Who's amoung us?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Na cidade do Bem Viver...

Na cidade do Bem Viver, um simples semáforo não consegue funcionar...
Na cidade do Bem Viver, cameras do projeto Olho Vivo, são olhos mortos...
Na cidade do Bem Viver, brotam buracos no asfalto depois de regados pela chuva...
Na cidade do Bem Viver, internet de graça (campanha de eleição) só pagando...
Na cidade do Bem Viver, jornal que critica ou fala a verdade não recebe propaganda...
Na cidade do Bem Viver, jornaleco que puxa saco, recebe propaganda...
Na cidade do Bem Viver, nascem prédios, compram-se terrenos e (uns) enriquecem facilmente...
Na cidade do Bem Viver, desmatam, matam e destroem num facilidade incrível...
Na cidade do Bem Viver, os barraqueiros pagam o pato do carnaval da maracutaia...
Na cidade do Bem Viver, só não aumentam os combustíveis porque a eles não compete...
Na cidade do Bem Viver, falam mentiras até em horário político e... fica por isso mesmo...
Na cidade do Bem Viver, dinheiro prá aeroporto (cinco milhões) voa e ninguem sabe onde tá...
Na cidade do Bem Viver, avenidas existem somente no papel...
Na cidade do Bem Viver, fazer publicidade somente uma empresa deve deter o direito...
Na cidade do Bem Viver, se o prefeito não aparecer ao menos 3 vezes na tv "Curtura" dá galho...
Na cidade do Bem Viver, a câmara municipal so serve para servir... os seus interesses...
Na cidade do Bem Viver, teleférico é motivo de piada, gozação e chacota...
Na cidade do Bem Viver, trupica-se em um estátua de Drumond em cada esquina...
Na cidade do Bem Viver, apodrece um memorial a esse Drumond no alto de um morro...
Na cidade do Bem Viver, deputado sai de partido para se favorecer..
Na cidade do Bem Viver, deputado filia em partido para se favorecer...
Na cidade do Bem Viver, oposição se junta com situação e não tão nem ai... eu quero o meu...
Na cidade do Bem Viver, Câmara Municipal economiza dinheiro e vira espetáculo...
Na cidade do Bem Viver, lei que obriga transparência em site oficial nunca é cumprida.. e dai??
Na cidade do Bem Viver, pessoas são perseguidas à exaustão por serem contras...
Na cidade do Bem Viver, querem um boulervard no centro da cidade prá todo mundo ver...
Na cidade do Bem Viver, o povo do Santa Marta e Bálsamos come poeira e ninguem vê...
Na cidade do Bem Viver, dar óculos é consolidar conquista...
Na cidade do Bem Viver, construir muro de arrimo é consolidar conquista...
Na cidade do Bem Viver, dar telhas é consolidar conquista...
Na cidade do Bem Viver, a Maria Fumaça se deteriora...
Na cidade do Bem Viver, a casa do Santeiro Duval se deteriora...
Na cidade do Bem Viver, o antigo hospital se deteriora...
Na cidade do Bem Viver, enfim, os pontos turísticos se apodrecem...
Na cidade do Bem Viver, dengue faz a festa...
Na cidade do Bem Viver, só querem consolidar suas conquistas...
Na cidade do Bem viver, o povo que se lasque...
Na cidade do Bem Viver, o povo que se dane...
Na cidade do Bem Viver, o povo que se exploda...
Na cidade do Bem Viver, uns dez vivem bem, o resto come os restos...
Na cidade do Bem Viver há uma máxima:
"BEM FEITO, QUEM MANDOU VOTÁNIMIM"...

NOVOS RUMOS, NOVAS OPORTUNIDADES


NA MEMÓRIA

Desde que lançamos este blogue, em agosto de 2009, temos publicado centenas de postagens contundentes, denúncias e tantas notas ruins de postar, mas por extrema necessidade, com o propósito único e exclusivo de acordar os itabiranos para o óbvio: o péssimo destino em que Itabira foi jogada, desde que o grupão assumiu o poder na cidade.

São tantas as atrocidades cometidas por membros desse grupo, em tantas áreas de atuação, que, praticamente, ninguém mais duvida da capacidade desse grupo de fazer ainda mais mal para a sociedade, de darem novos golpes, de corromperem mais pessoas e mais partidos.

É claro que, no meio do joio, há trigo. Se analisarmos mais a fundo, na composição heterogênea desse grupo, percebe-se uma meia dúzia de hiperprivilegiados recompensados com contratos milionários; além de uma massa que vive de migalhas advindas de nomeações menores, contratinhos e apadrinhamentos e uns poucos e raros cidadãos de bem, responsáveis por melhorar um pouco a credibilidade do grupo, por sua reputações e capacidades individuais, só que sem qualquer poder de decisão.

De tão perdidos, ora investem os últimos ataques a favor dos caciques, ora se debatem, discutem e ameaçam rompimentos, ora ainda apresentam "novos projetos", de pseudosoluções para a cidade.

