Who's amoung us?

sábado, 25 de junho de 2011

PT de Itabira ladeira abaixo


Por Rodrigo Antônio da Silveira


"O parecer do relator do PT estadual, Willian Valadão, que trata da coligação entre o PT e o PP de Itabira não deverá ser apreciado tão cedo. O lóbi que o presidente Alexandre Banana tem feito junto aos membros da Articulação, grupo majoritário no Diretório Estadual tem surgido efeito. Não bastasse o apoio dos mais “iguais”, entre eles os ex-ministros Patrus Ananias e Nilmário Miranda, Banana tem entrado em contacto com outras lideranças influentes da direção estadual, conseguindo protelar a apreciação do parecer da relatoria, desfavorável à Executiva Municipal, que reluta em exercer a democracia interna no partido, garantia de debate sobre temas e opiniões divergentes.
O relator defende a anulação do ato que celebrou a coligação do PT com o PP, realização de plenária com presença de três membros da Executiva Estadual, sendo delegada a esta instância a convocação dos filiados via correio para definir os rumos que o partido deverá seguir em 2012. Ou seja, desautoriza as deliberações aprovadas pela Executiva Municipal do PT, que segundo os dissidentes, foram sacramentadas no final do ano passado sem convocação prévia dos filiados para debater o tema. Ainda segundo os dissidentes do PT, a partir de 1º de janeiro de 2011, o presidente Alexandre Banana e o vice José Francisco já haviam garantido em suas contas bancárias, salários oriundos de cargos comissionados na Câmara Municipal, negociados por eles próprios, fruto do acordo PT/PP para viabilizar a fantasiosa Agenda 2012. Se as partes na disputa interna no PT itabirano estiverem criando factóides para desgastar a oponente, o tempo se encarregará de apontar a verdade. Mas não resta dúvida que o Alexandre Banana jogou no lixo o seu passado político como vereador por dois mandatos irreparáveis, exercidos com combatividade, competência, ética, perseverança e integridade moral, ao se juntar com aqueles que utilizaram métodos repugnantes para desestabilizá-lo como líder da oposição e o massacraram ao longo de 10 anos através da imprensa chapa branca, que agora o adula por interesses outros que não os da maioria da população.
Segundo fontes da direção estadual, nunca antes na história do PT de Itabira, existiram indicativos de que a Executiva Municipal agiu em desacordo com o regimento interno e o estatuto do partido. Neste episódio os indícios são evidentes, atesta o relator, Willian Valadão.
Decisões equivocadas como esta que engessa o PT local vem se acentuando nos últimos anos. A gestão centralizadora, antidemocrática e excludente do José Francisco na presidência do partido em 2008 confirma essa tendência. Nas eleições daquele ano o PT lançou chapa incompleta de vereadores porque não conseguiu contemplar a cota de mulheres na coligação proporcional com o PCdoB. O vexame foi total. O PT foi coadjuvante na composição com o candidato a prefeito pelo PV, Damon Lázaro de Sena, e depois de 20 anos não conseguiu quociente eleitoral e deixou de ter representante na Câmara Municipal, a não ser com a entrada pela porta dos fundos do Alexandre Banana e do José Francisco que no início do ano assumiram cargos de confiança no poder legislativo.
Alexandre Banana precisa rever conceitos elementares sobre tolerância e democracia, avaliar seu desempenho pífio na eleição para deputado estadual em 2010, estar aberto aos clamores da militância e arejar o partido que se deteriora na clausura de sua sede, cada dia mais vazia de gente e de idéias".

2 comentários:

  1. Cada um tem razão do seu ponto de vista.
    Se olharmos pela ótica de que o Alexandre sempre foi um soldado, sendo candidato e apoiando candidatos da sigla, podemos dizer que há coêrência na força política que ele tem. Também, seria muita pretencão de quem acaba de chegar ao partido, sem conhecer a história e vínculos do Alexandre, querer assumir o comando da legenda local. Bom, há um ditado que diz: Quem, quer apanhar a galinha não faz XÔ! Ou seja, se o Bernardo que ser uma liderança da sigla, deve conquistar com ações, votos e simpatia...

    ResponderExcluir
  2. O grande problema do PT de Itabira que não coerência em seus ato sbem como dos seus represnetantes... e muito fácil dizer que Bernardo quer tomar o ´PT para ele o que não é verdade. Verdade é que o Bernardo simplesmente quis voltar as raízes e tentar recuperar os valores dos quais o PT foi criado . Além disso, esse união PT/PP foi imposta e não proposto... O pior é que com a confusão ficam aí falando um monte de babozeiras de Bernardo devido ao incomodo pessoal de alguns do PT de Itabira. Meu conhecido e primo Carlos Galeno Gomes de Magalhães é de Itabira, foi ex marido de Dilma, fundador do PT nacional e hoje ocupa espaço de representatividade no governo federal. Isso é exemplo de ideologia e de gostar de ser PT.

    Abraços

    Heleno Magalhães Silva
    helenomagalhaessilva@hotmail.com
    8644-2377

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.