Who's amoung us?

sábado, 16 de julho de 2011

O VALOR DA SUA OPINIÃO - VI (A REPESCAGEM)

Após sermos lembrado do Governo Itinerante, por um leitor anônimo, recordei que o colega Márcio Passos foi secretário fde governo da gestão Olímpio (Li)  Pires Guerra (1993-1996). Daí, pedi mais informações para o Márcio, por e-mail, tendo retornado com a seguinte informação:



"Fernando,
Tenho algumas lembraças sobre o Governo Itinerante, inspirado no Orçamento Participativo que o PT já vinha experimentando em outros municípios.
Coube a mim montar o esquema e formtar o Governo Itinerante, mas não me lembro de valores e outros detalhes.
Toda a equipe do governo ia aos bairros em calendário pré-estabelecido. Primeiro tinha uma plenária e depois os secretários eram divididos em grupos para audiência com os moradores. No final, o tradicional cafézinho com biscoito.
Funcionou bem em todo o governo, mas com mais resultados no segundo e terceiro anos.
Os recursos eram significativos e as obras divididas em "atacado" e "varejo", ou seja: estruturantes e pequenas obras.
O Li gostava muito do contato direito e da participação popular e exigia participação efetiva de seus auxiliares.
Além de destacar e valorizar as lideranças locais, ele se reunia e conversava com o maior números de moradores possível.
O Governo Itinerante ajudou - e muito - estabelecer a liderança de Li e seu governo que terminou bem avaliado, apesar de não eleger seu candidato.
E vamos subindo a montanha.
Um abração.
MPassos"

Pois é, os anos vão passando e as lembranças vão ficando tão fracas, quanto uma diminuta chama de uma vela no finalzinho do pavio. Quando eu comecei a levantar aqui as gestões baseadas em participações populares, comecei os estudos a partir do Jackson Tavares (1997-2000), porque acreditava que este modelo começou na era Jackson. Bobagem minha. O governo Li, mais uma vez, nos surpreende. Em vários aspectos, foi vanguarda mesmo!

Um comentário:

  1. Márcio Passos essa época Itabira fez vários anos em 4!!!

    Governo LI ainda menino marcou tanto positivamente, aLI vi e aprende oque uma gestão eficiente faz!

    Já adulto o tempo vem passando e os gestores atuais cada vez mais nos decepcionando!

    LI não conseguiu deixar um legado que COMPLETA-SE O TRABALHO, e sim aproveitadores da sua história de sucesso como gestor!

    Nunca me esqueço "Itabira fazendo o futuro acontecer"... "Li é liberdade, li é credibilidade"... "Li Deputado Federal é 1236"

    Os bons se vão os ruins ficaram e querem continuar roendo até osso!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.