O ATUAL MOMENTO

O que vimos, até então, foi uma estratégia de gestão pública péssima para a população, mas, que graças a Deus, padece em final de linha, balizadas por várias frentes em vista. A primeira, causada pela saturação: não há como acolher e agradar tantos apadrinhados mais. A divisão do bolo ficou tão fragmentada, que os recursos finitos ficaram reduzidos à ciscos e aquém das necessidades e "valores" de cada um. A segunda frente da decadência do grupão virá a partir do momento em que a grande massa, que é dominante em número, perceber, primeiro, o quanto que só a meia dúzia dos hiperprivilegiados se deu tão bem, enquanto só sobraram meras sobrevivências para os demais apadrinhados, que são maioria. Uma terceira frente acaba de surgir: a população que ficou de fora e super mau servida pelos serviços públicos, antes descrente, está percebendo que, tudo de ruim da política, agora está num saco só.

PARA ONDE PODEMOS IR

Nesta linha de raciocínio, vejo três ótimas oportunidades.

1- ESCOLHA MAIS FÁCIL PARA A POPULAÇÃO: A primeira oportunidade cabe a quem permaneceu firme na oposição, do lado de fora das “benesses” do grupão. A população estarrecida e desacreditada com as falsas promessas já enxerga os opositores como os próximos e potenciais governantes, porque o que sair do grupão, rachando ou não, será manjado e banido. Ficou bem claro para a população reconhecer quem é da oposição e quem é da situação, que prometeu e não cumpriu e quem é o único que pode vir a mudar o cenário. Aquela balela de que “a melhor mudança é João” ou qualquer outro nome, não funcionará mais;

2- ITABIRA MAIS JUSTA E MAIS PRÓSPERA. Como defendi aqui, esse modelo centrado nas benesses partidárias deixa a população de lado e visa o atendimento de apadrinhados, de bocas-largas. Se o atual modelo consegue atender a alguns milhares de seguidores, no máximo uns 10 mil meio-privilegiados, cerca de 90 mil outros cidadãos ficaram lambendo as testas. Modelo este que funciona até que a maioria se dê conta dessa sacana e perversa divisão. Se o futuro de Itabira for confirmado com as atuais tendências de nova gestão, por um grupo sério e mais leve de compromissos; a população tem muito mais chances de ganhar e ser a real vencedora, ou seja, a real privilegiada;

3- LIBERDADE DE ESCOLHER SECRETÁRIOS E ASSESSORES, SOB O PONTO DE VISTA TÉCNICO: A terceira oportunidade cai, de bandeja, nas mãos do próximo governante da oposição: como seu grupo ficou super-reduzido, é carente de pessoas capacitadas na linha de frente, poderá escolher, a dedo, as melhores e mais qualificadas pessoas para seu time de primeiro e segundo escalões, sem ter que obedecer a compromissos com dezenas de partidos políticos. Se for inteligente e frio, poderá, inclusive, recrutar alguns poucos nomes de valor lotados no grupão, hoje sem expressão e sem espaço justo. 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MAIS ESSA DA GALERA DO "OPINIÃO DE ITABIRANO"

Logo abaixo, o vídeo do "Lucaszdn", sob o título "Montanha russa Cisne?", postado no Youtube hoje.
Pelo jeito, a manifestação deles vai dar no que falar e, imagino, a Cisne entrou nesta por ter dado o "azar" de ter sido a gota d'água na paciência do ex-pacato cidadão itabirano... 


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Confiram no Facebook:

Arthur Éden
informação da Deise Rocha Maia:
ITABIRANOS, UNI-VOS!!!

Dia 31/01 16h00min ....Protesto Contra a arbitrariedade da Cisne e o aumento da passagem de $2,55 para $2,70. O manifesto partirá da Rodoviária e seguirá até a Prefeitura Municipal. Compareçam e divulguem.

ZANON DE VOLTA!

Luiz Antônio Zanon está de volta, com a usual granada sem pino nas mãos e uma rajada de tiros para todos os lados.

A questão levantada por ele agora é sobre as eleições de 2008. Dentre elas, a questão publicada em seu blogue: "João Izael afirmou que a Polícia (Republicana) Federal havia dado a ele uma certidão comprovando que ele e sua administração nada tinham a ver com os motivos da Operação João-de-barro. Mentiu descaradamente para a população itabirana". Na opinião do Zanon, o candidato opositor, o médico Damon de Sena, deveria ter feito maior alarde e pedido a cassação do registro da candidatura do João Izael, depois que o João "mentiu" para a população e, de sobra, Zanon pede explicações sobre o porquê do pouco aproveitamento da campanha do Damon daquela situação, que ,segundo acredita, poderia ter sido decisiva na vitória.

