Who's amoung us?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nota pública do PSTU Itabira sobre a desapropriação dos habitantes do bairro Drummond

Segue nota pública do Partido do qual faço parte, que começa a organizar-se em Itabira e que manterá fiel as suas tradições de estar ao lado dos trabalhadores e do povo pobre.

Nota pública do PSTU Itabira sobre a desapropriação dos moradores do bairro Drummond

O ano de 2011 ficará marcado na história itabirana como o em que o poder econômico venceu uma batalha com a vida e a dignidade. Cerca de trezentas famílias, ocupantes do chamado bairro Drummond, algumas há longos 11 anos, outras que se juntaram a procura de um terreno para construir um lar, foram expulsas sem dó nem piedade do seu sonho.

Vivemos em uma cidade rica em que o povo é pobre. A ocupação de terrenos só se faz necessária quando o acesso a moradia é enormemente dificultado aos pobres devido à especulação imobiliária. Em nosso município a especulação imobiliária e o déficit habitacional são grandes e o número de coabitações é elevado. Muitos bairros atuais são resultado de ocupação irregular.

Cabe ao poder publico garantir o acesso de todos aos seus direitos, inclusive ao direito à moradia. É um crime o governo municipal se isentar da responsabilidade pelas centenas de famílias que hoje estão na rua da amargura. Lavar as mãos, afirmando que foi feito o possível, resultou na abertura de uma ferida em nossa cidade que demorará muitos anos para se fechar.

Ao poder público é permitido, se por interesse social, a desapropriação de terras privadas. Esta seria uma solução cabível, já que garantiria a regularização e legalização das residências do bairro, garantindo saneamento básico, acessibilidade etc. Além disso, evitaria o surgimento de um problema ainda maior: muitas famílias desabrigadas.

Não bastasse anos de omissão diante do problema, o atendimento que está sendo prestado a estes desabrigados tem sido precário. Os alojamentos foram construídos às pressas pela prefeitura e tem recebido as famílias mesmo sem as condições necessárias. O Corpo de Bombeiros, em vistoria aos abrigos do Brazuca e da Malharia Ouro Fino, já encontrou problemas de segurança que podem resultar em uma tragédia ainda maior que a desocupação.

Nós, do PSTU, nos colocamos ao lado das famílias agora sem-teto e fazemos o chamado ao movimento sindical e à oposição de Itabira que cubram de solidariedade esses homens e mulheres que agora passam por grandes dificuldades. Faz-se urgente denunciar o papel do judiciário que com a decisão pelo despejo mostrou que está ao lado dos poderosos. O povo precisa é de moradia e não de tropa de choque!

Não achamos que o programa do governo federal “Minha casa, minha vida” seja uma possível solução, pois se trata de um programa de incentivo às grandes empreiteiras da construção civil, e não um programa habitacional, e, na verdade, transforma a necessidade por moradia em fonte de lucro para as empreiteiras e impõe uma dívida futura a quem adere.

Exigimos do Senhor Prefeito João Izael que atenda às reivindicações dessas famílias e lhes garanta terreno e materiais de construção para que em regime de mutirão possam erguer suas moradias e que nelas tenham condições para viver com dignidade.

8 comentários:

  1. Sou a favor do impeachment do prefeito e de todos esses sangesugas dos vereadores. Todo mundo sabe das verdadeiras motivações para não deixar os moradores lá. O programa minha casa minha vida só beneficia os cofres dos assesores do prefeito, os quais são donos das contrutoras. Chega de hipocrisia.
    E cade os senhores candidatos a prefeito, nenhum deles defende a causa dos pobres. Então meus irmãos na hora que eles chegarem a pedir seu voto....

    ResponderExcluir
  2. Continuo a perguntar, todos os barracos, casebres, muquefes e coisas dos géneros que foram construídas no loteamento abandonado pelos ocupantes em quanto e quando serão indenizados por suas obras?

    ResponderExcluir
  3. O pessoal do jornal O Trem está certo. Foi mesmo uma infämia épica essa crueldade contra os pobres em itabira. Fruto de um governo horroroso que está acabando com nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. O PCdoB reitera a manisfestação do PSTU.

    ResponderExcluir
  5. Agora todo mundo quer ser Pai do Filho Feio!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Além do PSTU e PCdoB quais foram as manifestações partidárias sobre o tema?

    ResponderExcluir
  7. E o PT de Itabira? Não vai se manifestar? Ahh,claro que não!!!Ele se juntou aos opressores.Que vergonha hem Banana,agora vocês ficam calados porque estão de rabo preso. Mas que decepção. QUE VERGONNNNNHHAAAAAA.

    ResponderExcluir
  8. A Igreja Católica teve fibra e peitou os poderosos jogando-lhes na cara todo repúdio que mereciam por tão vil ação contra os pobres do bairro Drummond. Mesmo incompreendida, mesmo criticada, mesmo desafiada, a Igreja Católica manteve sua posição e isto, é motivo de orgulho para muitos que são católicos. Principalmente, os católicos mais próximos do progressismo e que não se contentam em ficar nas sacristias, nem nos confessionários naquela carolice típica dos que acham cômodo viver o paraíso já aqui na terra, mas sem correr riscos. Não se deixam alienar criando calo na bunda sentados nos bancos das igrejas escutando homilias vazias e desligadas da realidade e descompromisso com a transformação social. O padre José Geraldo,o padre Daniel, o padre Hideraldo, os bispos, Dom Odilon e Dom Lara e alguns padres demonstraram na prática o que faria Jesus e de que lado Ele ficaria. Mesmo diante da enxurrada de críticas duras e levianas de muita gente que tentou denegrir a imagem daquelas pobres pessoas, os líderes religiosos católicos não se intimidaram e botaram a boca no trombone contra a arbitrariedade de um prefeito intransigente. Agora assistimos tudo que foi denunciado pela Igreja e tem a ver com a péssima assistência que vem sendo prestada pela ação social. Este governo demonstrou na ação de reintegração com toda crueza como fazer o ataque das pragas do Egito adaptado aos dias atuais.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.