Who's amoung us?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CRESCIMENTO

Há quase dois anos atrás, eu e o Tonny Morais decidimos criar este blogue político com a proposta de expor e discutir os temas que não eram expostos na absoluta maioria da mídia itabirana.

Estávamos inconformados com o que entendíamos como desinformação, falácias ou factóides plantados na mídia afora, desde que esse grupo político assumiu a cidade.  "Coincidentemente", as assessorias de comunicação da Câmara e da Prefeitura, quase sempre intermediadas pela agência de propaganda oficial, a Promocional, tendo como um dos sócios um ex-secretário de governo, pareciam se aproveitar destes ataques, numa possível estratégia sacana.

O que vimos, perplexos, foi uma imprensa bajuladora, patrocinada com fartos anúncios oficiais e sinais de cerceamento econômico, contra quem publicasse algo que os desagradasse ou que denunciasse os fortes indícios de corrupção e de coação moral.
 
Só para se ter uma noção, recordo-me, quando fui assessor de comunicação na gestão Jackson, a Prefeitura mantinha uma conta anual de aproximadamente 500 mil reais com as agências que atendiam e a imprensa era livre para manifestar o que quisesse. Desde que ocuparam o poder, “coincidentemente”, a cifra investida passou para um contrato de 7.000.000, senão me engano, para 3 anos! Desde então, constatamos que sobraram apenas uns 2 ou 3 Jornais com linhas combativas, contra uns 30 órgãos de “comunicação” propagando só que o que interessava ao grupo dominante. Isso sem contar com os ataques pessoais ou às famílias de bem, bullings e denúncias levianas, publicados nos órgãos duvidosos, contra qualquer um que surgisse como “ameaça” aos desvios.

Pois bem, o Filhos do Cauê pegou, caiu no gosto do itabirano e temos obtido recordes sucessivos de visitações. Como resultado, outros canais surgiram e passaram a dar excelentes contribuições para a cidade, num coro único de defesa da cidade, tais como algumas comunidades do Orkut e a mais nova vedete virtual, o grupo Opinião de Itabirano, no Facebook. O itabirano deixou de ser conformado com a triste sina. 

Méritos nosso? Não. A saturação do sistema estava próxima. Estamos satisfeitos? Não ainda. Temos a humildade de reconhecer que atingimos apenas a camada formadora de opinião, que é uma pequena parcela. Outra autocrítica é que falta-nos mais discussões advindas de outras tendências políticas, para o bem da isenção. Na minha opinião, todos nós temos nossas tendências, queiramos ou não. Somos de carnes, ossos e almas. Eu tenho as minhas convicções, tais como cada um tem as suas. Eu, por exemplo, sou contra este modelo político adotado na cidade, pelo que chamamos de grupão, composto por 19 partidos políticos que ocuparam o poder, com interesses próprios, da divisão de um dos maiores orçamentos das cidades do interior de Minas, em proveito próprio e no domínio da pseudoinformação. Desde então, não se vê mais investimentos significativos na cidade com recursos próprios. Mas, como disse, essa é minha visão ou opinião, que pode não ser comum aos colegas que aqui compartilhamos.


Abrir um canal livre para exposição das opiniões, das mais diversas tendências, sem censura: este é o motivo maior de termos criado este blogue coletivo. A isenção deste canal será atingida na universalidade das opiniões, vindas das mais diversas origens. O veredicto é e será sempre do leitor. Por isto, propusemos um blogue com vários autores, no qual foram convidadas pessoas das diversas tendências. Temos aqui gente ligada ao PT, ao PV, PCdoB, PSB, Dem, jornalistas, marqueteiros, estudantes e gente que desconhecemos suas orientações políticas. Outros convites foram feitos, mas foram recusados, sob alegação de excesso de afazeres, tais como para o José Sana e o Armando Bello....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.