Tentei falar agora com o Damon, mas não consegui pela manhã. Entretanto, como envolvido direto, por ter sido o produtor dos vídeos da campanha dele, posso adiantar algumas defesas. Para começar, numa campanha de um candidado, as decisões estratégicas e a linha editorial dos programas são tomadas e encaminhadas por um grupo. Nada pode ou deve ter encaminhamento direto e de forma unilateral. Passa, primeiro, por um crivo legal, que é dado pela assessoria jurídica, inclusive para evitar problemas com danos morais, riscos de pedidos de resposta no nosso estreito horário eleitoral e até pedidos de cassação de candidatura. Durante todo o tempo, batalhas jurídicas são travadas por ambos os lados e, senão me engano, o nosso pessoal estava atento ao processo, tendo proposto algumas ações. Segundo crivo é do responsável pelo marketing, que é orientado por pesquisas de opiniões vigentes, às quais apontavam para que falássemos mais do que o candidato propunha, em detrimento de ataques. Era o clamor popular diante  dos números coletados. Assim, foi decidido na ocasião,  dedicar um programa para esclarecer o caso, quando colocamos nosso âncora, o radialista Gerardus Coppus, para apresentar um editorial, com o texto abaixo:

"Senhor Prefeito,
Temos visto com desconfiança a defesa do Senhor no seu programa eleitoral e na TV Cultura, que "Itabira é Inocente" na operação João de Barro, sobre os desvios de verbas do PAC.
Em panfleto fartamente distribuído na cidade, no final de semana, consta uma Certidão Negativa da Justiça Federal e a devolução dos documentos da Prefeitura.
Diante disto, temos o dever de esclarecer e de questionar, para o bem da verdade:
1o. Itabira é mesmo inocente! Se houve desvio, nós cidadãos nada temos com isso e é de responsabilidade do Senhor;
2o. Esta estória de VISITA da Polícia Federal não é bem verdade! O que aconteceu aqui foi uma operação policial de investigação;
3o. É verdade que devolveram documentos, mas isto em nada comprova inocência da sua gestão;
4o. Confirmamos que há mesmo a Certidão Negativa da JUSTIÇA FEDERAL, mas não da POLÍCIA FEDERAL, onde se encontra o processo no momento. 
5o. Não nos foram apresentados até agora os resultados da investigação que corre em segredo de Justiça. Por isso, conseguem o Nada Consta por enquanto da Justiça.
Por fim, há de se ressaltar, também, outros processos em tramitação que estão sendo arrolados contra o Senhor no Ministério Público.
Caso estejamos errado nestas afirmações, não precisa nem entrar com  Direito de Resposta, porque deixaremos aqui um espaço para que o Senhor apresente a Certidão Negativa da Polícia Federal do caso em questão, caso exista!
Não receie, nosso espaço aqui na TV e no rádio é pequeno, mas suficiente para se restabelecer a verdade."

Como vê, Zanon, tomamos as providências cabíveis e que acreditamos ser mais sensatas para a ocasião.  Nosso foco, na época, era propor mudanças e, não, ataques, quando divulgamos  que, se eleito, seria implando o Shopping Popular no prédio do Sindicato dos Rodoviários; a proposta de Bolsa de Estudos para Universitários etc. Erros de percurso são passíveis de ocorrer e ocorrem. Mas, na minha opinião, se houve erro, o maior foi da população que elegeu o João, que caiu nesta e em outras promessas não cumpridas. Lembrando que estas são as minhas opiniões e não as do ex-candidato Damon.

No mais, estamos abertos para esclarecer quaisquer outras dúvidas que venham a surgir. Parabéns pelo retorno e continue apurando tudo. Há muita coisa estranha encoberta debaixo da poeira.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PRIMEIROS FRUTOS

Mau noticiamos o grupo de discussões do Facebook, entitulado OPINIÃO DE ITABIRANO, que chega o primeiro fruto da galera:

PROTESTO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM, proposto por Arthur Éden.

Dia 31/0116horas.
"Protesto Contra a arbitrariedade da Cisne e o aumento da passagem de $2,55 para $2,70.
O manifesto partirá da Rodoviária e seguirá até a Prefeitura Municipal. Compareçam e divulguem".

Aí está o texto na íntegra. É isso aí, pessoal. Está dado o recado.

UAAUUU!!! ITABIRANOS MOSTRAM SUA CARA


Itabiranos mostram sua coragem e partem para a defesa de sua terra. O novo e interessantíssimo mural de recados independentes da web é o  grupo aberto de discussões "Opinião do itabirano", no Facebook. Os integrantes têm questionado muito e dado excelentes contribuições para que nossa cidade saia das mãos de maus políticos que governam a cidade.

Dentre as denúncias e críticas, uma moçada investiga a fundo as interferências da prefeitura na Mata do Intelecto, deixando um engenheiro da secretaria de obras de calças nas mãos; Joice questiona o preço da passagem na cidade; outra participante denuncia a poluição sonora e por aí vai...

São várias as pérolas que merecem ser lidas, como estas abaixo:

"O pior governo e a maior arrecadação de impostos".

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas". 

MERECE DESTAQUE

Vejam este comentário do Jânio Bragança, na postagem "RAPIDINHA":
 
"Fiquei sabendo que o PT de itabira terá uma reunião de seu diretorio nesta quarta feira. Lá irei, gostarei de saber do Banana que fatos novos o levaram a mudar de opinião. Irei e mais membros da executiva estadual de Mg do PT. Todos queremos ouvir! Jânio Bragança" É isso aí, Jânio. Esse acordo até hoje não foi bem explicado. O PT estadual precisa, urgente, ter maior atenção e foco na nossa região e nas demais, como no Vale do Aço, onde tem perdido espaço. Os dirigentes locais, ao que me parece, não têm mostrado boas ações e resultados positivos. Grande abraço.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Plano Diretor de Itabira

Ei, pessoal!
Agora eu também estou por aqui.
E para começar, quero lembrar a todos que no dia 21 de fevereiro de 2011 às 9:00 horas a Câmara Municipal de Itabira realizará uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei de revisão do Plano Diretor de Itabira.
Para saber mais, entre em contato com a Câmara Municipal (3839-1500 ou http://www.itabira.cam.mg.gov.br/age_vis.aspx?cd=119).

