Who's amoung us?

domingo, 12 de junho de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA: PADRE ENTRA EM JEJUM PERMANENTE PARA PROTESTAR CONTRA O PREFEITO DE ITABIRA

NOTÍCIA DA SEMANA: PADRE ENTRA EM JEJUM PERMANENTE PARA PROTESTAR CONTRA O PREFEITO DE ITABIRA. O Padre José Geraldo, Pároco da Regional I da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, fez agora à noite (12/06/2011) uma declaração dura contra o governo municipal de Itabira, informando para todos os presentes à principal missa da semana na... Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Igreja de São João Batista, Bairro João XXIII) que ele iniciou um JEJUM PERMANENTE na última quinta-feira, após a reunião em que o prefeito se recusou a assumir qualquer compromisso formal com os moradores do Bairro Drummond, ameaçados de despejo. Antes da fala do Padre José Geraldo, que aconteceu quase no final da missa, após o momento da Comunhão e antes da Bênção Final, uma colaboradora leiga da Igreja leu uma correspondência do Bispo Dom Odilon, responsável pela Diocese, declarando o apoio da Igreja Católica da nossa região aos moradores e aos manifestantes que estão acampados há algumas semanas em frente à Prefeitura Municipal. O padre reafirmou que a Igreja está assumindo a sua opção pelos pobres e criticou a administração municipal e os demais responsáveis pela área invadida, afirmando que há fortes interesses particulares na área em questão e dando a entender que já existe algum tipo de "negociata" nos bastidores para criar mais um novo loteamento no local assim que as famílias forem despejadas de lá e que tem muita gente que está querendo ganhar dinheiro com essa situação, deixando evidente que a mesma especulação imobiliária que está levando à alteração de vários pontos do Plano Diretor de Itabira está por trás da expulsão dos mais pobres de suas casas no Bairro Drummond. Ao final, ele declarou que MANTERÁ O JEJUM ATÉ QUE O PREFEITO RESOLVA TOMAR ATITUDES VERDADEIRAS E MAIS JUSTAS EM BENEFÍCIO DAS PESSOAS MAIS POBRES E ASSINAR UM COMPROMISSO FORMAL PARA GARANTIR A DESTINAÇÃO DE UMA ÁREA PARA ESSAS FAMÍLIAS CONSTRUÍREM SUAS CASAS E TEREM RESPEITADO O SEU DIREITO À MORADIA. E completou dizendo publicamente que quer QUE ESSA INFORMAÇÃO SEJA DIVULGADA A TODAS AS PESSOAS e que QUEM QUISER APOIÁ-LO PODE TAMBÉM ENTRAR EM JEJUM, se estiver em boas condições de saúde, ou ENTRAR EM CONTATO COM ELE para saber mais sobre esse grave problema que está acontecendo em Itabira e sobre o apoio dele e da Igreja às famílias pobres que estão sofrendo com a falta de responsabilidade de nossos governantes. Para saber mais ligue para a Secretaria da Paróquia (3834-2808) ou na casa do Padre José Geraldo (3834-9756).

6 comentários:

  1. Nossa solidadriedade ao Pe José Geraldo e nosso aplauso ao bispo Dom Odilon pela opção preferencial pelos pobres e contra os barões dos empreendimentos imobiliares da cidade, apoiado pelo grupão da corrupção. E o silêncio do PT sobre o assunto, partido que semopre esteve ao lado dos movimentos sociais da cidade? A continuar com essa postura omissa e subalterna ao grupão vai se definhar e se tornar um partidinho qualquer. Se já não é.

    ResponderExcluir
  2. Essa situação é ridícula para todos. Que venham os homens do choque de Ipatinga e resolvam isso já!

    ResponderExcluir
  3. O José Geraldo com sua atitude heróica, responsável e condizente com seu papel de lider religioso; demonstra agir com o bom senso de quem na condição de sacerdote(servidor), unido a Cristo pelo ministério assumido(portanto, outro Cristo) é chamado por Deus a ser padre fora das paredes do templo e do púlpito tantas vezes cobiçado por muitos outros que não conseguiram ainda compreender a lição do crucificado e se contentam em "amansar as ovelhas", ao invés de instruí-las para que tomem o rumo correto na busca de seus direitos, alimentados pelo pão da Eucaristia e pela instrução da Palavra. Graças ao bom Deus o Josè Geraldo e alguns outros padres da Diocese incluindo bispos estão fazendo a diferença nestes quase cinquenta anos de caminhada diocesana. As exceções existem, mas elas não tiram o mérito destes bravos defensores dos mais fracos que querem servir a esse Deus que o chamou na condição de um filho obediente ao desejo do Pai. A Bíblia contem a revelação divina, e tanto a católica quanto a protestante não omite nem nega que a opção preferencial de Deus é pelos pobres e nos raros momentos que tal opção se mostrou frágil ou tendenciosa aos poderosos e ricos houve pestes, miséria, tormentos, guerras, fome e toda uma série de maldições. O Deus revelado na Bíblia foi e sempre será solidário e próximo a dor dos mais fracos, dos oprimidos, dos que estão à margem. Muitos tem acusado o movimento e os que lutam por moradia de "folgados" e que há "gente de vida abastada" infiltrada querendo se beneficiar da situação. Cabe a responsabilidade de provar e denunciar quem são os "abastados", os "folgados" e "aproveitadores", estarão cumprindo com um papel essencial de dirimir este impasse. As exceções existem para darem o devido senso de justiça, apontem para os poderes competentes quem está infiltrado, mas não impeçam aos que tem reais necessidade o direito de lutarem. Não será bom para Itabira, para o estado,para o Brasil nem para o mundo, figurarmos daqui a alguns dias nas manchetes como a localidade na qual houve uma versão atualizada do mar vermelho causada pelo confronto entre a resistência dos pobres e a prepotência dos poderosos.

