Who's amoung us?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PARA ETERNIZAR...

Não é a primeira vez, mas comentários anônimos como este, merecem e precisam ser eternizados. Vejam só:
"gente como a gente, precisamos ter a coragem de saber e avaliar. sera que temos uma pesquisa para ver a vontade do povo....as lideranças de itabira são fracas e omissas.....gente como a gente nao existe somente para os politicos para todos os itabiranos. chega de ficar de olhos fechados...o tempo do Dr. Jackson foi o melhor, havia credito na cidade, as empresas viviam tranquilas e a joão pinheiro era o maior centro comercial de itabira, mas com muitas lojas fechadas por nao haver condições de compras em nossa cidade. que tempo bom, passear pela avendia sem movimento..... e o distrito industrial, muito credito, boas empresas, muito empregos. como era feliz e nao sabia.... Vamos juntar e fazer analise de itabira apos 2000. maior geradora de empregos de minas gerais pert capita. o distrito industrial deixou de ser cimiterio de industtrias, de 300 empregos foram mais de 2000 com ronaldo e joao, avenida joao pinheiro virou o centro comercial como comercio ativo e bons alugueis. como gostaria de morar em uma cidade onde nao tivesse luz, televisão dinheiro e comeria o que plantava.
16 de julho de 2011 11:33"
DEFESA PREFERIDA DO GRUPÃO
 
No dia 30 de junho passado, publiquei o artigo "Chavões preferidos do grupão" (clique aqui para ler), numa proposta deste blogue de colecionar as mentiras plantadas pelos governistas.
Aqui, na boa... você acha mesmo que durante o governo Jackson, a avenida João Pinheiro não contava com tanto movimento e que havia lojas fechadas? Alegar que Itabira se tornou uma cidade próspera, depois deste governo aí, é de rir alto. Tem sido a defesa mais descarada e que mais os governistas têm investido tempo nela.
 
A COBIÇADA AVENIDA JOÃO PINHEIRO
 
Para o azar deste afortunado anônimo, eu, de 1996 a 2003, mantive uma loja nesta avenida. Desde a canalização do córrego da Água Santa, que cortava a avenida com esgoto a céu aberto, feita na gestão do Olímpio (Li) Pires Guerra, sempre foi difícil e caro conseguir manter um negócio nesta área. 
 
O trânsito, então, já era caótico, víamos brigas de comerciantes vizinhos por estacionamento para seus clientes, vimos a secretaria de desenvolvimento urbano ter que implantar o Estacionamento Rotativo, no governo Jackson, ainda foram experimentadas várias alternativas para escoamento do trânsito na saída da avenida com a praça Acrísio Alvarenga, a região padecia com poluição sonora dos carros de som-volantes e tantos outros problemas mais. Cheguei a esperar por mais de um ano, para conseguir um ponto comercial novo, ainda em construção, porque o dono do imóvel anterior pediu o ponto para instalar um negócio próprio.


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO? ONDE?
 
Falar, também, que a cidade passou a se desenvolver, da gestão Ronaldo Magalhães para cá, é outro jogo sacana. Recordo-me de uma cena risível, dos candidatos, Ronaldo Magalhães e João Izael (campanha majoritária do ano 2000), num lote vago do Distrito Industrial, quando prometeram tirar o distrito do abandono.
 
É verdade que o governo Jackson não deu sequência ao projeto de industrialização do Li. Mas havia uma plausível justificativa: cerca de 95% dos empresários que pegaram dinheiro emprestado do Fundesi – Fundo de Desenvolvimento Econômico de Itabira – custeado pelo município, não pagaram suas dívidas com o fundo. Por conceito original, o Fundesi seria um fundo rotativo para o fomento econômico. Sem girar, por causa da inadimplência não previsível e por se concentrar nas mãos de empresas de fora, caloteiras, diga-se de passagem, não havia porquê manter o programa da forma conceituada anteriormente. Foram contratadas consultorias e auditorias, mas não se encontrou outra saída que fosse a mudança de foco, quando se investiu no Turismo Cultural (Carlos Drummond de Andrade, pelos Caminhos Drummondianos, Memorial etc.), Ecoturismo, de Esportes Radicais e na educação superior, quando trouxe a Unipac. 
 