Até breve!

Nivaldo Ferreira dos Santos

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Palavra da DeFato: Ladrão na sede do PP




DeFato anuncia algo que ninguem sabia: Ladrão na sede do PP!!!!

É sério, fiquei estarrecido. Meu Deus! Nunca imaginei! Que isso!! Deveras? É ver para crer! Estou abismado! Difícíl de acreditar! Não pode ser! Pago prá ver! Que calunia! Não tem como! Só pode ser brincadeira! É mesmo? Tô passado... Duvida?? Leiam aqui e pasmem...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RESPOSTA DO DAMON

Agora a pouco, o médico Damon de Sena me ligou para esclarecer o caso da denúncia enviada por um leitor, identificado como Wilson Nélio da Silva Santos (clique aqui para ler), que vêm enviando e-mails com denúncias e com ataques contra autores deste blogue, desde o ano passado, inclusive contra mim e contra o jornalista Márcio Passos.

QUEM É "WILSON NÉLIO"?

Por defendermos o diálogo democrático e desconfiados de que trata-se de uma falsa autoria (diga-se de passagem, um comportamento muito comum entre os membros do grupão) chegamos, por duas vezes, a convidar essa pessoa para escrever mais e nos fornecer os dados de sua pessoa para que fosse averiguada sua real existência. Até o momento, o tal do "Wilson Nélio" não nos atendeu, a não ser em novas e levianas investidas.

DE VOLTA À DEFESA DO DAMON

Apesar da denúncia apresentada ser de esfera pessoal e com fortes indícios de falsa autoria, Damon não pôs qualquer entrave em nos responder e nos esclareceu ponto-a-ponto, comprovando nosso sentimento de que tratava-se de mais um boato plantado, provavelmente por quem morre de medo de perder algumas das tetas do governo.

Com relação ao lote na Vila Conceição, que na versão do "Wilson Nélio" o Damon havia comprado "fiado e não pagou", na verdade, foi comprado e quitado, há uns 15 anos atrás, por leilão, direto pela Vale.

Com relação a Damon não ter pago a construtora contratada e ele ter vendido a casa em obras, Damon foi firme ao afirmar que os construtores receberam mais de 350 mil reais dele, sendo mais de 100 mil como contrapartida do médico e o restante em prestações pagas pela Caixa Econômica Federal, via empréstimo e mediante medições da obra, de acordo com as etapas do andamento. Entretanto, por motivos de atrasos na obra, problemas com quitações dos serviços prestados pelos operários dos construtores e quebras de contrato, no qual além de receberem 12% de administração, eles cobraram honorários indevidamente nas folhas de pagamento, não acordados previamente, Damon denunciou o contrato na Justiça e acionou os responsáveis.

Durante a conversa, Damon lembrou que esses mesmos construtores estão dando problemas para outros clientes, inclusive cita a paralisação da obra da sede da Interassociação, antes executada pelos mesmos empreiteiros.



DAMON PEDE MAIS TRANSPARÊNCIA

Preocupado com a publicação e com a boataria, Damon questionou o porquê de termos publicado o comentário, mesmo diante dos indícios de falsa autoria. Ainda na conversa, Damon pediu que todos nós da imprensa tenhamos mais atenção, no sentido de identificarmos com precisão todas as pessoas que virem a comentar, tanto para evitar abusos, quanto para que ele e os demais atingidos possam, caso entendam ser preciso, processar quem plantar falso contra sua honra.

NOSSA OPINIÃO

Entendemos, plenamente, o sentimento dele que, há anos vem sendo vítima de uma série de atentados contra sua honra, por, simplesmente, representar uma ameaça real contra quem não quer perder o poder. Não concordamos e não queremos que nem ele, nem outro pré-candidato possa ser pre-julgado desta forma. Tanto é que, ao publicarmos o comentário, adiantamos que poderia se tratar de mais uma denúncia leviana.

Entretanto, defendemos, acima do exposto e para o bem do restabelecimento da verdade, a liberdade de expressão com responsabilidade. Se nos omitirmos diante dos fatos, ou até mesmo diante dos boatos, em pouco ou em quase nada colaboramos para o correto esclarecimento da verdade e, o principal, para que os leitores tenham em mãos as informações mais precisas, para que possam fazer o próprio juízo e, com isso, terem uma visão mais clara e mais ampla do cenário sujo no qual a cidade foi colocada por maus políticos, atualmente no poder.

