Who's amoung us?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

POLÍTICA ESQUENTA: DIA 23/02 A AUDIÊNCIA DA DORINHA CABRAL

Hoje (Correção: Dia 23 de fevereiro) , às 2 da tarde, acontece a audiência do processo, que Émerson (Gui) de Alvarenga Barbosa, um dos donos da MD Predial e ex-secretário de obras do governo Ronaldo Magalhães, abriu contra Maria das Dores (Dorinha) Cabral de Souza.
 
Dorinha Cabral, no dia 05 passado, publicou um comentário na rede social do Facebook, no fórum "Opinião de Itabirano", contendo uma série de críticas e denúncias contra o Gui e a empresa dele e, também, contra o ex-prefeito Ronaldo Magalhães e o atual prefeito João Izael, que compõem o que se chamava na cidade de grupão. Nos textos da moça, foram disparados adjetivos difamatórios e não pouparam críticas às construções da MD Predial,  questionando “erosões” em algumas das unidades populares, financiadas pelo programa “Minha casa, minha vida” (clique aqui para ler a cópia em outro fórum do Facebook).
 
Então, o que poderia ser um mero excesso de uma cidadã, como opinião individual, a ser retirado do ar por ter perdido a razão caso não comprovasse as denúncias, tornou-se um processo com pedido de reparações de danos morais, prevendo, inicialmente, a quantia de 21,8 mil reais. Desde então, a moça vem recebendo ameaças por telefonemas anônimos, chegando a dizer que ela terá que desembolsar mais de centenas de milhares de reais para os donos da MD e a empresa, segundo postagens dela na rede social.
  
As reações acabaram ganhando conotações políticas e começaram, na verdade, dias antes, vindas do ex-assessor do João Izael e colunista social, Armando Bello, no mesmo fórum do Facebook, quando publicou um comentário de conotação intimidadora, no qual antecipava a informação do processo para ela e para “todos” os demais que comentaram, seguida de uma matéria no portal sensacionalista do Cosme Ferreira, no qual expôs a moça com um boné do PV, com a consequente alusão ao pré-candidato a prefeito, Damon de Sena-PV (clique aqui para ler).
 
Como defesa, Dorinha Cabral passou a contar com um “evento”, no mesmo Facebook, criado por pessoas solidárias à defesa dela, chamado de “Apoio à Dorinha Cabral. Todos contra a corrupção”. Até a manhã de sábado, 78 pessoas confirmaram presença, para apoio moral na sua audiência (clique aqui para ver). Damon de Sena, que está de férias, foi contatado pela reportagem e hipotecou apoio à defesa dela, mesmo não tendo qualquer participação anterior na briga, ou no processo arrolado.
 
Em conversa com um advogado, que nos pediu que não fosse identificado, nos foi adiantado que, muito provavelmente, "não conseguirão indenizações da moça, vista sua limitada situação socioeconômica. Daí, o problema é que ela não tem nada o que perder", ponderou o advogado. O mais certo, acredita nossa fonte, que conseguirão a retirada da publicação do ar (já conseguida por Liminar deferida pelo Juiz) e a devida retratação pública, caso não sejam apresentadas as provas. No máximo, acredita ele, ela pode ainda ser submetida a trabalhos sociais, como pena alternativa. Por outro lado, lembra o advogado, já entra perdendo o ex-secretário de obras e os políticos citados, pela exposição exagerada nos holofotes da mídia isenta (com destaque para as redes sociais) e das autoridades fiscalizadoras competentes, se a reação for interpretada como truculenta.

Portanto, com o episódio que já se tornou político, pode-se acarretar futuras investigações, novos processos em cascata e ainda transformar a moça em mártir, principalmente, se ela for condenada a prestar serviços alternativos, quando ganharia mais exposição.

17 comentários:

  1. É ótimo que a Dorinha esteja levando esse tal de Gui à justiça. Tomara que a Justiça aproveite o processo todo e pergunte ao Gui como é que ele ficou milionário depois de passar 3 anos na Prefeitura como secretário do prefeito Ronaldo Magalhães.

