Who's amoung us?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJEÇÃO

 VAIDADE OPORTUNA
 
Alguns meses atrás, fui abordado por um membro da mesa da Irmandade do Nossa Senhora das Dores, incomodado e desconfiado com a postura vaidosa do atual provedor, Reginaldo Calixto, que havia dito que a atual mesa administrativa (cujo provedor é ele) teria avançado 10 anos em 1 e que a iniciativa poderia se tratar de um trampolim político, uma vez que o Reginaldo é aspirante à prefeito.

Então, refleti um pouco e defendi que, de fora a questão de não ter nada a ver esses tipos de comparações, porque trata-se de um cargo de sacrifício a favor da comunidade e todos os membros e ex-colaboradores merecem respeito, achava até legal se essas entidades pudessem contar com mais aspirantes com fortes motivações para mostrarem serviços, porque todos os usuários ganham com isso. É melhor termos um provedor empenhado nos resultados, do que termos meros ocupantes da direção, sem vontade e sem motivação. Desde que não usem os recursos destas entidades para autopromoção, considero oportuna esta simbiose. 
 
É uma relação perigosa e um fio de navalha danado, porque não se deve menosprezar a inteligência deste seleto público, forte formador de opiniões. No fim, tudo se ajeita.
  
 
PROJEÇÃO MÚTUA
  
Na manhã da última quinta-feira, 22, a Vale e o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) assinaram um convênio no valor de R$2.372.045,00, para ser investido na construção da primeira fase do novo Pronto Atendimento (PA) e da Unidade Coronariana (UCO). O projeto, na verdade, é maior e demanda mais investimentos, que a Irmandade espera arrecadar com a Prefeitura de Itabira e demais parceiros públicos e privados, incluindo, ainda, um heliporto e novo estacionamento.
Com estes primeiros investimentos, a expectativa é que o PA passe para 10 mil atendimentos por ano (atualmente, são cerca de 4,2 mil). Segundo Reginaldo Calixto, dentro de 30 dias, o dinheiro da Vale será liberado e as obras têm prazo previsto  para conclusão em 6 meses. Ao que parece, Reginaldo Calixto tem pressa para concluir esta etapa. Afinal, a partir do meio do ano que vem, as eleições estão aí e ele pode vir a ter outro foco na sua carreira pública.   

Com discurso mais centrado, o presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, o bispo Dom Odilon Guimarães, elogiou a parceria viabilizada pelo gerente-geral da Vale, Rodrigo Chaves, e pediu seriedade na condução dos recursos, segundo a reportagem da Defato Online.
 
EM APROXIMAÇÃO?
  
Num papo informal, meses atrás, Reginaldo Calixto me garantiu que não teria interesse de se unir ao grupão para disputar a prefeitura de Itabira e que havia colocado seu nome à disposição para o Dom Odilon. Se assim seguisse, seria um forte nome no páreo, na minha mera opinião. Principalmente se sua gestão no Hospital for reconhecida.
De lá para cá, motivado pelo prestígio do PMDB, que goza de bons minutos de rádio e TV no horário da propaganda eleitoral gratuita, Reginaldo confirmou sua filiação no partido, que compõe o grupo de situação (grupão), mas que esboça sinais de ruptura, depois de se beneficiar com os apadrinhamentos, até o apagar das luzes. Outro ponto, segundo nos consta, Álvaro Pires Guedes, parceiro de negócios dele, é membro do Dem e tem estreitas ligações com o governo Izael, tendo, inclusive, trabalhado na campanha do João Izael. Mas isso não deve ter nada a ver, até porque eu, por relapso, ainda sou filiado ao Dem de Itabira.
 
Outro sinal de trégua veio do prefeito João Izael, no discurso da assinatura do convênio, que insistiu no ponto de Itabira se tornar "referência em saúde", cujos investimentos na área fariam com que o município melhore o atendimento e tenha mais condições em servir as cidades vizinhas. Tempos atrás, Reginaldo havia revelado dificuldades de entrada de recursos da prefeitura no hospital, além do custeio do pronto-socorro. Mas isso, também, não vem tanto ao caso, porque são obrigações do município apoiar a Irmandade, tal como a Irmandade contar com os investimentos do município.
 