Damon compreendeu nosso posicionamento, respeitou o nosso ponto de vista e agradeceu, dizendo que está sempre à disposição da imprensa.

sábado, 15 de janeiro de 2011

DE CHAPÉU NA MÃO

Na terça-feira passada, dia 11, o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Reginaldo Calixto, se encontrou com o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo (Nozinho) Nonato Barcelos, para pedir apoio financeiro para a entidade, para que a Irmandade possa comprar equipamentos hospitalares e para colocar em prática os projetos de alta complexidade, dentre eles tratamento na área de oncologia e de cardiologia.

Na defesa do Calixto, o Hospital é filantrópico e presta serviços para toda a região, recebendo, pelos atendimentos dos pacientes das cidades vizinhas, sendo uns 70% de pessoas carentes, remunerações do SUS-Sistema Único de Saúde, que, cá entre nós, são bem menores do que os custos reais. 

Segundo o Jornal Fique Sabendo, o House-Organ da prefeitura local,  Nozinho entendeu que o pedido é plausível e que estudará uma forma legal de repassar recursos para o Hospital.

Pelo que conheço do Nozinho, havendo jeito, com certeza ajudará o Hospital, até porque vejo hoje a quantidade de cidadãos sãogonçalenses que é atendida diariamente, tanto no Hospital, quanto no Pronto Socorro. Nossos parabéns para o Calixto e sua mesa administrativa, que não ficam esperando ajuda descer do céu.

E-MAIL RECEBIDO DO "WILSON NÉLIO"

Em 15/01/2011 10:27, Wilson Nélio da Silva Santos escreveu:
Vcs precisam noticiar as últimas do SENHOR DAMOM DE SENNA. Ele comprou fiado um lote na vila Conceição. Quer dizer comprou e não pagou. Em nova investida, ele tomou emprestimo na CEF para construir uma casa. Quer dizer, tomou empréstimo e nem começou a pagar. Ele contratou uma construtora, que andava financiando as suas campanhas para fazer o projeto e construir a casa. Quer dizer, a construtora não recebeu um centavo e acabou parando a construção. Endividado, apertado, entalascado, ele vendeu a semi-construção.
Conclusão: deu o tombo em quem vendeu o lote, deu o tombo na CEF, deu o tombo na construtora e deu o tombo em quem comprou a construção inacabada.
Explique no seu blog se um cara assim é confiável para ser prefeito de Itabira ou de qualquer lugar...

RESPOSTA:


Caro Sr. Wilson,


Itabira anda se arrastando e padecendo dos maus tratos de gestões com fortes indícios de corrupção, sem transparência e pelos apadrinhamentos sem precedentes na sua história. São fatos visíveis a todos os olhos e motivos maiores de termos fundado aqui este espaço coletivo e democrático.

Como o Damon é uma das bolas da vez, pode ser tanto alvo de fofocas vindas de quem não quer perder as bocas, quanto como pode ser mais vigiado, a ponto de descobrirem indícios e provas de supostas incapacidades. A política, lamentavelmente, é assim e o senhor parece bem saber disso. Só recordando, Damon foi alvo, no ano passado, de injúrias afirmando, levianamente, que ele havia feito um acordo, uma dobradinha com Ronaldo Magalhães. Neste ano, revelou-se a prova: Damon pisou firme, friamente e com ética, peitou a executiva estadual, o deputado federal Antônio Roberto e a turma do Aécio Neves. Na moral, recuperou o PV itabirano, sem alardes, sem queimar nenhum político estadual, sem jogo sujo, sem apoio da imprensa. Foi frio e preciso. Já o PT, lamentavelmente, não agiu com igual decência e se entregou para o grupão. Por isso tudo, devemos ficar de olhos bem abertos.

Suas denúncias merecem ser esclarecidas, embora o teor central das mesmas recaia sobre a vida pessoal de um cidadão, que nem se lançou candidado. Na iminência de se lançar e de, se eleito, vir a administrar um orçamento bilionário, vale a pena analisar com cuidado e com critérios isentos, como disse, sabendo separar a vida pessoal, da pública.

Entretanto, por questão de responsabilidade e respeito, o que não podemos aqui é, mais uma vez, levantar falso, principalmente sem comprovação de autoria de quem levantou alguma denúncia. No ano passado, diante dos tantos e-mails aqui recebidos e assinados pelo Senhor, resolvemos convida-lo para ser autor neste blogue, quando pedimos que, além do nome apresentado pelo Senhor, se identificasse com endereço, documentos de identidade e uma fotografia. Até o momento, não tivemos resposta sua. Já convidamos, também, outras pessoas ligadas ao grupão, sem sucesso.

Essa denúncia apresentada pelo Senhor carece de mais informações, que parecem ser de seu conhecimento e que podem até mudar um rumo que, até então, parece ser a tendência para a cidade voltar a crescer. Itabira não pode mais cair em novas roubadas.

Aguardamos seu retorno.

Sds.

