Who's amoung us?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CURTAS

DE DOER...

"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que  tem à sua volta." Autor - Maquiavel , Niccolo.
 
 
TREM BALA
  
Sempre bom e agora reconhecido nacionalmente, o jornal itabirano O Trem ganhou um jabazão da Globo News, no programa Manhattan Connection, com direito a exibição da capa e fartos elogios, classificado pelo jornalista Lucas Mendes como "um primor de jornal, um texto bem escrito, muito boa informação... quê mais que você quer?".

Se me permitem e já com licença dos apresentadores, ressalto que, além da qualidade editorial, O Trem teve e tem ainda um papel significativo na cidade: ele é precursor das demais iniciativas de mídias independentes, que vieram depois que ele despertou o sentimento de inconformismo e posterior reação, inclusive este blogue, para a reviravolta que se desenha para a liquidação da pior estirpe de politicagem já feita na cidade, o famigerado grupão.

Que morram de inveja as assessorias de comunicação oficiais, a imprensa bajudadora, a TV Cultura e percebam, a tempo, que é possível crescer e se projetar bem mais, sem ser subserviente, chapa-branca e sem vender a mãe. Parabéns, Marcos Caldeira, pelos 6 anos d'O Trem!  (Clique aqui para assistir)
 

RESPEITO E RECONHECIMENTO REAIS

Água corre mesmo é para o mar. Nozinho, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, está prestes a fechar o segundo mandato com chaves de ouro. Como tem boa intenção e trabalha duro para que tudo dê certo, tudo funciona à reboque, em sinergia.

Esta semana, o prefeito encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 36/2011, propondo gratificação especial aos servidores públicos municipais, em reconhecimento aos relevantes e bons serviços prestados em prol do município. Para balizar o seu sentimento de gratidão, dois dados relevantes confirmam a eficiência do governo: a  pesquisa de clima de satisfação interna, que apontou 95% de satisfação dos servidores em trabalhar na Prefeitura, e os números da pesquisa de opinião pública do Instituto Vox Populi, que apontou 86% de avaliação positiva da população, sobre os trabalhos prestados.


OUTRO RECONHECIMENTO

Mal o Congresso Nacional aprovou a resolução 2.819, que autoriza (mas NÃO OBRIGA) a alteração do número de vagas da câmara municipal de Itabira, de 11, para 17 vagas, que os nobres edis trataram logo, em tempo recorde e superior até do que os projetos de caráter Urgente/Urgentíssimo (que têm até 45 dias para apreciação), de aprovar a alteração, em apenas 22 dias de tramitação, segundo o Diário de Itabira, de segunda-feira passada.

Pelo que se pode perceber, parece um franco reconhecimento que será difícil a permanência deles no próximo mandato, por causa da postura submissa que adotaram, com relação aos seus deveres de fiscalizar o executivo. Aí, nada mais adequado que aumentar o número de vagas, de reformar e ampliar o prédio, preparar novas vagas para contratações... Aí, quem sabe, sobra alguma boca...

5 comentários:

  1. Com relação ao TREM eu já sabia faz tempo e não foi por acaso que já sou admirador e tornei-me assinante faz tempo.Inclusive de vez em quando dou lá meus "pitacos" com artigos ou missivas.Com relação ao tipo de material impresso na cidade e "tão elogiado" por nossos edis nas sessões da Câmara que até incluem "Moções de aplausos" e outros títulos honoríferos, demonstra-se claramente o reduzido nível intelectual daqueles que se valem desses jornalecos para suas fontes de pesquisa e suas análises parciais. É por essas e outras que o TREM não faz parte da "banda podre" nem do "chapa branquismo", quem o detesta e nega sua qualidade, continua a chafurdar-se na lama da ignorância por medo de descobrir o novo,lidar com o contemporâneo e aprender com o libertário, a verdadeira via da cidadania responsável.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Martins, essa máxima vale apenas para os governantes, ou vale também para aqueles que querem governar?

    DE DOER...

    "O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta." Autor - Maquiavel , Niccolo.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo,

    Da parte do Maquiavel, não posso responder, mas de minha parte, posso garantir que vale para TODOS os governantes e aspirantes, inclusive com efeitos proporcionais à quantidade, intensidade (de bondades e ruindades) e qualidade dos mesmos.

    Veja só, não há político que só ande bem ou mal acompanhado. Os conjuntos (ou coligações) são heterogêneos. O que os difere, entretanto, são quais poderes de decisão (ou persuasão) eles têm, quem são, quantos, ou seja, interessa é o todo, como a média resultante, de preferência e para maior aferição, analisada como média ponderada.

    Há uma série de nomes que poderiam ser destacados, que prefiro não citá-los. A melhor oportunidade que Itabira teve foi na eleição passada. Havia poucos nomes ruins ou fracos no lado do Damon e Alexandre. Já do lado de lá... haja balança para pesar tanta coisa ruim. Tanto é que os resultados estão aí.

    O desafio agora, para a próxima eleição, será separarmos, de novo, o joio do trigo. E cá entre nós, misturam-se bem para tentar disfarçar, bem como outros, tidos como bons, revelaram-se maus...

    Não é?

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso o reconhecimento internacional do nosso querido jornal O TREM Itabirano. Sou assinante e tenho orgulho de minha cidade ter um jornal assim. Até gravei o vídeo do Lucas Mendes elogiando O Trem lá no programa Manhattan Connection da Globo News. O pessoal do jornal merece pois faz um trabalho de inestimável valor cultural em Itabira e não faz como muitos, que só sabem sugar dinheiro pública.
    VIVA O TREM E VIVA A IMPRENSA ALTERNATIVA E SÉRIA.

    SANDRA ALVES CABRAL, PROFESSORA. BAIRRO PARÁ.

    ResponderExcluir
  5. Itabira não é conhecida mundo afora somente pelas falcatruas e pela desinteria de seus políticos (que continuam achando que o prédio da PMI é um enorme pinico). Parabéns à galera d'O Trem (podemos dizer que em Itabira há vida inteligente) pela ousadia, pela inteligencia e por não precisar ser chapa branca pra existir. O céu (com muito caráter e honestidade) é o limite... por falar nisso (em limite), onde anda o nosso ex homem bomba (LZ)?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.