Who's amoung us?

terça-feira, 16 de abril de 2013

UMA SENHORA SOLUÇÃO HABITACIONAL


(Itabira)
100 dias de governo
2.000 MORADIAS PARA ITABIRA

O prefeito Damon Lázaro de Sena assinou ontem (15) um convênio com a Caixa Econômica Federal para construção de 2.000 moradias para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura, às duas e meia da tarde, com as presenças do superintendente da Caixa Econômica Federal no Leste de Minas, Marcelo Luís Salgado e da gerente-geral da agência local da Caixa, Sandra Paula Rodrigues.
Segundo informações da assessoria de comunicação, este é o maior programa habitacional da região do Centro-Leste mineiro e é a primeira resposta aos compromissos firmados com a população em seu plano de governo, segundo ressaltou Damon. “Estamos colocando em prática um compromisso de campanha, que é reduzir, ao menor índice possível, o déficit habitacional na cidade e também na área rural por meio do Programa Nacional de Habitação Rural”, esclareceu Damon.
Para viabilizar o programa, a Prefeitura irá ceder os terrenos e o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, irá financiar os imóveis.
Na mesma solenidade, Damon irá, também, anunciar a construção de creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos locais onde serão construídas as moradias, que fazem parte do conjunto de infraestrutura. “Cada conjunto habitacional que iremos construir vai abrigar um grande número de famílias. A nossa preocupação é dotar o bairro com completa infraestrutura. Não podemos levar mais pessoas para um determinado bairro sem dotá-lo da infraestrutura necessária, por isso, vamos levar os ‘equipamentos’ necessários para assistência total dos moradores”, explicou Damon.
Damon também vai explicar como pretende levar o mesmo programa à área rural. “Uma das grandes preocupações que temos é levar bem-estar, conforto e dignidade, também para o morador das áreas rurais. O nosso programa de habitação irá contemplar quem reside nos nossos distritos e nas localidades da região rural”, antecipou o prefeito.
A assinatura do convênio para desenvolvimento do programa de habitação também faz parte da programação dos eventos de 100 dias de governo.


SOLUÇÃO BEM ALÉM DA DEMANDA
DOS SEM-TETO DO BAIRRO DRUMMOND

Este é um momento muito pertinente para recordar que, no dia primeiro de agosto de 2011, 300 famílias do bairro Drummond foram despejadas pela Justiça, após sentença por terem invadido uma área particular, tendo causado um caos social sem precedentes na história itabirana, sem que o governo da época desse o devido e justo apoio.

Desde então, estas famílias foram alojadas em galpões em condições sub-humanas, cujas dependências e efeitos remetiam aos campos de concentração nazista  (clique aqui para recordar). Não devemos nos esquecer, também, que este gravíssimo problema social foi fruto da abusiva especulação imobiliária fomentada no município de uma década para cá, durante o domínio do grupão.

Daí, esta oportunidade de construção de 2000 novas moradias na cidade, a preços subsidiados pelo Governo Federal e com apoio do município, que doa o terreno e todos os equipamentos públicos, abre oportunidades não só para os sem-teto do bairro Drummond, mas para outras 1700 famílias, com iguais tratamentos e oportunidades. 

Em apenas 100 dias de governo, Damon apresenta uma senhora solução para conferir mais dignidade e melhores condições de vida à estas famílias itabiranas, ao  apresentar uma solução justa. Afinal, não poderíamos defender que quem invadiu um terreno particular, mesmo que não tivesse função social, pudesse ter preferência ou privilégio diante das outras 1700 famílias que não agiram desta forma e que aguardaram passivamente, muitas das vezes pagando suados aluguéis e às vezes deixando até de se alimentar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.