    Noé do Campim Cheiroso.

    ResponderExcluir
  2. Se não houver uma punição para este caso, teremos a certeza que a Lei não vale de nada.

    Ora, assim então fica fácil! Posso sair na rua difamando e denegrindo a moral das pessoas que nada acontecerá comigo. O que me revolta é ver uma cidadã cometer um crime constitucional e NÃO responder por isso.

    Se corrupção, que seja investigado e colocado em pratos limpos. Ou você acha que não me sinto incomodado com os comentário que ouço pela cidade de desvio disso ou daquilo? Quero investigação, pois sou contribuinte e meu dinheiro não é grama, não! Agora o que não aceito é a falta de respeito ao outro. Se ela faz assim com o Prefeito, imagina o que não faria comigo que sou uma funcionária pública?

    Espero que não importe que meu comentário fique como ANÔNIMO, até porque o seu advogado também optou por participar desta forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara servidora, não posso responder pelos demais autores e pelo senso popular, mas posso responder por mim.

      Apesar de eu reprovar os recentes governos e expor isso publicamente, de forma ética, amparada pela Lei e pelo livre direito de manifestação de pensamento, em momento algum, incentivo abusos de "liberdade de expressão", que possam injuriar, difamar ou caluniar ninguém.

      Daí, você tem certa razão em rechaçar os abusos e clamar por justiça. O que defendo é que acredito haver melhores formas para isso. Eu mesmo já fui diversas vezes caluniado por pseudojornais ligados à esse grupo que domina a política e nem por isso movi ações jurídicas. Optei por responder nos mesmos meios da mídia e quando me foram negados ou senti restrições, abri um canal de comunicação. Se todas injúrias caírem na justiça, que já é lenta, não haverá efetivo suficiente para atender à tantas demandas.

      E tem mais. Quem não deve, não teme! Se as imputações levadas à mim não eram verdades, bastou para mim, expor minha versão de defesa. Daí, se os citados são mesmo honestos e nada daquilo que a moça disse é verdade, no meu entendimento, bastaria eles defenderem isso e pedir para ela, que provasse isso no mesmo canal, no mesmo comentário. Por que não? Tal como eu fiz, nas diversar calúnias expostas contra mim, neste mesmo fórum. Percebe?

      Seu comentário está aí, mesmo sendo anônimo, porque nosso blogue faculta isso, desde que não insulte, calunie, difame alguém. Como muito bem conduziu sua defesa.

      Continue conosco e seja bem-vinda!

      Excluir
    2. Não quero entrar na questão se os Ofendidos deveriam ou não ter entrado na justiça. Agora, se eles entraram (que é um direito civil deles), que a Justiça seja feita.


      Não li as acusações que esta imprensa itabirana teve contra o senhor, contudo, era direito seu, caso tenha se sentido caluniado, de entrar com reparação na justiça sim!

      Excluir
    3. No meu caso, não precisou, porque tinha a meu favor a certeza de que tudo era mentira. Bastou publicar minha versão e aguardar o tempo, Senhor da razão. Daí, a reparação foi enviada de outra forma, pode ter certeza disso. Dê uma olhada na aceitação do governo e me diga.

      Já com relação ao caso exposto (da Dorinha), vamos assistir de perto. Quanto mais ela apanhar e quanto mais visibilidade ganhar, mesmo tendo excedido nas palavras, mais se tornará mártir e mais o governo afunda. Sabe por que? Porque boa parte do que ela disse, mesmo que indevidamente, é o que boa parte da população questiona, mas não tem coragem de fazê-lo. Se eu fosse ela, pensaria em se candidatar para o cargo de vereadora.

      No mais, umas questões que me vieram à tona: Moral tem preço? Quanto vale a sua moral? Quanto valem as morais dos "ofendidos"? Está aí outra boa pauta de discussões... Vou estudar o caso...