Editoria Filhos-do-Cauê.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Discutindo Itabira

Dos partidos que compunham a coligação “Todos Por Minas” (PCdoB, PT, PMDB e PRB), na caminhada do sábado em prol da candidatura de Dilma Presidente, Hélio Governador, que antecedeu o dia 03 de outubro do ano passado, se reuniram alguns dos participantes, como Nilmário Miranda (PT), Alexandre Banana (PT), Gildásio (PCdoB de BH), Jânio Bragança (PT) e eu (PCdoB) com o intuito de iniciarmos uma conversa buscando dentre várias outras coisas, mais nomes para elaboração de um seminário no estilo do que foi elaborado no ano passado pelo PCdoB, o “Discutindo Itabira”, para ampliarmos os debates na busca de soluções para os problemas de nossa cidade.
A conversa avançou, de fato, com a ampliação dos participantes a cada semana que se seguiu até que se chegou à conclusão de realizá-lo (o seminário) em fevereiro ou março próximo.

O intuito é discutir Itabira para 2012 e futuro de forma ampla com vistas nas demandas da população iludida com falsas promessas que vem ocorrendo há anos, principalmente com a administração atual comandada no executivo pelo PR do Sr. João Izael e no legislativo pelo PP do Sr. Neidson de Freitas. 

A idéia vazou e foi arranhada tomando forma de uma agenda partidária ou pessoal, não sei, comandada pelo presidente do PP, Sr. Francisco Campos, agora coligado com o presidente do PT, Alexandre, com a conotação democrática que o PP Itabirano nunca demonstrou. Certamente está se ancorando na nova sigla aliada, que tinha essa característica, para seus fins particulares.

Na verdade, de tudo isso, não estou vendo nada mais que apenas dois componentes, isoladamente, de um partido historicamente de esquerda se debandando para o lado oposto ao que sempre defenderam em Itabira. Lamentavelmente protagonizado pelo Alexandre Banana. Ainda não consegui entender sua linha de raciocínio ainda mais que sua decisão não teve respaldo no diretório municipal do partido. O PT não é democrático?

Teoricamente o PCdoB não teria nada com as decisões do PT, mas fazia parte de um mesmo grupo que bravamente lutou para mudar o rumo e o estilo infeliz de governar do atual grupo no poder (PR, PP e Cia) e quase conseguiu. Há, claramente, da parte do presidente do PT uma incoerência na atitude de aliar-se ao PP. O PCdoB não comunga com essa incoerência.

Edilson de Magalhães Lopes – Presidente do PCdoB –Itabira

QUANDO AS IMAGENS FALAM MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

Reprodução parcial do portal Via Comercial (clique aqui para ver na íntegra)
Assim que vi a matéria do Christian Adriano, no portal Via Comercial, fiquei surpreso com a precisão dos registros fotográficos, ao captar as feições dos políticos do PP e do PT, muito bem retratadas por ele. Curioso, visitei o portal da Defato Online e não vi igual felicidade no registro. 

Se pudesse colocar uns balões sobre as imagens, se é que precisam, colocaria:

1a. foto: Banana: "Putz, será que vai dar certo?"
               Chiquinho: "Aprendam aí, pessoal, isso é que é jogada de mestre!"
               Neidson: "Ferramos os caras... (rsrsrs)"

2a. foto: Banana: "É... agora não tem mais jeito... vamos lá..."
               Chiquinho: "Conseguimos! Somos os caras!", ou, quem sabe ainda, "Estão ferrados! Eita nós!".

Que tal aproveitarmos a brincadeira e criarmos um espaço interativo aqui?
Poste, na seção comentários, a sua proposta de falas para os balõezinhos das fotos. Cuidado ao redigir,  para não pegarem pesado e postarem como anônimos, para não serem moderados. Vamos lá. Mãos à obra!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Copia de um comentário

Uma jogada de mestre de parte da turma do Grupão. A suspeita e estranha "união" do PP e PT visa o enfraquecimento do nome mais coerente e destacado do PT Itabirano: Bernardo Mucida. Talvez, o Banana vendo o crescimento do Mucida frente a população Itabirana vê nesta união uma maneira de baixar a bola dele. O PP que de bobo só tem os caras, aproveita o desgosto do Banana e propõe esse ajuntamento em "prol de uma itabira dos sonhos". Temos que tirar o chapéu para a sabedoria dessa turma. Eles são bons e principalmente quando encontram pessoas que são capazes de tudo para ter um cargo, uma teta, uma vaguinha no serviço público. Um PT que sempre foi esquerda, que sempre bateu de frente com tudo de podre que acontecia nesta infeliz e roubada terrinha do Mato Dentro, hoje se rende aos pés e há de comer na mão deles. Não questiono a idoneidade do amigo Alexandre, sei de suas qualidades e presta bons serviços por onde passar. Alexandre como Diretor da Câmara será ótimo, tem experiência legislativa, credibilidade e apoio de muitos, mas dai levar o PT, sem consultar, sem perguntar a militância e de quebra com o apoio de seu vice... Isso é coisa do capeta. Foi um baque na Esquerda, que já anda combalida, fraca, sem expressão. Agora sobra restos do PV, PSB e PCdB. Me lembro muito bem dos discursos inflamados do então presidente do PT, Zé Francisco (o Capeta) e do candidato a vice Alexandre (o Banana) durante a campanha à prefeitura de Itabira. Corrupção, esquerda ortodoxa, Grupão, turma que não presta, e etc, etc, etc. Hoje, sentam, se fartam e se lambuzam na mesma mesa, cochichando um no ouvido do outro, servindo água um ao outro e sei mais o que depois. Vamos ficar longe desse Grupão gente, essa merda pega e pega em todos, de Banana a Capeta...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Agenda Itabira: começando o debate

Na última década, o PT (Partido dos Trabalhadores) fez oposição ao projeto político instalado em Itabira, posicionando-se claramente na defesa de um novo modelo de gestão pública para o município. Itabira obteve nos últimos anos a maior arrecadação de sua história, mas infelizmente, falta transparência na aplicação dos recursos, convivemos com uma administração municipal inchada e incapaz de transformar nossa riqueza em benefícios diretos para a população da cidade.

