Who's amoung us?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Deu no Leste Mais

ITABIRA TERÁ DE ENGOLIR RONALDO MAGALHÃES GOELA ABAIXO.

Os últimos acontecimentos que tiraram o atual deputado Ronaldo Magalhães (PSDB) do ostracismo político regional, projetando para um "staf" até então inimaginado pelos políticos itabiranos, deixou alguns incrédulos boquiabertos, pois gerou diversas formas de interrogações aos nossos incautos politiqueiros e aos "cientistas de plantão". Então, diante da manobra bem sucedida, agora como explicar o óbvio?

É sabido por todos que o deputado Ronaldo Magalhães no PSDB teria muitas dificuldades para se eleger, devido ao coeficiente eleitoral, além das disputas internas e a disputa no município com o seu rival Damon Sena. Daí a saída estratégica, buscando no próprio Partido Verde a 'solução de todos os seus problemas', pois desta forma ao se transferir para lá, ele tira Damon do cenário político. Resta saber se por trás da manobra não há uma outra intenção do próprio partido em sintonia com o Damon.

Várias siglas dos chamados partidos colocados à disposição ou a procura de uma projeção foram cogitadas. Nos últimos dias, os comentários davam conta que o Deputado havia migrado para o PPS, promovendo uma onda de interrogações, pois ninguém associava o nome dele a um partido supostamente de esquerda em Itabira.

Por isso, foi surpresa generalizada ao fato de que o deputado Ronaldo Magalhães havia sido inscrito na última hora do prazo de filiação, no Partido Verde. E o que é pior para o brio itabirano. Foi inscrito de cima para baixo, apadrinhado por outro deputado, neste caso Federal: trata-se do televisivo ANTÔNIO ROBERTO SOARES (Antônio Roberto) - um CONSULTOR EMPRESARIAL EM COMPORTAMENTO HUMANO, que pulou da telinha do SBT para a Câmara dos Deputados, tornando-se o deputado mais votado em Minas.

É dele a articulação que puxou o tapete do deputado Federal Zé Fernando, majoritário na região. Dizem as más línguas que Zé Fernando tornou-se desafeto do Antônio Roberto que, habilmente, fez a 'costura' com o governador Aécio Neves e numa cajada só, eliminaram os empecilhos que vinham tirando o sono do Bloco de Direita em Itabira.

Com a manobra, Ronaldo Magalhães deixa transparecer que o candidato Damon de Sena poderá ficar com o seu futuro político comprometido, caso não acate (?) as orientações partidárias. Em recente encontro de fim de semana, em meio às conversas políticas, há quem aposte que se fizer uma pesquisa hoje, o Damon poderá atingir indicadores que podem sinalizar uma performance de seu adversário, demonstrando que ele gosa de um prestígio comparado tão somente ao petista Jackson Alberto de Pinho Tavares de outros tempos, quando atingiu 85% da preferência dos votos do eleitorado itabirano... Isto sim... dá pra tirar o sono de qualquer um político que não está fazendo planos de se afastar do poder nos próximos anos.
A entrada de Ronaldo Magalhães no PV promove as seguintes indagações:

Se o candidato Damon afirma que não tinha conhecimento desta manobra, como justificar a inauguração do Comitê, quando naquela oportunidade o Ronaldo foi convidado para fazer parte da Mesa, em detrimento de outras lideranças mais significativas para a esquerda Itabirana naquele momento?

O presidente do PV em Itabira, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, "Jadirão", disse que desconhecia o cerimonial. Será? Depois do Damon, a pessoa mais importante do partido ao que se sabe, é ele. Difícil, pois, acreditar nessa história, quando se tem um político com a expressão que o Damon adquiriu na cidade.

Há quem aposte que a manobra do deputado federal, Antônio Roberto, traz outros ingredientes. Além do Ronaldo Magalhães, que, com a migração de partido, volta ao cenário oxigenado e traz para a campanha do Aécio, o apoio da senadora e pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (AC), que poderá vir a fortalecer a candidatura do atual governador, ao compor a vice em sua chapa.

No passado, Damon recusou transferir-se tanto para o PPS quanto para o PCdoB. Acabou indo para o PV, impondo condições, que acabou afastando nomes expressivos do partido. Qualquer "balão de ensaio" no sentido de se filiar em um desses dois partidos a essa altura do campeonato, poderá trazer enormes desconfianças à suas executivas, pois já andam dizendo por aí, que outro aspecto desta manobra agora do Ronaldo, foi esvaziar também a "esquerda itabirana" que, sem sombra de dúvidas, ficou mais fragilizada, sem uma liderança confiável depois dos últimos fatos ocorridos.

Com o desarranjo, é melhor a Esquerda ir se acostumando às cenas tão comuns nesses casos. Esbravejar, dizer que vai chutar o balde ou o pau da barraca, buscar apoio nas instâncias maiores para reverter o quadro, tudo isto é comum. Resta saber se tudo isto já não tinha sido orquestrado de forma bem pensante e com conivência dos setores mais avançados do Partido Verde.

É bom não esquecer, que o PV comanda a prefeitura de João Monlevade, apesar de sofrer com processo de cassação, disputa com grandes chances de eleição em Ipatinga. É sabido também que no campo da esquerda, a ala executiva não menospreza o desejo de Ronaldo Magalhães retornar à prefeitura de Itabira.

Como política é a arte de engolir sapo, tudo é possível. Fica, contudo, como sugestão, o menu: Itabira terá de engolir Ronaldo Magalhães goela abaixo. Por isso, é bom a "esquerda" colocar a 'barba de molho' para não ter novas surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.