Who's amoung us?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PAPELÃO E BAIXARIAS

Depois do estranhíssimo e super mal explicado acordo do PT de Itabira (antes ferrenha oposição) com o PP (do Chiquinho, Neidson e companhia), o fórum de discussões "Opinião de Itabirano", do Facebook, foi palco, na semana passada, de uma série de denúncias levianas e de insinuações disparadas por possíveis trolls* ligados ao PT de Itabira. 

Dias atrás, nossa caixa de correios havia recebido e-mails sacanas, com mesmas informações, disparados por estes mesmos agentes, ora também pelo vice-presidente do PT de Itabira, José Francisco da Silva, atual ocupante de cargo na Câmara Municipal de Itabira.

Os primeiros personagens vieram com os nomes João Carlos Alves, identificado como itabirano, engenheiro de minas, residente em São Paulo;  a segunda foi Ana Carolina Dias; depois como Ana Clara. Em todos, os focos eram denúncias e provocações contra o Bernardo Mucida, seus companheiros e contra nosso colega de blogue Jânio Bragança. Paralelamente, outro blogue foi criado, contendo semelhantes provocações apócrifas, divulgado por meio de spam pelo vice-presidente do PT, tendo como destinatárias várias pessoas da imprensa, agentes políticos ligados ao grupão e os próprios ofendidos.

Desde que vimos as baixarias, todos os comentários e e-mails foram ignorados por nossa moderação. No Facebook, de igual forma, os responsáveis tomaram mesmas medidas. Assim que perceberam o desvio ético, pediram aos possíveis trolls para que se identificassem imediatamente. Como não se identificaram, foram banidos do grupo, com excessão do vice-presidente José Francisco, que tem insistido em tecer  denúncias contra quem criticou o conluio do PT com o PP.

É... a politicagem já começou. Pelo visto, a arapuca eleitoral Agenda 2012 não vingou (e nem deveria mesmo) e eles já sacaram isso...


* Troll, segundo o Wikipedia, é uma gíria da internet para pessoas que fazem uso de nomes falsos  (ou perfis falsos) em chats, fóruns e redes sociais, com comportamento sistemático na desestabilização de uma discussão, para provocar e enfurecer pessoas envolvidas nelas, esquivando-se de serem responsabilizados na Justiça pelos abusos, graças ao uso da falsa identidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.