Em lado oposto, o PP (Partido Progressista) é hoje um dos principais partidos do governo municipal. Com expressiva participação no governo e na Câmara Municipal, o Partido Progressista têm contribuído com políticas contrárias às defendidas pelo PT. Como exemplo, basta lembrar o posicionamento do partido em relação à greve e reivindicações do funcionalismo público, na aprovação do aumento do IPTU e da taxa de água e esgoto. Desta forma, não há dúvida: nos últimos anos PP e PT ocuparam posições antagônicas no cenário político local.

Apesar disso, os partidos anunciaram um acordo político visando a disputa das próximas eleições municipais, que prevê, ainda, a ocupação de cargos públicos no Poder Legislativo. Como pano de fundo do acordo há uma grande idéia, realmente útil para cidade: a formação de um espaço público para apresentação e discussão de idéias políticas, visando a construção de uma agenda pública para o município. É realmente relevante travar um debate público na cidade e criar uma Agenda Itabira, não apenas uma oportunista Agenda 2012. Precisamos definir nossas prioridades, debater a gestão e os gastos públicos, além de estabelecer estratégias conjuntas para obtermos serviços e investimentos dos governos estadual e federal.

Ao mesmo tempo em que precisamos de debate político, esperamos dos partidos políticos responsabilidade na formação das alianças. Acordo político para disputa de eleições requer alinhamento político, afinidade ideológica e programática. Daí a pergunta: se os partidos têm um acordo, qual posicionamento prevalecerá? Qual o rumo cada partido, ou os dois juntos, pretende tomar?

Itabira cobra coerência do Partido dos Trabalhadores, e isso significa manter a postura de oposição séria e responsável, enquanto se discute um novo projeto político que transforme Itabira numa cidade mais justa e próspera. O PT não deve ter cargos na atual administração municipal. Esse é o clamor da população itabirana, desejo da maior parte dos filiados e apoiadores do PT, e deverá prevalecer em instâncias democráticas do partido.

Ainda não está claro o posicionamento do Partido Progressista. Ao estabelecer acordo com um partido de oposição, o PP sinaliza que não deseja participar da administração atual. Se o PP vier a compor as fileiras de oposição, deixando de fazer parte do governo municipal, a cidade deve ganhar. Itabira poderia contar com mais vereadores para fiscalizar as contas e contratos públicos. Já o Prefeito Municipal, com um pouco de coragem, poderia cobrar de seus subordinados coerência e compromisso para implantar o programa de governo apresentado à população durante as eleições, exonerando os dissidentes. Se o partido não confia no programa de governo do atual prefeito, deve deixar o governo. Sem dúvida, estamos diante de uma oportunidade para o Prefeito Municipal dar o tão esperado murro na mesa e dar novo fôlego à combalida administração municipal.

Certo é que o acordo demanda mudança de posicionamento dos atores envolvidos. Itabira deseja política feita de modo honesto, sério e coerente. Itabira tem esperança em novos tempos. O acordo entabulado não pode ser apenas mais uma cena no espetáculo político. A história fez do PT um partido amado ou odiado, mas sempre respeitado pela defesa dos seus ideais. Desta vez não será diferente! Já o Partido Progressista pode escrever uma nova história na política da cidade, mas precisa transformar em gestos concretos o protocolo de boas intenções...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

RAPIDINHA...

Só para registrar: CONFIRMADA PARCERIA DO PP COM O PT LOCAIS.

Em coletiva, hoje com a imprensa, os presidentes do PP, Chiquinho, e do PT, Alexandre Banana, confirmam acordo e apostam num "projeto para 2012". Alexandre sonha mais alto e chega a apostar para 2014 ou mais.

Não sou radical, mas continuo contrário, porque não vi defesa ideológica e nem transparência no processo, principalmente por parte do PT, que é historicamente muito democrático nas decisões, junto às suas bases.

Esperava-se na cidade que, quem "trairia" numa composição com  o grupão seria o PV de Damon, que chegou a receber um golpe do Ronaldo Magalhães e foi duramente criticado e condenado por muitos, inclusive petistas. Agora, um ano depois, Damon provou ser reto e quem caiu foi quem menos esperávamos, o Banana.

É uma pena para o PT e a vida continua, cada vez mais promissora para Damon e quem mais vier...

Tchau, porque estou de folga.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

EU MEREÇO...

Pessoal, de amanhã em diante, tiro uns dias de folga, afinal, também sou filho de Deus. Deixo para vocês vários textos publicados hoje, inclusive a parte final da Retrospectiva 2010.

