Who's amoung us?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

RESPOSTA PARA O "ARGENTUM"

REFERENTE AO COMENTÁRIO DO SENHOR "ARGENTUM", NA POSTAGEM:

CARTA ABERTA DO PADRE JOSÉ GERALDO MELO - POSTADA PELO TONNY MORAIS.

(Clique aqui para ver o comentário)

___________________________________________________________________

Caro "Argentum",

Vamos por partes...

SIM, TODOS SOMOS TENDENCIOSOS

Com relação às tendências políticas deste blogue, tenho que concordar com o senhor que, lamentavelmente, no contexto geral, este canal é tendencioso, sim, para a esquerda, ou seja, contrário ao que chamamos de grupão.

EU TENHO AS MINHAS TENDÊNCIAS

E posso justificar, na boa. De minha parte, eu tenho posicionamento contrário ao modelo adotado na cidade, pelos fortes indícios de enriquecimento de uns ex-agentes políticos; pela forma que compram a imprensa com censura econômica; pelo modo de composição baseado no loteamento de cargos e contratos, composto por quase 20 partidos que consomem todos os ricos recursos da prefeitura em esquemas de privilégios etc. Portanto, embora eu não tenha me decidido, ainda, sobre quem seguirei, pode estar certo, Argentum, será no campo da esquerda. Não acredito mesmo que sucessores deste modelo, nem se vierem polidos à ouro, devam continuar no poder. É meu posicionamento e sinto muito se desagrado.

POR QUE ESTE BLOGUE TENDE À ESQUERDA?

Daí, assim como eu tenho meu posicionamento, acredito que todos os demais cidadãos, inclusive o senhor que defende a situação, têm direitos de escolha. É por isso que, por conceito original, este blogue foi criado para o debate coletivo, contando com integrantes neutros e outros de vários partidos, inclusive do PT que tem sido criticado por mim desde o conluio com o PP, como também eu convidei duas pessoas ligadas ao grupão, mas que preferiram agradecer ao convite. Aí, paciência.

Por eu ser mais ativo aqui, o viés contrário acaba prevalecendo, embora todos aqui gozem de iguais direitos de publicações, sem censuras, cortes, edições ou restrições de temas, sendo cada um único responsável pelo que defende ou expõe. Ok?

CASO DA INVASÃO DO DRUMMOND


Na questão da reintegração de posse do bairro, de minha parte, considero que deveria ser melhor conduzida. Eu não defendo a apropriação de bens alheios pura e simplesmente, porque um lado é mais fraco ou mais pobre.

Porém, o caso dos Sem-Terra é um buraco bem mais embaixo. Primeiro, por causa da falta de política pública de habitação popular na cidade, cujos recursos foram trocados por apadrinhamentos políticos nas barganhas de cargos e contratos para a manutenção deste grupo no poder. Segundo, por causa da estratégia do segmento de construção civil de ter inflacionado tantos os imóveis na cidade, ao ponto de inviabilizar que as pessoas mais humildes tivessem o acesso à conseguirem realizar o sonho da casa própria com o suor de seus trabalhos e, aí, a MD Predial, atribuída ao ex-secretário de obras do governo Ronaldo Magalhães, a meu ver, tem boa parcela de responsabilidade na questão da especulação imobiliária vivenciada na cidade. Outra questão é que, não temos como esconder que, embora eu seja defensor do direito de propriedade, o referido imóvel encontrava-se em situação de abandono, há anos, inclusive, pelo que me consta, em situação de inadimplência de tributos municipais.

Por isso tudo, defendo que os invasores não deveriam, simplesmente, ganhar o imóvel e, sim, negociar, via acordo judicial, a metade do valor real com os donos de direito, da forma que eles pudessem pagar. A outra metade deveria ser paga pelo município, face sua omissão no caso da invasão em si e pela ineficiente política de habitação popular, defendida na lei. Veja o que defendi, no dia 13 de maio, clicando aqui.

Outras soluções podem até ser melhores e estou aberto a mudar de opinião, se for convencido, é claro.

CAMPANHA DA OPOSIÇÃO?


Agora, a pergunta: Como pode o senhor defender que a oposição se aproveita do caso, se o Damon, principal oponente, não se manifestou a respeito e não vi, também, nenhum posicionamento do Reginaldo Calixto e nem o Bernardo Mucida? Baseado em que, o senhor afirma isto, Argentum?

Eu, particularmente, gostaria muito e até incentivo que estes postulantes se posicionem. Só que, pelo que percebo, diante do tamanho do problema e, é claro, das consequências, eles sequer demonstram interesse em opinarem sobre o caso. Percebo, se não estiver errado, que eles deixam, estrategicamente, a bomba nas mãos de quem tem o dever de solucionar. Covardia ou não, não estão de tudo errados, embora, se fosse eu o candidato, não temeria em opinar. Mas cada um, é cada um.