Voltando ao Ronaldo e João, pois bem, foram eleitos e cadê o crescimento do distrito? Nem o mato eles tiraram dos terrenos baldios. O Distrito I está desleixado, empresas encerraram seus negócios, por falta de apoio ou mesmo por mudanças econômicas dos mercados locais e mundiais, como a Drugon, Moinho Cauê(? do Denilson Matoso), indústrias têxteis e de colchões. O Distrito II continua abandonado e cheio de mato, sem nenhuma indústria instalada, com exceção da Unifei, que foi construída completamente isolada nesta região. 
 
E o Itec? Este é o maior descalabro. Sem comentários. Para quem não sabe ou não viu, melhor dar uma olhada neste artigo. (Clique aqui para comprovar).


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO?
CLARO! MAS SÓ PARA ELES.
 
Essa panela do grupão adora mesmo se gabar de que enriqueceram, que faturam alto com a especulação imobiliária. Fazem isto descaradamente, de cara limpa. 
 
O bom para a cidade é termos "empreendedores" que arrematam tudo, a qualquer preço, para inflacionarem tantos os lotes, ao ponto da maioria não ter condições de comprá-los, ou quando comprar um apartamentinho, financiado até o final de suas vidas, pagar os preços mais caros do estado. O bom é sabermos que arremataram quase tudo, inclusive por meios duvidosos, como uso de “laranjas”. O bom é o município não contar com políticas públicas de habitação popular, ao ponto de vivenciarmos, na "cidade do bem viver", a invasão de terrenos particulares e do jardim da prefeitura. O bom é vermos políticos comprando empresas por centenas de milhares de reais. O bom é assistirmos uns 10 bem-aventurados irem à Europa, num frequência tão alta, como a gente vai à Itambé ou Santa Maria.
 
Para esta postagem, titubiei muito tempo, se a chamaria de "Consolidando as suas conquitas" ou "Cidade do bem viver", porque ambos conceitos são geniais. Tanto um, quanto outro retrata, exatamente, o que a população pensa acerca de uma meia dúzia de uns dez agentes políticos ligados à situação, quando se viu, por mais de uma década, esses agentes enriquecerem "espontâneamente", enquanto toda a população padece com as piores administrações da história.

2 comentários:

  1. Em busca dos candidatos ‘acomodados’
    Você está tranquilo, trabalhando em sua mesa. De repente, o telefone toca e é um politco sabido tentando falar. Qual é a sua reação?

    Se você não sabe ainda qual é a resposta, é melhor pensar rápido. É bem provável que seu telefone em breve toque, e você precise saber o que fazer. claro quem quer ver vera, lembre-se de joao pinheiro, ao lado lojas com aviso aluga-se (nilo de freitas), o mundo não teve vez, mas a cidade nos ultimos 11 anos foi maior e sabemos disso. pesquise lembre-se que és pó e em pó voltaras.....nao deixe de pensar...uma boa pesquisa talvez faça falta aos filhos do caue....saber o que o Itabirano esta pensando, porque o Prefeito de Itabira de 2013 em diante ainda nao apareceu..
    te dei uma boa dica, fica ativo porque o que estamos discutindo nao vale nada...nada mesmo porque o povo é sabio.
    e sabio deveria ser quem pensa!!!
    ah, esta aberto para voce ser candidato a prefeito, pois quem sabe ainda nao tem rejeição e quem nao tem rejeição tem condições pode ser luma boa...espere seu telefone tocar e faça parte da corrente. falo nandinho.

    ResponderExcluir
  2. Quero lembrar de uma grande obra do governo Ronaldo Prefeito, João Izael vice, também conhecido como "Governo Duas Cabeças, Quatro Mãos", nome dado pelos próprios durante a campanha eleitoral: falo da canalização do Córrego Periquito, aquele que passa alí, no fundo do bairro Hamilton, perto da empresa SPA. Durante o governo Ronaldo/João, foi emitido o pagamento e publicado no Diário da cidade, com o valor de mais de R$ 19 milhões à Global Engenharia (salvo engano quanto ao nome da construtora). Canalizado, arborizado, com pista dupla, ligando a região ao Gabiroba... o fato foi motivo de denúncia no MP pelo então vereador de oposição, Alexandre Banana, pois o córrego está lá (até hoje) sem canalizar, coberto de mato e servindo de criadouro de pernilongos.Porém, não sei o que o MP apurou, se a denúncia tinha procedência, enfim, o "final da ópera" não foi divulgado. Gostaria que o Banana nos desse notícia deste fato.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.