      Excluir
    4. Fernando, o senhor disse: "Quanto mais ela apanhar e quanto mais visibilidade ganhar, mesmo tendo excedido nas palavras, mais se tornará mártir e mais o governo afunda."

      O senhor acha que ao ser processada por cometer um crime constitucional, em ter atacado a moral e ofendido outro cidadão, ela apanhou??????? Este é o seu senso de justiça?

      QUANTO A ELA SER VEREADORA: Será que algum cidadão de bem em Itabira ficará do lado de uma pessoa que, sem medir suas responsabilidades, sai atirando para todo lado? A dona Dorinha já chamou a população de "otária" por participar de festividades de Natal da Prefeitura. Veja ai ó: http://www.facebook.com/groups/139838689398571/permalink/264041413644964/ o comentário dela está no meio das outras postagens.

      Será que MAIS UMA VEZ o senhor não está apostando suas fichas "políticas" na pessoa errada?

      Não sou de Grupão nenhum, sem partido político, e se estou tomando uma posição aqui é por causa do meu senso de justiça. A Educação que tive dos meus pais foi a de lutar pelos meus diretos e, mesmo nas diferenças, respeitar o próximo.

      Excluir
    5. Caro anônimo, formas de criação distinguem bem as linhagens uma das outras. Lutar pelos direitos é justo e devido, sim. Mas são maiores se os direitos defendidos forem coletivos, em detrimento dos individuais ou dos interesses de grupos ou de beneficiados.

      A Dorinha expôs um senso popular, baseado em indícios, que pode estar errado ou não, mas que só investigações criteriosas e isentas poderão revelar as reais verdades. A cada grito dos ofendidos como honestos, mais tende a população querer conhecer as provas das idoneidades deles.

      Esse senso pode ser medido com facilidade, por meio de pesquisa ou até mesmo de uma enquete. Que tal?

      O que considero interessante é que ela defende um interesse coletivo, do tamanho da população itabirana. Os "ofendidos" estão amparados pela lei e tudo bem se optaram por fazer uso desse direito.

      Só que a questão maior que exponho é que, com efeito, ela ganha notoriedade e visibilidade, aumentada a cada nova exposição. Daí, pouco interessará a minha ou a sua opinião, porque a massa, que não teve semelhantes "sortes" na vida, à esta altura, acredito que já terá formado opinião a favor dela. Percebe!?!

      Excluir
  3. Saber se expressar é o fundamental no mundo moderno, sem palavrões e tal. Quem tem educação sabe entrar e sair de qualquer lugar...Essa dai vai arcar com as consequências...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, sr Anônimo, já estou arcando. Já recebi trocentas mensagens de apoio, criaram um evento a meu favor, alguns jornais locais também estão apoiando, pessoas estão me enviando mais documentos que comprovam várias coisas.
      Não tive a intenção de ofender ninguém, apenas fiz um desabafo que todo, ou quase todo cidadão itabirano estava com vontade de fazer. Se tomou este rumo, nada tenho a temer. Acredito na justiça, se eu for condenada, é sinal que estava errada, se não for...

      Excluir
    2. Dona Dorinha, sei de sua aflição com tudo isso. Tenho certeza que ao colocar a cabeça no travesseiro, a noite, a senhora pensa em tudo que está acontecendo. Será que não é o momento de pedir perdão pelos erros sem deixar, com isso de continuar lutando?

      Excluir
  4. Dorinha deve responder sim, mas o MP deve investigar ! Onde há fumaça a fogo!

    ResponderExcluir
  5. Pelo q fiquei sabendo ela jà é pre candidata pelo pv, agora até q ponto isso ifluenciou a mesma a dizer o q disse já não posso julgar.

    ResponderExcluir
  6. A primavera Àrabe começou com a imolação de Mohamed Bouazizi,como forma protesto contra a corrupção policial e maus tratos. E o Mundo viu a força do povo, quando procura mudança.
    Façamos o mesmo, vamos apoiar essa Guerreira que teve a coragem de escrever o que foi arrancado de nossa garganta.
    Eu não conheço a Dorinha Cabral, mas com certeza vou ao Forum no dia da audiência levar meu apoio na Batalha de Davi X Golias, ou melhor , a Batalha de Dorinha X Gorilas.

