Who's amoung us?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O dedo




O todo poderoso chefão-mor do Grupão, disse que perderia um dedo se necessário fosse, mas não deixaria que os sem-terra chegasse a uma condição sub-humana, na rua da amargura. Esse tema foi discutido em um texto postado por mim onde ouve troca de acusações entre Jão e o Padre José Geraldo. Leia aqui. Pois bem, com a enorme desculpa de que não tinha nada haver com isso, que não era problema da prefeitura e nem do prefeito, que já tinha "feito de tudo" para ajudar aquele povo e aparentemente dormindo muito bem por cima dos pães que alguns itabiranos comem e com a consciência limpa e tranquila de que é um prefeito bonzinho e amado pelo seu povo, seu dedo continua no lugar. Conforme disse, o Padre José Geraldo disse que o humilde e bondoso prefeito cortaria um dedo, mas não deixaria os sem-terra na situação de despejo. Pior... Crianças e idosos escurraçados de uma terra que NUNCA cumpriu seu verdadeira função social conforme determina a Carta Magna. Terra improdutiva e que seus proprietários sequer se preocupavam em pagar seus impostos e a prefeitura, debaixo da sua incrível inércia, nunca teve coragem e peito de cobrar, na justiça, através de execução fiscal, essa divida. Porém, com os olhos altivos no lucro imobiliário que traria, resolveram ajuntar-se todos, vereadores, o Grupão e seu terceiro andar, dono e donos de construtoras, Justiça e MP e calaram-se. Todos contra os sem-teto, sem-casa, sem-terra, aumentando-lhes ainda mais títulos como, sem-respeito, sem-moral, sem honra, sujeitando-os a outros nomes como invasores, arruaceiros, imprestáveis, miseráveis e excluídos. As lagrimas das crianças ao verem suas casas sendo destruidas por tratores, policiais com escopetas, espingardas nas mãos prontos para expulsar idosos, cacetetes, cães e truculência prontas para serem jogadas na cara de quem dessafiasse a policia não foi o bastante para sensibilizar essa raça nojenta que tem de ser apagada da história de Itabira. Essa ferida aberta e sem tempo para cicatrizar será a maior marca deste governo fédido e corrupto. Esse prefeito teria de perder o dedo sim, da mesma maneira que perdeu a vergonha, o escrupulo e a compaixão pelo povo. Administrar a sexta economia do estado e dizer que não tem dinheiro para garantir moradia a quem não tem, administrar a sexta economia do estado e dizer que não tem dinheiro para hospital é de dar calafrios. Mas querer construir um Boulevard no centro da cidade faz bem ao ego, afinal, seu nome estará na placa de inauguração prá todo ver: "EU QUE FIZ."
Mas que merd@#%$ de cidade que a tudo isso vê calada. seu povo sendo enchotado de seus lares com a desculpa do famoso, "eu não tenho nada a ver com isso". E a oposição?? Oposição imprestável, que tudo viu e em nenhum momento reagiu. Em nenhum momento vimos vereadores, pré-candidatos, partidos locais se manifestarem. Omissos ficaram, omissos estão. Fez-se necessário vir Movimentos e advogados de fora para defenderem esse povo, o nosso povo. Com exceção da igreja católica, pois a evangélica em sua maioria come na mão da prefeitura, nenhum movimento, classe que seja fez nada. Mas liguemos não, ano que vem todo mundo esquece e é hora de pedir e dar votos. Que se dane aquele povinho enfiado a força num caixote de madeira, dentro de um galpão. Que se dane as grávidas, os doentes, crianças e idosos. Eu quero é o meu, queremos o nosso. Itabira que continue comendo o pão do João. O pão que o demônio amassou...

9 comentários:

  1. Tonny, seu desabafo diz tudo. Tenho vergonha de ser itabirana hoje...

    ResponderExcluir
  2. Putz! Pesado o texto, não!?!?!

    Mas e as ações do despeJÃO, que classificação devemos dar à elas?

    Tony, você bate demais e erra a mão de vez em quando. Mas desta vez, meu caro, me fez sentir vergonha de eu ter me calado. De tanta vergonha, que nem tenho a coragem de colocar meu nome.

    Somos uns merd$#@!

    Ass: Omisso da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Você não tem o conhecimento integral pra falar da oposição como falou. Não sabe de muitas coisas que foram feitas. Sei que muitas em vão.Admito. Faço minhas a maioria das suas palavras. Só não concordo quando diz que todos estão omissos.

    ResponderExcluir
  4. Tonny,
    C O V A R D I A. Isso foi o que fizeram com os sem-teto. Aquelas pessoas não merecem isso. Dói mais é ver aquelas crianças chorando e vendo sua casa ser derrubada pelo trator. Dói mais é ver que em Itabira nada acontece quando o povo é ferido, humilhado e escurraçado. Dói muito ser Itabirano, estou com vergonha de dizer que sou Itabirano.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Edilson, talvez tenha pecado ao generalizar e não posso dizer isso. No momento de intensa tristeza e indiguinação não percebi que fui injusto com pouquérrimos da oposição que fizeram algo. Realmente não tenho conhecimento integral, como o bom amigo também não tem. Mas reafirmo, que não vi e creio que a enorme maioria da população Itabirana também não viu nada expressivo vindo desta oposição em Itabira, a qual faço parte, oposição fria, fraca, conivente e inerte. O povo quer uma oposição forte, que briga, que luta, que está na linha de frente, dizendo a que veio. Escrevo neste blog com a visão de um eleitor e não de oposicionista. Escrevo como cidadão indiguinado de ver tanto sofrimento em detrimento à vontade de poucos. A igreja católica, atráves de seus Bispos, Padres e Frei, deu uma enorme lição de proteção ao próximo. Deu uma lição a todos nós de como é lutar contra um governo injusto e capitalista. Sem querer e sem intenção, calou a oposição, mostrando a todos o que é realmente engajar numa luta, sem esperar resultados vitoriosos, mas pelo simples e primaz prazer de defender o próximo, em especial aos mais necessitados. Que a oposição politica itabirana tenha aprendido o que é lutar verdadeiramente pelo interesse do próximo e não ficar em reuniões que não levam a nada, pelo menos ao povo Itabirano. Saudações querido Edilson...

