Who's amoung us?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MAIS PROBLEMAS NA UNIFEI PARA O JOÃO

Reprodução, sítio oficial da Prefeitura de Itabira.


Os servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira, segundo a Defato Online (clique aqui para ler), paralisaram suas atividades na última sexta-feira, 19, reivindicando um restaurante universitário com preços acessíveis (RU), melhor infraestrutura, definição do desenho administrativo do campus e eleição direta para diretor. Além desta pauta interna, eles ainda defendem, seguindo uma pauta nacional, reajuste salarial, valorização da carreira, realização de concursos públicos e direito à data-base anual.

Apesar da gestão da Unifei ser de responsabilidade da União, a pauta interna afeta, diretamente, a relação entre a direção atual e o governo municipal, vistas a execução das obras com atrasos e improvisos; da proximidade do prefeito com a reitoria e até na propaganda política passada, na sucessão do João Izael para a prefeitura. Às vésperas desta eleição, a TV Cultura de Itabira produziu e veiculou um programa especial sobre a Unifei, quando mostrou os modernos laboratórios (só que do campus de Itajubá), entrevista com o reitor, com professores etc.. Se minha memória não falha, lembro até do reitor no programa eleitoral do João Izael. Outros episódios estranhos sucederam, tais como disputas de pontes de palitos de picolés, que não entendi como um grupo de alunos colocou o nome de uma delas de "João Izael", sob vaias de alguns outros alunos; salvo fosse uma brincadeira ou livre manifestação estudantil, que acho pouco provável.

Certa vez, como ex-aluno e ex-professor de dependências, falei para alguns amigos da Funcesi, que se eles dessem conta do tamanho e da responsabilidade da instituição, não misturariam política partidária na sua história. Pois então, a direção da Funcesi teve que engolir a vinda da Unifei, com cursos superiores de graça, inclusive com cursos concorrentes, comprometendo a saúde financeira da instituição pioneira.

Só recordando, a Funcesi foi concebida da união entre Diocese, Vale, Prefeitura e Câmara. Destes quatro, dois também foram parceiros da Unifei, a Vale a e Prefeitura. Uma é comunitária e depende da adimplência das mensalidades e a outra é gratuita, com status de "Federal". Concorrência difícil!

Pelo que se percebe, a Unifei já segue para o mesmo caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.