    ResponderExcluir
  7. Mas e o João foi chamado de ladrão - ih, rimou. Ele não está processando ela não? Hem Fernando, me responda isso.

    Noé do Campim Cheiroso.

    ResponderExcluir
  8. Poderia dizer que "eles que são garrucheiros (os que nascem ou são descedente dos que nascem em Santa Maria)que se entendam!

    Mas, gostaria de saber o quê decorreu desta primeira audiência e me preocupo com uma pessoa que no afã de tentar expor publicamente alguma pessoa ou grupo de pessoas que momentaneamente administram esta cidade, foi imprecavida e se esqueceu de tomar cuidado ou mudar alguns verbos em seus dizeres.

    Tem um anônimo que escreveu que o Gui ficou três anos, na verdade foram quatro anos como secretário municipal de obras mais não sei quantos meses ou anos como assessor de não sei o quê no primeiro mandato do Jão Izael.

    ResponderExcluir
  9. 8 anos de governo. Se colocarmos uma média (bem baixa, pois somente este ano foram 360 milhões) de 200 milhões no caixa da Prefeitura por ano, teremos uma cifra de 1,6 BILHÕES de reais.

    Só isso! Pra uma cidade de 110 mil habitantes e menos de 50km2 de área urbana. Pra onde foi esse dinheiro??? Pra dentro dos buracos das nossas ruas... só se for!

    Quem sabe o prefeito de São Gonçalo, que não pode se reeleger por lá, não venha pra cá pra acabar com essa bagunça!!!

    Pois os nossos mais de 3000 km de estradas de terra estão pior que nossos asfaltos.

    Nossos PSF's estão sem efetivo.

    Os plantonistas do Pronto Socorro só atendem se você estiver morrendo, fora isso continuam dormindo em sono profundo nos confortáveis quartos do HNSD.

    Não temos água em período de seca e tem faltado inclusive agora com toda essa chuva.

    A Itaurb, nem se fala, não funciona há anos, deixando várias ruas e comunidades rurais à mercê de insetos e doenças provocadas pelo descarte inadequado do lixo.

    O SAAE insiste em ignorar o Plano Diretor (que é uma lei) e foge de suas responsabilidades quanto ao saneamento da zona rural, e também da zona urbana.

    Pasmem!!! A Prefeitura construiu a Vila da Praia, lá no final da Fermag, com casas para aqueles desalojados pela reforma e construção da Avenida Li Guerra. Há 10 anos (praticamente) essas famílias e outras mais (pois o bairro cresceu) passaram a morar ali, sem que o SAAE fizesse a coleta de esgoto até o interceptor que fica do outro lado da estrada (40/50 metros apenas). Ou seja, o esgoto de mais de 50 casas corre a céu aberto nos fundos das casas construídas pelo próprio governo municipal, servindo de abrigo para pernilongos, ratos, baratas. mosquito da dengue. Sem falar no mau cheiro constante que já faz parte do ecossistema da região.

    Corrupção? Com tudo que tenho visto no âmbito federal, estadual e municipal pelo Brasil a fora nos últimos anos, não duvido nenhum pouco!

    Mas, como todo político cobra-criada como são, digo o mesmo: tem provas???

    É de se indignar mesmo, pois roubam sem deixar indícios, e a justiça tarda e sempre falha, pois nunca vi nenhum deles preso por mais de 2 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos responsáveis citados, as considerações. Estamos abertos para defesa.

      O leitor CMCR expôs uma série de críticas e denúncias, que parecem reais e pertinentes, mas não temos como averiguar tudo isso. Daí, os demais leitores devem entender estas colocações, até que nos sejam apresentadas as provas, como indícios e não como fatos.

      at.

      Excluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.