivinha quem vai se dar bem de novo?... Estamos fudidos, essa é a verdade!

    ResponderExcluir
  4. Esse modo de governar dá nojo. Putz, devolver o dinheiro sem prestar contas? Estranhíssimo!

    Bobo é quem acredita nele ainda.

    ResponderExcluir
  5. Me sinto impotente diante de tanta arbitrariedade.João Marionete faz o que faz e não é visto por ninguém. O ministério público parece não existir na cidade.O que mais dói é ver esse bando de vereadores irresponsáveis brincar com o futuro do servidor que está endividado, ganhando mal e que acha qualquer micharia uma saída para seus problemas.Aproveitar da fraqueza do servidor é uma vergonha para os vereadores,uma vez que eles estão de passagem e não sofrerão no futuro com com as barbaridades impostas pelo poderoso JOÃO,já o servidor será afetado para sempre por tais decisões. Sr Tãozinho Leite quero ver o que o senhor dirá para não instalar a CPI pedida pelo sindicato. Fique atento que não estamos todos mortos não!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.