E MAIS POSICIONAMENTOS

Com relação a preferir o atual grupo político dominante ou acreditar que há pessoas ruins na oposição, é direito do senhor e temos que respeitar, democraticamente. Não acredito que nenhum grupo seja inteiramente puro e penso que na oposição há pessoas de todos os tipos e interesses, inclusive pessoas que sonham em tomar o lugar dos maus agentes atuais.

O que me faz me manter na oposição ao modelo atual é o fato de perceber que a maioria das ruindades migrou para o grupão. Por questão estatística pura e simples. Basta observar melhor. É muita gente maliciosa num só lado, numa polarização oportuna para a cidade mudar de rumo. Por isso, acredito que uma oposição, se não vender a ideologia como fez o PT em troca de cargos, é melhor solução para a cidade, no momento. Mas é minha opinião e não deste blogue. Certo?

COMO FICA O FUTURO DA CIDADE SE A OPOSIÇÃO DOMINAR NEGATIVAMENTE?

Com relação à temer que, com a chegada da oposição ao poder, os autores deste canal tomarão os assentos, é igualmente simples a resposta. De minha parte, não me interesso, porque ocupo posição privilegiada num mercado regional, na iniciativa privada. Com relação aos senhores, basta fazer uso deste canal ou de outro que podem, livremente, criar.

Aliás, este é o grande barato deste blogue. No mínimo, ainda que não consigamos mudar os gestores, tomamos das mãos do governo a perversa condução da mídia paga e orientada estrategicamente para fins da manutenção do que entendemos como nocivos para a sociedade.

Se a estratégia dos governistas era colocar milhões de reais na mídia para calar, para gerar riquezas para o companheiro e fazer valer o que queriam, no espaço livre e sem remuneração da internet, não há mais jeito. Temos o orgulho da recuperação do livre exercício da opinião, de termos provocado nos nossos irmãos itabiranos o sentimento de nem tudo está perdido e que todos temos que manifestar, até porque, toda unanimidade é burra. Em quaisquer situações, tempos e governos, temos e devemos debater. Chega de silêncio! Chega de submissão!

Por fim, agradeço o crédito à minha pessoa, ressaltando que, aqui, neste blogue, embora alguns participantes tenham optado pelo uso de pseudônimos, há membros neutros e outros de diversas tendências e militâncias. Pode estar certo disto.

E vamos subindo a montanha...

at.

Fernando Martins
Editor do Filhos do Cauê

5 comentários:

  1. Muito bem, Fernando. Parabéns pelo espaço e pelo debate. Vamos subir montanhas, mas se tiver um telefelico para facilitar será ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado fernando,
    vamos partir do seguinte:
    vc e eu queremos o melhor para a cidade em que vivemos e criamos nossos filhos.
    vc, pelo que me consta é nascido aqui,
    eu não tive este privilégio mas esta foi a cidade escolhi para morrer!
    nao é que sejamos tendenciosos, apenas temos opinião politica e em politica eu considero que:
    imparcialidade=covardia
    o que me incomodava era vc se apresentar como imparcial, mas isso já foi superado, vc já disse de que lado está.

    vc tem sido um critico ferrenho da espelucação imobiliaria na itabira
    o problema é a lei da oferta e da procura,
    tem como revogar, talvez com um tabelamenta a "la sarney"...
    pelo menos se pagaria menos impostos pois o agio seria por fora...

    ResponderExcluir
  3. Falta nesse pais mais gente corajosa como o Fernando e menos acomodado com a situação. Também elegi morrer aqui, mais antes de morrer devemos lutar e ficar indignados contra as "muitas" coisas erradas que acontecem. Ao final os nosso filhos e netos (que continuarão vivendo aqui) agradecem.

    ResponderExcluir
  4. E por falar em PT/PP,existem rumores de que,um certo filiado histórico do partido,entregou sua carta de desfiliação,por não concordar com a venda a que foi submetido o partido em Itabira,é esperar pra ver quem é.

    ResponderExcluir
  5. Li a imbecilidade escrita por mais um anonimo intitulado "Argentum". Essa covardia em aparecer travestida em acusações infundadas mais uma vez me deixa perplexo. Acusar pessoas de maneira infundada como fez, levantando suspeição entre os blogueiros que aqui escrevem dá nos nervos de qualquer um... Mas... pensei bem e resolvi deixar prá lá. Perder tempo não... Deve ser mais um do terceiro andar...Quando chegar a Itabira pensarei mais um pouco se vale a pena responder ou deixar prá lá...

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.