Provavelmente, face às essas coincidências e à boca miúda, especuladores dão conta que Reginaldo Calixto pode vir a ser o nome da sucessão do grupo de situação, digamos, de forma velada. Ou seja, o atual grupo o apoiaria, sem se exibir e sem declarar apoio formal a nenhum candidato. Fato que seria de fácil comprovação. Bastaria verificarmos quais seriam os marqueteiros, os "investidores", órgãos de mídia a defendê-lo, apoiadores e seguidores. Eu, particularmente, não acredito nisso e acredito ser intriga da oposição. Será!?!
 
Com a palavra, Reginaldo Calixto...

7 comentários:

  1. Caro Fernando, gostaria de esclarecer alguns pontos do seu texto:

    1) Quem disse que o "HNSD cresceu 10 anos em dois" (e não em um) não foi o Provedor Reginaldo Calixto, e sim, o cardiologista Dr. Caio Seródio, atual Diretor Clínico do Hospital e Diretor Médico do PSMI (opinião dele, externada na posse do Calixto para o 2º mandato e publicada no Diário de Itabira com o devido crédito ao médico);

    2) O Reginaldo tem muito respeito e consideração pelos ex-Provedores e por todos, sem distinção, que contribuíram e ainda contribuem, tanto que os cita e valoriza em todos os eventos do HNSD, inclusive neste do convênio com a Vale;

    3) A "pressa" do Reginaldo não é só nas questões do Hospital, mas em tudo que ele faz na vida - empreender, realizar, está no sangue. Tanto que suas empresas particulares crescem e prosperam graças ao trabalho sério de pessoas lideradas pelo Reginaldo;

    4) O Dom Odilon não pediu "seriedade na condução dos recursos" e sim , garantiu publicamente à Vale que a conduta será esta, devido ao que ele conhece do Reginaldo; sabe que o Calixto considera a transparência e a honestidade uma obrigação. Divulgar o que se faz com dinheiro público (o SUS é público) pra mim é transparência, mas algumas pessoas, infelizmente vêem como vaidade;

    5) Sobre o discurso do Prefeito de “transformar Itabira em referência nacional na saúde”, pense: O que mais ele poderia dizer naquele evento?

    6) Quanto ao relacionamento dele com o Álvaro Guedes, se isso for critério para se desconfiar que o Reginaldo tem ligações com o Grupão, te garanto que você tem muitos mais motivos para desconfiar que tem laços com a oposição pois a ligação dele com minha pessoa é muito mais forte que com o Álvaro – vejo o Reginaldo todos os dias e ainda nos falamos por telefone mais algumas vezes, nos comunicamos por e-mail e SMS via celular... inclusive nos fins de semana. E eu sou filiada ao PV (partido do Damon e sou declaradamente oposição). Aliás, este comportamento não é apenas comigo. É com todas as pessoas em quem ele confia, pois é da natureza dele ouvir, trocar idéias, pedir e valorizar opiniões. Pra finalizar, afirmo que no HNSD tem pessoas de várias tendências políticas: Tem parente do Alexandre Banana (então o Calixto apóia o Agenda 2012?); Ele tem ótimo relacionamento com o Dr. Jackson Tavares (que NÃO concorda com o Agenda 2012); lá também tem pessoas filiadas no PP, no PR, no PSDB... Estão no Hospital porque ele as considera como boas de serviço. Também TINHAM pessoas do PR que foram demitidas porque não têm perfil para servir na área hospitalar. Resta saber se este tal membro da Mesa Administrativa que você citou, ainda é realmente membro e quais são suas motivações para dizer o que disse.

    O Reginaldo está à sua inteira disposição para conversar, é só você marcar. Ele me disse que você tem o telefone. Caso contrário, posso te passar, ok?