    ResponderExcluir
  6. Saiu no Diário hoje que os bombeiros acharam um monte de coisa errada lá. Realmente voces tem razão. O prefeito enfiou eles lá nuns caixotes de madeira, com fios soltos e com risco de pegar fogo. quem sabe não é essa a esperança desse prefeito. Que tudo pegue fogo e acabam seu problemas...

    ResponderExcluir
  7. Ei pessoal acabo de ler no site do Frei Gilvander esse texto sensacional publicado pelo jornal o Trem sobre o caso dos sem=teto. Copiei e estou mandando pra vocês. Gilmar Santos, centro.



    RELEASE PARA A IMPRENSA - 03/08/2011 - URGENTE.

    Amiga/o, cf., no Power Point, em anexo, o Terrorismo de Estado praticado no despejo forçado de 300 famílias sem teto e sem terra, em Itabira, MG, Brasil, dias 1 e 2 de agosto de 2011. As fotos são eloquentes. O texto é um apelo à consciência das pessoas de boa vontade.

    Segue, abaixo, Reportagem verdadeira do Jornal O TREM.

    Infâmia épica em Itabira, fruto de injustiça com má política

    (Publicado no Jornal O TREM, de Itabira, MG, A Mina, n. 71, ano 7, agosto/2011, p. 9)

    Numa das cidades mais ricas de Minas Gerais, Itabira, e que abastece o mundo de minério de ferro desde 1942, cerca de 300 famílias pobres foram expulsas, por ordem da Justiça, de um terreno particular que ocuparam por não ter onde morar e ao qual deram o nome de Carlos Drummond de Andrade – terreno improdutivo, cujos donos devem ao município, em IPTU, cerca de R$1 milhão. Todos, incluindo idosos, crianças e doentes, sofreram humilhações traumáticas, talvez irreversíveis. Sem resistência, intimidados por centenas de policiais, com revólveres, cães, cassetetes e helicópteros, deixaram suas casas, construídas ao longo de 10 anos com muita dificuldade. Foram depositados em galpões, divididos em cubículos de madeirite que comunicadores bajulões do poder chamaram, sem corar o rosto, de baias. “A lei deve ser cumprida. Invadiram, têm de sair”, bradaram em microfones. Cabe perguntar se eles se referiram à mesma lei que no papel assegura dignidade a todos os brasileiros. Agosto de 2011: o mês de uma das maiores ignomínias praticadas em Itabira, cuja história agora apresenta um episódio a evocar Canudos, sem morte física e sem messianismo à Antônio Conselheiro. Fruto do casamento diabólico entre política malsucedida e injustiça, esse despejo de pobres em Itabira foi um tiro à queima-roupa na fraternidade, cujo estampido ecoará por 120 anos.

    Clic no link, abaixo, e ouça também a música feita por Adriana, da Comunidade Camilo Torres, em Belo Horizonte, MG: "Meu pedaço de chão..."

    http://www.youtube.com/watch?v=OtwKYz5_LrU

    Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
    e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
    www.gilvander.org.br
    www.twitter.com/gilvanderluis
    skype: gilvander.moreira

    ResponderExcluir
  8. PRECISO PARABENIZAR O BLOG PELA DIVULGAÇÃO DESSE TEXTO. ELE DEVERIA SER IMPRESSO E ESFREGADO NA CARA DE CADA POLITICO PILANTRA E SAFADO QUE HÁ NESSA ITABIRA. NÃO VOU NOMINAR QUEM POIS SEI QUE SERÁ CENSURADO. NÃO VOU DAR MEU NOME POIS SEREI PERSEGUIDO, AFINAL, SOU SERVIDOR DO TERCEIRO ANDAR DO MAIOR CIRCO E BACANAL DE ITABIRA. UMA CAMBADA DE LADRÃO E DISTRIBUIDORES DE DINHEIRO PÚBLICO... PARABENS FILHOS DO CAUÊ.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a maioria do povo itabirano deveria tomar vergonha na cara e se lembrar no ano que vem disso e outras coisas mais que esses governantes vem fazendo com nossa Itabira. Agora eles lavam as mãos, dizendo que tudo foi feito no sentido de se resolver a situação dessas pessoas, tudo mentira. Na verdade só se preocupam com eles próprios, como e quanto vão ganhar na próxima negociata. Não espero justiça dos homens, pois o homem é corrompível,mas, acho que eles deveriam se preocupar mesmo é com a justiça de Deus. Ela pode demorar, mas no tempo certo todos eles terão tudo que merecem.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.