    ResponderExcluir
  4. Essa arrebentou com o terceiro andar da prefeitura e também com os sonhos de construir ali mais um projeto Bem Viver do Grupão. A postura do Padre José Geraldo demonstra a vontade em ver a situação desse povo resolvida e acabar definitivamente com a demagogia barata dessa administração que conseguiu fazer o pior governo de todos os tempos. Esse povo foi deixado de lado sob a alegação que a prefeitura não tinha nada a ver com isso, pois era um caso particular(putz), como se a prefeitura não fosse responsável por um sistema habitacional de qualidade. A agora Jão?? A festa acabou...

    ResponderExcluir
  5. Nossa cidade não tem liderança política. Estamos à deriva. O padre está certo e os sem-teto também. Não esqueçam que para fazer valer um direito neste país é preciso muita manifestação, paralização, reivindicação etc... Se os sem-teto não fizessem isso, eles já estariam morando debaixo da ponte. Enquanto isso a prefeitura enriquece cada vez mais e não tem projetos de moradia popular.

    ResponderExcluir
  6. Luíza da Cruz Vieira15 de junho de 2011 às 22:35

    Solidariedade irrestrita ao Pe. José Geraldo e a Comunidade Drummond, desejando-lhes Saúde, força e coragem. Diz Cf. Dt 15 “Abra a mão em favor do pobre na terra onde você está!” Sugestão divina é esta: Ajude o pobre, as pessoas necessitadas na terra onde você está, onde vive. Esse é o seu irmão pobre, a imagem e semelhança de Deus. Abrir mão em favor dele quando necessita e segundo a sua possibilidade é identificar-se com o que Deus quer de cada um de nós. Esta é a atitude do Padre José Geraldo que se encontra em Jejum em apoio ao direito a moradia para esta gente de Deus da comunidade Drummond, pedimos a Deus pela saúde do Padre José Geraldo. Que esta lição de persistência, de firmeza, de fortaleza e coragem em favor do bem comum, seja exemplo para todos nós, que seja abençoado seu esforço pessoal, que Deus ajude o seu povo, possibilitando-os a conquistar esta luta em favor da vida, de uma sociedade justa e solidária, assim haveremos de contribuir para uma Itabira melhor com mais solidariedade, fraternidade e transparência do dinheiro público.
    É vergonha para nós Itabiranos. Uma cidade rica. Sexta arrecadação no Estado. Sofrendo este terrível flagelo da corrupção moral, com esta terrível omissão do Prefeito João Izael, diante da ação de despejo da comunidade Drummond.
    Por que e para que tanta injustiça? Por que e para que ignorar os direitos humanos?
    Por que e para que ignorar todos os direitos constitucionais desse povo?
    È Constrangedor ver Itabira, nesta situação, diante de ações administrativas que só atrasam o desenvolvimento do município, em virtude do descaso e da falta de comprometimento desse mandatário. Os valores do evangelho, com a vida para todos e vida em abundância, isto o Prefeito desconhece. Em outros municípios, este Prefeito não estaria mais na Administração Municipal. O descumprimento aos dispositivos constitucionais são evidentes, não são cumpridos, é público e notório que o Prefeito João Izael não tem comprometimento com moradia, com os menores e idosos,com os deficientes, com a educação. Daí vem sua indiferença, o seu poder de enganar com mentiras e falsas promessas. O Prefeito João Izael ignora que a justiça de Deus é gratuidade absoluta, perante o ser humano, que se mostra na acolhida desse povo sem teto do Bairro Drummond.
    Prefeito, desejo que tenha bastante sabedoria, digo a sabedoria que vem de Deus para que entenda que, muitas vidas dependem de você. Ha tempo ainda de você colocar sua administração a disposição do próximo, pois a vida humana só tem sentido se for vivida fazendo o bem a todos.

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.