    Enfim, este depoimento é de alguém que convive com o Reginaldo, conhece o Reginaldo e sabe o que o Reginaldo pensa e sente. Quanto a uma possível candidatura, vejo como conseqüência natural de um bom trabalho por Itabira, principalmente o voluntário, realizado há mais de 15 anos. Será que se pode afirmar que ele só realiza tudo isto porque quer ser político? Acredito que ninguém faz “trampolim” por tanto tempo! Quem nos dera se todos os que têm pretensões políticas realizassem, ANTES, 15 anos de trabalho voluntário para exercitar o altruísmo e se preparassem, de verdade, como bons gestores e administradores. Quem nos dera, não é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Grande Gândara!

    "Essa é a cara"! Pois é, Gândara. Suas palavras muito valem para endossar quem quer que seja e fico sempre contente em vê-la se posicionar, principalmente com este empenho.

    Sem querer desmerecer seu prestígio e não por cisma ou preconceito com relação ao Reginaldo Calixto, mas por temer costuras políticas de bastidores nocivas (tanto para ele, quanto para a cidade), comuns à todos os políticos que já conheci até hoje, defendo que é super importante que o próprio interessado, no caso o Reginaldo, se posicione claramente, com relação à essas dúvidas aqui externadas por mim, mas que são dúvidas levantadas pelos nossos leitores. Tristes conluios nos fazem reticentes, ora descrentes com a classe política. E aí, sai na frente quem se posiciona melhor, quem escolhe melhor seus parceiros. Enfim, acredito que sairá na frente que for mais claro e verdadeiro com seus futuros eleitores. Condição esta que todos os pré-candidatos têm pecado, até agora.

    Com relação ao Reginaldo, deposito nele as melhores esperanças e aposto nele como um bom pré-candidato para Itabira. Tal qual aposto, também, no Damon de Sena e no Bernardo Mucida. A real diferença, a meu ver, será com quem eles andarão e como se posicionarão diante dos questionamentos, dúvidas e embates. Muitas piores crises eles terão que superar, se eleitos. E nosso papel e compromisso são, democraticamente, perguntar e esclarecer.

    Ao telefone, hoje, vc me adiantou que o Reginaldo está com agenda cheia de compromissos, inclusive fora do país. Então, assim que puder, peça a ele para deixar aqui seu posicionamento próprio. Para facilitar, reenvio o convite para que vocês tenham acesso direto a este blogue, sem moderação.

    Afinal, todos nós trabalhamos voluntariamente para o desenvolvimento da nossa cidade e todos queremos o bem dela.

    Forte abraço e vamos mudar, juntos, a triste sina que se meteu nossa cidade!

    At.

    ResponderExcluir
  3. Ah, com relação ao tópico de defesa 4, Gândara, havia escrito com base da matéria da Defato Online, no quinto parágrafo. Pode conferir: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=19651#Coment.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando.
    Sim, no site defatoonline realmente afirma a questão da seriedade no uso dos recursos. O fato é que Dom Odilon fez um longo discurso, fez orações, leu a biblia - cumpriu mesmo o seu papel de bispo. Ele também disse a parte que citei em minhas explicações: Ele garantiu que o HNSD vai prestar contas para a Vale de "como" cada centavo será investido nesta primeira etapa da obra (dois andares com PA e Unidade Coronariana). Disse que a Vale deve, inclusive, cobrar isso do Hospital. Em sua fala, Rodrigo Chaves pediu licença respeitosamente para o Bispo e disse que quem tem que cobrar é a comunidade, que será diretamente beneficiada com a obra. Dom Odilon se embasou na atitude de Reginaldo Calixto até agora, à frente do Hospital; quando ele assumiu a Provedoria, Dom Odilon aconselhou que ele sempre "prestasse contas"; que o povo de Itabira e também empresas, são muito solidários, prontos a ajudar, mas que fazem isto com muito mais empenho quando existe transparência. Aliás, só como registro, Dom Odilon acompanhou Reginaldo em várias das reuniões que ele teve com a Vale para fechar este convênio. O Bispo é atuante nas questões do Hospital e, mensalmente, Reginaldo vai à casa dele apresentar relatórios, dar ciência do que aconte no HNSD e, principalmente pedir conselhos. E quanto à viagem do Provedor, como te disse, ele irá à Europa com uma comitiva da Federassantas, trocar experiências com hospitais filantrópicos em cinco países daquele continente. Calixto foi convidado para ser membro do Conselho Fiscal da Federassantas, entidade que agrega 240 hospitais filantrópicos e santas casas de MG. Ele tomou posse este ano, junto com a atual diretoria. O trabalho na Federassantas (que não tem fins lucrativos) é voluntário e o Reginaldo vai à Europa com Recursos próprios. Por fim, sei de sua seriedade, bom caráter e compromisso com Itabira e Reginaldo também sabe: publicar, noticiar, cobrar respostas... é isto aí mesmo! O Reginaldo tem muito respeito por você e pelo seu pai, que tbm foi provedor no hospital e, assim que possível, ele fará contato, ok? Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Gândara:

