Who's amoung us?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

OCUPAÇÃO DO BAIRRO DRUMMOND

Segundo o portal da Defato Online, cerca de 200 policiais ocuparam o bairro Drummond, hoje pela manhã, para garantir a reintegração de posse, em cumprimento do mandato judicial.

A Igreja católica e a Procuradoria Federal defendem que não deveria haver o despejo forçado. 

Já a prefeitura de Itabira, em nota oficial de ontem, se eximiu da responsabilidade pelo episódio, alegando que a propriedade em litígio é particular e que trata-se de uma consequência de uma ação judicial dos legítimos donos. Ainda na nota oficial, a prefeitura alega ter hipotecado "apoio aos moradores", tendo se mostrada "preocupada" com o problema. Algumas ações paliativas foram feitas, segundo o gabinete do prefeito, no que tange à Bolsa Moradia (pagamento de aluguel) e Panfins (doação de material de construção), para beneficiar as famílias dos sem-teto. Com relação às propostas da prefeitura, de priorização das famílias na distribuição de apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida", da disponibilização de terrenos e materiais de construção e do atendimento às famílias no Programa Bolsa Moradia (Probom), segundo ainda a nota, foram rejeitadas pelos ocupantes.

Outras versões colocam mais dúvidas no processo. As lideranças do movimento informam que parte do terreno é público e que rejeitaram a desocupação, sem que tivessem garantidas as casas para todos os ocupantes.

Ainda é cedo para garantir, mas as informações postadas na mídia dão conta que a operação transcorre em tranquilidade.

5 comentários:

  1. Fernando,a partir deste momento fica mais claro ainda uma coisa,este grupo não tem medo de mentir não tem o menor senso de caráter. Vejo com mais preocupação esta situação dantesca,pois,eles chegam ao cumulo de colocar em xeque,a palavra de clérigos e pastores sérios de nossa cidade,alem de lideranças comunitárias que sempre deram tudo de si para promover o bem comum. Cabe a nós CIDADÃOS ITABIRANOS,procurarmos os esclarecimentos nescessários para esta situação. Quem está mentindo? Quem está mentindo?: O Prefeito?,as Lideranças? (Clérigos Pastores e lideranças Comunitárias?). Estamos em um divisor de águas que poderá mudar de vez o destino de nossa cidade.Cabe aqui um comentário para nos lembrarmos qual é o perfil deste prefeito,vcs se lembram de fato ocorrido no Bairro Jardim das Oliveiras em que uma irmã do prefeito foi barbaramente assassinada pela filha? Esta irmã do tal morava em condições sub humanas em um barraco á beira de um barranco de difícil acesso.Fica aqui uma pergunta: Se nem á própria família ele ajuda a quem ele irá ajudar? Tá na hora de refletirmos com mais acúria e daí procurarmos o que é melhor para a nossa cidade. Finalizando fica uma pergunta: QUEM ESTÁ MENTINDO NESTE INFERNO DE DANTE? SDS.

    Cacá

    ResponderExcluir
  2. Segundo o mesmo portal, homens do corpo de bombeiros estiveram nos abrigos construídos pela prefeitura e encontraram uma pá de irregularidades (leia-se botijões de gás em cozinhas de madeira, instalações elétricas inapropriadas _"a prefeitura queria deixar as fiações expostas, mas os bombeiros não vão permitir que isso aconteça"_) além de extintores vencidos. Ou seja, um barril de pólvora. Se deixasssem assim, acabariam literalmente com os sem-teto.
    Tá lá no site: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=18876

    ResponderExcluir
  3. Como aceitar qualquer proposta deste governo sem que se tenha um mínimo de garantia? Foi o que o governo municipal se prestou nestes momentos em que eles chamaram de negociação ou seja lá o que tenha sido: uma série de promessas de "benefícios" sem nada a garantir em troca da retirada pacífica... ora!!! tenha dó, senhor Prefeito. Quando é que sua palavra se transformou em alguma coisa concreta em benefício da população itabirana?

    ResponderExcluir
  4. COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
    PRESIDENTE: Sebastião Ferreira da Silva(PP)
    RELATOR: Ilton Araújo Magalhães(PR)
    VOGAL: Martha Mousinho Gomes Barbosa(PTN)
    SUPLENTES: Élson Ferreira de Sá(PMDB)
    Solimar José da Silva(PSDB), João de Oliveira Chaves(PR)

    Srs Vereadores Sra Vereadora.

    "Não há paz sem justiça, não há justiça sem direitos humanos, e não há direitos humanos sem solidariedade".

    Se se comprovar toda esta situação vexatória e deprimente pela qual estão sendo submetidos os desabrigados, está mais do que evidente a violação de direitos das pessoas, ainda que a AÇÃO SOCIAL esteja afirmando que estão sendo empenhados "esforços" para minimizar o problema. A partir das manifestações e reportagens elencadas na mídia local, é mister a "Comissão Temática" existente na Câmara Municipal, colocar o pé na estrada e a mão na massa para averiguar in loco o que esta acontecendo nos locais destinados a abrigar os despejados. É inadmissível que estejam passando por privações e vossas Sr.ª não tomem nenhuma atitude. O período de recesso legislativo já passou e as demandas exigem uma postura. Queremos acreditar na eficácia desta comissão temática para elucidar tudo que tem sido veiculado na imprensa e toda a população possa em breve receber oficialmente um comunicado relatando a real situação desses ambientes e dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  5. O 'probrema' é que os vereadores voltaram ontem do recesso e não se assustem se eles disserem que ainda não estão a par da situação.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.