Who's amoung us?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O VALOR DA SUA OPINIÃO - I

DIGA-NOS O QUE QUER E O QUE PENSA

Criar modelos de gestão pública baseados na participação popular é um dos maiores motes do marketing político, para se alcançar bons índices de satisfações nas pesquisas de opinião pública.

Os primeiros desafios, para o sucesso desses programas, é convencer as pessoas a saírem de suas casas para opinarem, bem como organizar a máquina pública para colocar em prática as reivindicações. Mas, o maior problema da atualidade, entretanto, é o novo convencimento da população para novas participações, quando os planos anteriores culminaram em promessas não cumpridas ou cumpridas pelas metades; agravadas ainda quando as novas propostas vêm dos mesmos autores ou parceiros. Quer dizer, o povo acreditou, participou, opinou e não viu realizar (ou consolidar) quase nada. Difícil acreditar de novo, não?

A cada lançamento, novos apelos, novos chavões do economês ou do jogo publicitário para atrair a boa fé da população, milhões de reais em propagandas, contratações de pessoal, consultorias e por aí vai. O povo segue a onda de novo e daí?

Ao longo da semana, apresentaremos aqui uma análise das estratégias do marketing político adotadas na cidade, nos últimos 14 anos. Começaremos em 1997, na gestão do Jackson Tavares-PT, e chegaremos até as atuais articulações. 
 
Para quem gosta de estudar marketing político, um prato cheio para analisar, guardar e contrapor, por quê não? Não espere você, leitor, que traremos tudo pronto para a mesa, porque este canal e nossa cidade precisa da opinião e participação de todos nós. Opa... já vem essa de participação, de novo...

Pois é... precisa mesmo e nós compreendemos que todos gostamos de opinar, desde quando as opiniões culminam em resultados práticos. Daí, como este canal se tornou um dos preferidos dos políticos, eis que surge a oportunidade de apresentarmos o que pensamos para quem de direito, para quem está ou quem almeja o poder. Sacaram?

Portanto, mãos à obra, dê uma garimpada nos seus guardados, refresque sua memória e nos ajude neste resgate. Remeta-nos tudo que encontrarem, para o e-mail contatoitafq@yahoo.com.br.
 
É isso aí, amanhã tem mais. Até lá.


P.S.:  Esta publicação foi redigida no dia 09/07 e programada no sistema para publicação no dia 11/07, devido às viagens à trabalho por mim assumidas. Volto em breve.

Um comentário:

  1. Dizer que se vai fazer e cumprir o que se disse no jargão político é o mesmo que dar a muleta faltando centímetros para depois ver o coxo tentando andar e tomando inúmeros tombos. A dificuldade de qualquer um em acreditar nessas estratégias de marketing só não chega ao fracasso total devido a alguns bajuladores e puxa sacos serem capazes de influênciar seus subordinados a base de muita ameaça. Tempos virão que nem sobre seus subordinados eles terão poder e para isso, precisamos queimar neurônios por mais algum tempinho até descobrir a estratégia adequada para agir.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.