    1) Reginaldo apoiou João em 2008? Reginaldo já foi do PR? Como Calixto avalia o governo João?

    2) Se Reginaldo é tão bom gestor, por que ele não ajuda o partidário Hélio Quadrado a administrar o SAAE?

    3) Qual seria o papel do amigo Álvaro Guedes, do DEM de Cácio Guerra, no governo Calixto?

    4) Qual é o partido do seu fiel escudeiro Sr. Nélio? Qual o relacionamento dele com João Izael? Sr. Nélio, que por sinal é uma excelente pessoa, seria capaz de aproximar João de Calixto?

    5) Gândara apoiou Jackson. Por que agora teremos que seguir seu raciocínio e apoiar Calixto?

    6) Por que Calixto escolheu o PMDB? Calixto acha que o PMDB é do GRUPÃO? O PMDB apoiou João e possui cargos no governo municipal.

    Viva a democracia. Obrigado Gândara e parabéns pela militância política e pelo belo português.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Obrigada por elogiar meu português.

    1)Mais importante que ser belo, é que o português seja claro e acho que foi: Em nenhum momento eu disse que o Calixto é pré-candidato (muito menos candidato) a alguma coisa, logo, seu questionamento de "ter que seguir meu raciocínio e apoiar Calixto", não procede. Apoiar pra quê??? Releia os dois textos e verá que tudo o que eu disse sobre política foi porque o Fernando abordou antes.

    2)O Fernando aceita comentários anônimos aqui no Blog, é prerrogativa dele. Ele já explicou "porquê "aceita e acho que ele está certíssimo. Agora, meu amigo, como seus questionamentos foram diretamente pra mim, eu gostaria que você se identificasse. E Não precisa ser aqui, publicamente, caso você tenha algum receio quanto à isso. Se você sabe que trabalhei pro Jackson (e é verdade, trabalhei mesmo, em três eleições. Trabalhei pro Damon também, em 2008), deve me conhecer, saber onde trabalho. Tenho respostas claras e muito tranquilas pra TUDO o que você questionou, mas não vou te responder aqui pra não abrir precedentes pra outros anônimos. Não vou ficar debatendo "sem saber com quem", quais são suas motivações e ideologias. Caso tenha dificuldade de entrar em contato por outras vias, poderá fazê-lo pelo
    e-mail: m.gandara78@yahoo.com.br, mas identifique-se, ok? E, sim, viva a democracia.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Gândara!

    Como imaginei, sabia que tiraria de letra.
    Provocações anônimas, pertinentes ou não, não são de bom tom.

    Democracia faz bem para o país e por isso fazemos questão de publicar quase todos comentários anônimos.

    Há vários comentários aqui, de cidadãos me criticando, sem assinar, que foram todos validados. Veja alguns nas notas do Funcapi.

    Pode-se considerar covardia, entretanto, prefiro que as as pessoas exponham seus pensamentos mais ocultos, do que tornarem-se fofocas aos pés dos ouvidos, que sequer sabemos de quem, sem chances de nos defender.

    Cabe-nos ressaltar, a todos os leitores, que, só temos moderado comentários quando afirmam algo que não temos provas, ou quando caluniam alguém explicitamente, de forma anônima ou com uso de pseudônimo ou fake. Quem quiser ter acesso privado a eles, estão à disposição em nossos arquivos.

    É isso aí, menina!

    Abraços.

    Fernando Martins.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.