Queda de braços (ou asas) com os tucanos mais graduados. De um lado, o senador mineiro e ex-governador Aécio Neves. De outro, o paulista José Serra. Na disputa, brigas por mais espaço para o projeto presidencial de 2014. Aécio aceitou encolher na eleição passada, mas não aceita, com razão, que Serra o ignore. Ao que parece, os paulistas não querem largar o osso.
Para colocar mais pimenta na crise, estão em produção cerca de 35 vídeos, para propaganda eleitoral gratuita do PSDB, segundo o jornal O Tempo, de 31 de outubro passado, que nada mais são do que "vitrines das vaidades políticas".
Para evitar novos conflitos, o comando nacional decidiu que, nem um, nem outro, sejam protagonistas nas propagandas, a serem rodadas neste mês. Eles centrarão foco nas realizações do ex-presidente FHC - Fernando Henrique Cardoso - (Plano Real, controle da inflação, na privatização das empresas de telecomunicações e na criação da Lei de Responsabilidade Fiscal); nas ações dos governos estaduais com avaliação positiva (que acabará rendendo uns minutos de fama para o Aécio) e nos discursos contra a corrupção que abateram ministros da Dilma Rousseff (PT).
MAIS UMA BICADA DOS TUCANOS NO CEFEM
Não
bastasse a criação da Lei Robin Hood, feita pelo ex-governador
Eduardo Azeredo-PSDB, quando
Itabira perdeu algumas dezenas de milhões de reais, durante o
mandato do ex-prefeito Jackson Tavares em diante, agora a bicada nos
recursos itabiranos vem do senador Aécio Neves-PSDB.
Dos 2%
atuais arrecadados de royalties, calculados a partir do
faturamento líquido das mineradoras, 65% deles ficavam nos
municípios, 25% para os estados e 10% para a União. Com a nova
proposta do Aécio, os municípios cairão para 50%.
Entretanto,
como nossa cidade nunca esteve tão bem representada no governo
mineiro, que é do PSDB, e pelo fato das atuais lideranças
locais terem trabalhado para eles, não há muito o que cismarmos. Ou
não?
Vejam bem, dentre os itabiranos na equipe do Antônio
Anastasia-PSDB, temos o Fabrício Sampaio, como secretário adjunto
de Transportes e Obras Públicas; o Ronaldo Magalhães-PTB,
como secretário adjunto de desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha e
Mucuri e do Norte de Minas, além do autoentitulado "embaixador
de Itabira no governo do estado", Neidson Freitas-PP.
Com
tantos olheiros e "defensores de Itabira", prefiro não acreditar que essa facada do "companheiro"
Aécio seja aprovada.
E POR
FALAR EM BICADAS...
Depois do
rompimento do vice-prefeito Roberto Chaves-PSDB com o governo João Izael-PP, quando colocou à disposição todos os cargos indicados e os
veículos, quase no apagar das luzes e depois de aproximadamente 7 longos anos de benesses, a expectativa era que ele, por solidariedade, renunciasse
ao cargo. Afinal, as facadas só passaram nos companheiros,
deixando-o, até agora, praticamente ileso nos cortes com as remunerações com o
cargo.
Outra bicada é a especulação de que o PSDB estuda a união com o controverso programa Agenda 2012, do PP/PT, encabeçados pelo Perón, Chiquinho, Neidson e uma ala do PT itabirano, que preferiu contradizer os princípios ideológicos, com direito a ocupação de cargos na câmara para o Alexandre Banana e José Francisco, ambos do PT. Não há como defenderem linha de oposição no programa, ao conferirmos as atuações da bancada do PP, que desde a gestão do Neidson Freitas-PP, detêm a presidência da casa e têm sido totalmente subservientes e atuais avalistas do desgoverno Izael.
Diante dos fatos expostos, estou começando a acreditar que é melhor este desfecho. Principalmente pela preservação da imagem da resistente oposição, hoje muito bem preservada pelo grupo de Damon de Sena-PV e outros partidos de esquerda, em francas negociações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.
Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.
Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.
EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.