Graças às lideranças locais, altamente politizadas, bem relacionadas e privilegiadas culturalmente, os moradores têm conseguido façanhas dignas de projeções nacionais.
Falamos de uma inversão sobrenatural, entre a sede, bilionária terra do Drummond e que tanto deveria ser cabeceira de atrativos, sucumbida aos fracassos de uma série de gestões tacanhas e medíocres, contra a participação ativa de uns poucos amantes do lugarejo, que muito menos teria o que apresentar.
Ipoema conta com belíssimas cachoeiras, sim. Tem o museu do Tropeiro, cuja visibilidade poderia ir muito além, se contasse com melhores atenções do governo municipal.
Entretanto, o maior diferencial, vem dessas lideranças. Não canso de receber convites de safaris fotográficos e de pedidos de ajuda para a restauração e edificação da capelinha do Morro Redondo, encabeçados pelo colega multimídia Roneijober Andrade. Ronei tem colocado o distrito no mapa turístico. Digno merecedor as mais altas honrarias. Em sua coluna do Diário de Itabira, usualmente publica suas belas fotos; a maioria registrada nos arredores do distrito, deixando os leitores com água na boca e desejos ardentes de passearem pelas bucólicas paisagens. Ainda articula parcerias com artistas renomados, como conseguiu com a Vilma Nöel, quando conseguiu, praticamente de graça, uma escultura para a compor a paisagem da capela. Mantém ainda, sozinho, um blogue para "abraçar o morro redondo" (clique aqui para acessar)
Reprodução do blogue "Abrace o Morro Redondo" |
A última grande sacada dos moradores foi a comemoração do Halloween, só que bem à mineira, quando colocaram sacis, mulas sem-cabeça e lobisomens nas ruas, pedindo guloseimas da culinária local, compostas de rosquinhas de nata e outras delícias. De tão boa ideia, não poderia dar em outra... Ipoema foi notícia no Jornal Nacional, nesta semana. É isso aí, pessoal. O Filhos do Cauê se orgulha de vocês!
Clique aqui para ver a notícia do Jornal Nacional.
Só o jornal O Trem e o Sacipererê [é que põe Itabira na mídia nacional.
ResponderExcluirJuca Almeida.