Who's amoung us?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FIQUE ESPERTO! VEJA SÓ ESSA...

Quem chamou a atenção primeiro sobre o aumento da conta de água do Saae foram o Jornal Hora H e o site Defato On Line. 

Na edição do Hora H, número 31, o editor da nota ainda denuncia que a "Audiência" iria correr sem divulgação na cidade, uma vez que a Arsae-MG só havia divulgada a "audiência pública" no Jornal Minas Gerais, que é o órgão oficial do Governo de Minas Gerais. Ou seja, seguia correndo na miúda em Itabira, foco da discussão.

O jornal denuncia ainda um convênio entre a agência e o Saae Itabira, no qual a agência se incumbiria de regular, fiscalizar e fazer o controle dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto prestados pelo Saae. Ou seja, coube à Arsae-MG o cálculo das novas tarifas e a definição do modelo tarifário, prazos e reajustes. Muito estranho...

É o segundo aumento abusivo nos serviços prestados na cidade, sem maiores discussões e sem maiores estudos com participação ativa da população atingida, ou seja, nós, contribuintes.

Não é só isso, não vi, até agora, no sítio da Arsae-MG, alguma página contendo os e-mails enviados pela população. A tal "audiência" não correu com transparência.

E tem mais, no Diário de Itabira, de 25/10, outro ponto esquisito... Élio Quadrado, presidente do Saae Itabira, alegou que ele e seus assessores "só ficaram sabendo da audiência quando foi publicado o edital do evento. O diretor-presidente chegou a pensar que a audiência seria presencial, o que não é".  Muuuuiiitttoo estranho mesmo...


A REAÇÃO

Recebemos, agora a pouco, a informação de que lideranças do PCdoB classificaram a "audiência" como "para inglês ver" e que estão em contato com o deputado estadual Wellington Prado, para tentar embargar essa manobra política que pretende enfiar as mãos nos nossos bolsos, para bancar empreguismos de apadrinhados.

6 comentários:

  1. Fernando,

    só uma pergunta, que talvez te causará maior estranheza... porque a PROMOTORA não fiscaliza os incisivos focos de "denúncias" contra a PMITA? Será porque ela é casada com um funcionário da PMITA? Até a presente data, ela só fez duas coisas: proibir os bingos sociais das igrejas e atacar a Funcesi! Porque será?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Não vejo bem desta forma. Se acompanhar melhor, vai perceber a atuação do Ministério Público. O aumento da conta de água, em questão, foi retirado em janeiro deste ano por participação deles.

    Conversei com as promotoras durante a Caravana do MP em Itabira, ocorrida no final de julho, e fomos informados de uma série de defesas deles.

    Tudo bem que não aparecem tanto ou que parecem lentos. Mas a Justiça brasileira é lenta, por causa de excessos de demandas e de pessoal. Aí, figuram de forma distante do ideal.

    Mas, ideal por ideal, melhor se este blogue tivesse uma participação maior da população (que já é boa, é claro); o ideal seria, quem sabe, que tivéssemos mais internautas na cidade, pq nem todos têm computadores e internet; o ideal seria que tivéssesmo um canal de TV para descer a lenha; ou que a população fosse mais ativa, que participasse mais e que colocasse a cara na frente de suas lutas.

    Aqui, aceitamos o anonimato, tal como o MP aceita. Mas, na boa, não é a melhor forma de dar crédito às discussões e de receber atenções. A população, lamentavelmente, ainda ressente e reage como se ainda vivêssemos numa ditadura. O dia que todos perceberem sua força e fossem para a luta, estas atrocidades não mais ocorrerão. Acredite!

    Abraços e continue conosco!

    ResponderExcluir
  3. Existe no Saae um relatorio da controladoria Interna que aponta entre outros absurdos: 83% da entrada no almoxarifado nao tem saida e material nao esta em estoque.Este relatorio e publico e pode ser solicitado junto ao Controlador Inteno por qualquer cidadao.

    ResponderExcluir
  4. Vixe! O que vai aparecer de trambiques após esse aumento na conta de água...

    ResponderExcluir
  5. Perguntas que nao querem calar: quem autorizou a instalacao de torre de telefonia celular na area do Saae (reservatorio) no CDI? Quanto ou quem recebeu por isso?Durante apresentacao do relatorio da Contoladoria um gerente ameacou:"Devagar..!Tenho documentos que que poden jogar a casa no chao".Foi no auditorio do Saae onde estavam reunidos cerca de 60 servidores de carreira, diretor tecnico , Controlador , encarregados e o gerenrte e claro.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, adoro muito este blog e venho aqui tambem para fazer meu protesto e denuncia.tem um vazamento de agua limpa em grande fluxo na rua Juca Machado , em frente a Calhas Brasil ha mais 3 meses e ja yi tecnicos do SAAE tentando resolver o problema e nada, será que só estão preocupados em aumentar na conta e não dar importancia aos seus deveres e obrigações, afinal quem paga por isto somos nós.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.