Who's amoung us?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O VALOR DA SUA OPINIÃO - III

GOVERNO BAIRRO A BAIRRO, 
PARA PÔR FIM NAS DISPUTAS

Já na era do Ronaldo Magalhães (2001-2004), para não usarem o mesmo nome do PT, adotou-se outro programa semelhante, chamado de Bairro a Bairro. Tratava-se de uma proposta mais ambiciosa, que visava superar o OP (Orçamento Participativo), ao extinguirem as disputas entre os bairros, muito comuns no OP, que era administrado por regionais. 

A base de gestão de orçamentos era semelhante à do OP, entretanto, não se viu tanta transparência e não me recordo de terem abordado a proporcionalidade do recurso investido, diante do poder de investimento. Outra questão, que não foi abordada na ocasião, foi o aumento absurdo no orçamento da cidade, desde que o prefeito anterior, Jackson Tavares-PT, em parceria com o governo estadual, investiu em fiscalizações contra a Vale e promoveu a Audiência Pública, que resultou nas 52 Condicionantes Ambientais. De forma crescente e contínua, o orçamento municipal saiu da casa dos 70, para 312 milhões de reais, atualmente.

Pelo que recordo, logo após o lançamento, o programa não foi adiante, salvo me engano, por causa da baixa participação popular ou por causa da pouca aptidão, baixa disciplina e persistência do governo no programa.

Com a palavra, quem mais souber nos contar algo mais. Vamos lá, pessoal. Hora de participar!




P.S.:  Esta publicação foi redigida no dia 09/07 e programada no sistema para publicação no dia 13/07, devido às viagens à trabalho por mim assumidas. Volto em breve!

5 comentários:

  1. Que teminha bom hem? Eu tenho uma historia emblemática a respeito do tal bairro a bairro. Nesta época eu era morador do bairro Bethânia,e haviamos ganhado no OP uma quadra poliesportiva,com cobertura,banheiros,arquibancada e mais um punhado de benfeitorias estruturais,mas o Jackson perdeu e eleição,veio o governo Ronaldo Magalhães com o tal Bairro a Bairro,e em uma reunião com a comunidade,cobramos a tal quadra,ele desconversou e disse que estava nos "planos" dele construir uma quadra naquele bairro. O tempo passou e ele nada,vieram cobranças e ele espertamente,negociou com a Vale,dentro das condicionantes a que ela se comprometeu de cumprir,fazer uma quadra na comunidade,e fez,mas vá lá ver a área construída!!!Uma quadra pescoço pelado muito aquém do poliesportivo que havíamos ganhado no OP, que seria similar ao construído na Gabiroba tempos depois.Portanto,de Bairro a Bairro mesmo ,neca de pitibiríbas,eles faziam como queriam para quem queriam e quando queriam,não havia transparência nenhuma e como seria de se esperar,sumiu no tempo.

    ResponderExcluir
  2. Só um comentário em tempo,olha a prova do que eu disse aí em cima,o cartaz está marcando uma reunião na dita comunidade,coincidência né?

    ResponderExcluir
  3. Fui testemunha ocular desse "bairro a bairro", pois o 3ºandar da PMI exigiu cobertura jornalistica de todas as reuniões e a chefia da TV para favorecer pupilos internos e também se ver livre de mim, escalou-me para árdua tarefa.
    Lembro-me que a coordenadora era a atual vereadora Marha Mousinho, cunhada de Gui(O secretário construtor). Ela muito carismática, ganhou rápido a confiança dos cidadãos!
    E não foi por falta de quorum que acabou-se o bairro a bairro, pois o público sempre comparecia e opinava! Mas antes tinha que ouvir o discurso de autoridades governamentais e legislativas, além dos presidentes de associações de bairros.
    Diferente do OP,o bairro a bairro era de cunho ditatorial e demagogo, e como em todo regime ditatorial a propaganda do governo está sempre presente, comendo a mente do povão.
    Como na Roma dos Césares:
    - Pão e circo a plebe e aos inimigos a Arena de leões.

    ResponderExcluir
  4. So para complementar. Foi no programa bairro a bairro que cosntruiram ou melhor,reformaram uma quadra de esportes cujo valor ficou em R$200MIL.
    A quadra além de se localizar dentro de uma escola, talvez era a única do País a contar com uma caixa de esgotos no meio dela.

    ResponderExcluir
  5. Sei que na Regional 3, o Juca Rosa propos a criação de uma creche, movimento que me orgulho de ter participado sob a batuta da lider comunitária Agenária Ribeiro. Os bairros participantes toparam a ideia que foi apresentada, votada e aprovada. Hoje a creche Bom Pastor é uma realidade e referência para esse segmento. E viva a abertura para a participação popular!!!Que saudade!!

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.