Who's amoung us?

sábado, 23 de julho de 2011

Quem é o farmacêutico? Quem é o secretário?

Recentemente a prefeitura foi multada por não manter farmacêutico nas unidades de PSF, local onde deveria ter uma boa e contínua assistência de saúde e onde se aviam receitas (cinco por dia para simples problemas de pele, conforme publicado no Diário de Itabira de hoje, 23/07/11...será?). O secretário afirma que não existe demanda para o profissional farmacêutico nestes locais, mas esqueceu que os estudantes de farmácia da Funcesi fazem estágio nos PSF. Fazem o quê lá, então?. O secretário afirma que gastaria R$1.248.000,00 anuais para pagamento da folha de 26 farmacêuticos, mas esquece que o custeio das ações de saúde são das três esferas da gestão do SUS (vide resolução da Portaria 698/06 de 30 de março de 2006 que indica o profissional na Atenção Básica, inclusive o PSF-Programa Saúde da Família).

Afinal das contas estou entendendo que nosso secretário de saúde municipal de Itabira desconhece as atribuições de um farmacêutico e da importância de uma boa orientação para o uso de medicamentos, mesmo que “apenas para simples problemas de pele” conforme publicado no jornal. Ele deveria saber que a instituição de um farmacêutico em cada PSF levará a reduções de perdas, poderá se evitar o uso de medicamentos mais caros quando há alternativas de baixo custo, porém, efetivas; reduziria os erros de medicação, incentivaria o uso racional de medicamentos; orientaria adequadamente os usuários em domicílio não só quanto ao uso, mas quanto ao armazenamento e sua interação com outros medicamentos e mesmo com alimentos.

Enfim, a assistência farmacêutica é atividade de saúde que poderia ser melhor aproveitada para desenvolver, qualificar e fortalecer os serviços prestados à população.

5 comentários:

  1. Tanto absurdo... Dá até preguiça de comentar...

    Em resumo:

    Quem mandou votá ni mim????

    ResponderExcluir
  2. Prezados, a avaliação que faço desse secretario se resume a uma palavra: RIDÍCULO. Ao invés de buscar alternativas para oferecer um melhr atendimento aos carentes, vem falar economizar milhões em uma das mais ricas prefeituras do Brasil. Se tivesse competência para o cargo, conseguiria com apoio dos farmaceuticos oferecer um melhor atendimento aos doentes. Esse problema de gastos não é nosso, pagamos os impostos e o seu SALARIO e precisamos ser atendidos da melhor forma. Trata-se de um absurdo tal incompetência estar a frente secretaria de uma governo que não se justifica. (Volta Tânia Camilo, pelo amor de Deus). Fora ######, fora #######, fora ###########, fora governdo de apenas um grupo, ou melhor grupão.

    ResponderExcluir
  3. Tânia Camilo é aquela mesma secretária do primeiro mandato do Jão que deixou o Pronto Socorro Municipal entrar em colapso por total inépcia e inaptidão administrativa.

    ResponderExcluir
  4. Edilson, não há como mensurar a incompetência e a arrogância desse nosso secretário de saúde. Ele não cansa de desvalorizar profissionais de saúde não médicos, simplesmente porque é ignorante no assunto. Desconhece totalmente as atribuições dos enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e psicólogos na atenção básica, tendo a audácia de reduzir os salários destes profissionais. Como resultado de uma administração porca podemos ver principalmente uma atenção básica destruída, desorganizada, esfacelada, retrógada, atendendo novamente no formato curativista e biomédico, muito diferente da proposta inicial da Estratégia Saúde da Família. E agora sr. secretário, quem tem razão???

    ResponderExcluir
  5. Infelismente o senhor secretário brinca no cargo que ocupa, com muito discurso e pouco planejamento. E o enorme número de funcionários terceirizados na SMS sr. secretário? E os R$65.857,14 anuais que o senhor recebe, não contam?

    ResponderExcluir

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.