Who's amoung us?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

CHAVÕES PREFERIDOS DO GRUPÃO

Uma mentira dita mais de 100 vezes, torna-se verdade um dia. Esta é uma citação atribuída a ninguém menos do que Adolf Hitler. Isso mesmo, o nazista responsável pelo holocausto. Apesar de infame, Hitler sabia o que dizia e é bem provavel que tenha feito uso desta estratégia, que funciona, principalmente se ninguém expôe o contrário...

Tenho colecionado e estudado algumas mentiras ou meias verdades do grupão para acobertar os desvios, ditas pelas lideranças, cargos de confiança e beneficiários do grupão, que, tal como a afirmação do Hitler, serve para confundir a massa, ressalvadas as proporções, é claro. Exponho algumas delas, para que você (leitor) possa confirmar se já ouviu algo assim:

O que o grupão alega...
O que esconde...
“Gente que só fica reclamando, à toa. O que já fizeram pela cidade para melhorar?”
Forma de se eximir das responsabilidades, como gestores ou fiscalizadores públicos, tentando mudar o foco para o crítico ou para algum membro da imprensa verdadeira e que não aceitou ser chapa-branca. Na verdade, se a crítica partiu da imprensa e for pertinente, por parte da imprensa, está cumprida a missão dela. Já da parte de quem foi pago para executar ou fiscalizar e não cumpriu, ficou em débito.
“Gente invejosa”
Ocorre em confissões ou em denúncias espontâneas veladas, sugerindo que enriqueceram mesmo e que todos os demais querem o mesmo. E nem sempre é assim.
“Itabira é uma cidade rica de oportunidades” ou “é uma das cidades que mais emprega trabalhadores da construção civil” ou qualquer outra alegação semelhante de crescimento econômico da cidade, muitas das vezes citando e mesclando nomes de empresas idôneas com nomes de empresas associadas à ex-secretários ou assessores do governo.
A estratégia de mesclar nomes de empresas idôneas e que nunca dependeram ou fizeram uso de benesses públicas, ou de criar a sensação de que vivemos numa cidade próspera, é para iludir o eleitor e ocultar que os parceiros deles tenham enriquecido depois que ocuparam cargos públicos ou mesmo de terem sido beneficiados com os esquemas políticos.
"Primeiro as prioridades, os nomes depois".
Arapuca eleitoral para atrair a atenção dos eleitores desavisados ocupando-os e usando-os na “formulação” de um pseudo projeto democrático de gestão, composto por indicações populares. A surpresa vem depois, quando alegarão que os melhores nomes para “gestores” e atendimento das indicações, têm que vir dos partidos deles próprios, ou seja, usam da boa fé do cidadão em benefício deles próprios.
"O projeto do Itec (ou da Unifei) é para 20 anos".
Não deram conta em cumprir com a ação ao longo de décadas de governo. Daí, defendem-se da lentidão e desvios, alegando que precisam de mais tempo. Ou, na verdade, pode ainda ser um projeto original de ficarem por 20 anos (ou mais) no poder.
"Com tantos problemas na saúde de Itabira e com falta de médicos, os poucos que podem atender ainda inventam de se candidatar".
Como o principal oponente ao grupão é médico, tentam enganar os eleitores sugerindo que um médico eleito, é um médico a menos para atendimento, ocultando que o mesmo, se eleito, teria poder de contratar muitos outros médicos e atuar em políticas públicas de saúde mais consistentes.
"Não gostamos da palavra promessa. Aqui, estamos devolvendo, em forma de serviço, aquilo que propusemos em nossa campanha".
Como não cumpriram com as promessas de campanha, adotam o eufemismo para esconder o cumprimento parcial e superficial das próprias propostas.

Mais antigos...
"Itabira é inocente! Fomos absolvidos e não temos qualquer problema na polícia federal, ou Justiça, ou Ministério Público...".
Parte da fala usada na campanha majoritária passada, depois que a Polícia Federal recolheu computadores e documentos na prefeitura após indícios de superfaturamento de obras arcadas com verbas do governo federal, como o caso da Ete Laboriaux. E é verdade. Itabira é inocente, já o governo...
"Seremos referência nacional em saúde, educação, segurança..."
Mais algumas promessas de campanha do grupão, ornadas e floreadas com jargões do economês, sendo que nem as promessas do primeiro mandato cumpriram. Forma de promoção como se bons gestores fossem, que agrada e seduz principalmente a elite, ao “falar bonito”.

E a coleção continua. Caso se lembrem de mais algum chavão, mande-nos para completar o trabalho... ops... acabei de me lembrar de mais uma...

4 comentários:

  1. Fernando, uma coisa é inegável: o GRUPÃO é competente para ganhar eleições. Independente dos seus métodos ou mestres. Você há de convir que a oposição vai para o 3º pleito eleitoral sem discurso definido. E, pasme, cometendo os mesmos erros do passado. Será que a oposição vai amargar a 3ª derrota nas urnas? Vale lembrar que o pré-candidato da oposição tem 2 de cada 3 votos em Itabira. Ou seja, 33,33% dos votos, hoje. Se tivermos 3 ou mais candidatos, a matemática assegura a eleição da oposição. Se tivermos uma eleição pleblicitária como em 2008, é derrota na certa. Portanto, eu, um bobo que não sabe de nada, sugiro: ao invés de apresentar aqui a malícia e astúcia da situação, apresente os caminhos para a oposição chegar à vitória.
    No mais, parabéns, um abraço e vamos juntos lutar para mudarmos esta história.

    ResponderExcluir
  2. ASSISTAM AO JORNAL DA ALTEROSA AMANHA... REPORTAGEM SOBRE O DESCASO COM A SAUDE ITABIRANA...

    ResponderExcluir
  3. FERNANDO, PARABENS POR ESSA MATERIA.DESMACARANDO ALGUMAS DAS TRAMOIAS COMUNICACIONAIS DESSE GOVERNO QUE ESTÁ ACABANDO COM NOSSA ITABIRA. ESSA SUA ANÁLISE FOI MUITO BEM FEITA.

    LOURO JONES.

    ResponderExcluir
  4. um sonho uma vida, lembramos de 2000 com Jackson no poder, loja na avenida joao pinheiro fechada sem ter quem ocupasse...bem os tempos são outros, itabira tem mais minerio, tem mais gente trabalhando, a historia muda com vida nova, faculdades, universidade federal, alunos e vida nova para nossa cidade.
    vamos dar as maos, vamos preocupar com o futuro de nossa cidade, pois estamos preocupados e vamos ver os ratos correndo pela corda ao ver o navio afundando politicamente.
    verdade ou mentira, itabira tem futuro.
    vamos participar e viver a itabira nossa e de nossos filhos.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.