Aos colegas blogueiros do Filhos-do-Cauê, passo a chave e o timão desta nau. Até semana que vem!

QUASE PRONTO O PRÉDIO DA UNIFEI


Está em acabamento final o prédio da Unifei de Itabira (vide foto acima).

O projeto vem se desenrolando desde que Alexandre Banana era vereador, quando foram aprovados mais de 20 milhões de reais do orçamento municipal para a obra, sem que nenhum tijolo fosse assentado. Sem explicação até hoje e depois de tantos transtornos vivenciados pelos alunos e professores, que tiveram que estudar em salas improvisadas, finalmente, o primeiro prédio deve ser entregue já para o próximo período letivo.

Com linhas e fachada muito quadradas, uma composição de cores de mau gosto (azul com roxo do governo), estrutura muito verticalizada para uma área tão vasta e erma, traduz uma arquitetura que pode até não agradar. Só que, lá dentro, espera-se, teremos o que há de melhor em ensino superior em tecnologia e engenharia.


PROMESSA MEIO CUMPRIDA OU COMPRIDA DEMAIS?

Aqueles panfletos, fartamente distribuídos na cidade, no finalzinho da campanha de 2008, quando o prefeito João Izael, então candidato à sucessão, prometeu disponobilizar internet gratuita na cidade, pode sair do papel, pelo menos parcialmente.

Essa boa novidade foi publicada no Via Comercial, na virada do ano e, segundo o portal, trata-se da fase piloto do projeto Internet Cidadã, devendo ser atendidos, por enquanto, a praça Acrísio Alvarenga e o Terminal Rodoviário Genaro Mafra. Ainda segundo a fonte, nos próximos dias, a Prefeitura divulgará mais detalhes sobre o projeto como, por exemplo, o valor do investimento e a data de inauguração.


RETROSPECTIVA 2010 - Última parte




Data

Título

Sinopse
Continuação...

01/07

Parque
Natural Municipal Ribeirão São José, Help!!!!


Professor Marcelo Coelho denuncia o estado de abandono do “Parque Municipal do Ribeirão São José”.

06/07

A
SORTE FOI LANÇADA!



10 candidatos itabiranos disputam vagas para deputados estaduais e federais.

07/07


O artista e professor João Carlos denuncia outro estado de abandono do patrimônio histórico: casa do Santeiro Duval.

12/07


Definitivamente, as coisas não andam bem para o governo Izael. Outro protesto na cidade de uma moradora do
centro.

20/07


Enquete do Defato Online expõe que 68,02%
da população considerou como ruim o Festival de
Inverno de 2010. Tempos ruins.

20/07


Ronaldo Magalhães desiste da candidatura para estadual. Damon, mais uma vez, é colocado à prova: era ou não parceiro do Ronaldo na articulação?
Leitores acusam Damon de ter feito acordo e colocam Banana como “verdadeira” oposição. Nota do editor: Leiam também o que aconteceu com Banana no final do ano.

29/07


Diante de tantos problemas, João Izael troca secretários de cargos.

31/07


Matéria compara o que foi planejado e prometido na cidade para o Itec, com o que foi feito, 7 anos depois, pelo grupão. Matéria com maior número de acessos! Vale a pena conferir.

03/08


Blogue denuncia presidente da câmara ao usar da máquina a favor de sua candidatura para federal.

12/08


Damon consegue manter candidatura e Ronaldo Magalhães se desfilia do PV. Começam a cair por terra as especulações
de dobradinhas entre eles.

27/08


Filhos-do-cauê completa 1 ano de vida. 400 postagens e mais de 60 acessos por leitores que querem saber
da realidade itabirana.

12/09


Sem explicações até hoje. No panfleto do Aécio Neves e Anastasia, Itabira recebeu 5
milhões de reais para “melhorar as operações do aeroporto municipal”.

17/09


Com ajuda de várias empresas, pessoas e entidades, o fotógrafo Roneijober presenteia Ipoema
com a revitalização do Morro Redondo.

19/09


Sindsepmi consegue Mandato de Segurança
contra João Izael, por ter se negado a apresentar a
listagem dos servidores. Em 05/11, encaminha cópia para Neidson tomar “as providências cabíveis” (SAIA DESSA...).

22/09


Outro texto campeão de acessos, redigido pelo amigo e advogado da Vale, Denes Lott.

24/09


Tentativa de manipulação de votos: campanha do Neidson faz feio e divulga dados de intenção de votos
fantasiosa.

20/10


G6 se reduz para G2. Como primeiro efeito, governo consegue aprovar o primeiro aumento nas tarifas públicas do ano.

03/10


Resultado das eleições: Nenhum candidato local foi eleito. Saem bem Damon, Bernardo Mucida (revelação) e Adício da Vale Verde.

24/10

Uma
pergunta que não quer calar...


Governistas descem o cacete no PT local. Blogue
lembra-os dos feitos do governo federal, do PT, para a cidade. Meses após, PT local se une com o grupão. C’est
la vie.

25/10


Blogue abre campanha contra o aumento de 33,15% nas contas de água. O absurdo aumento foi conseguido e a população nem se deu conta. Ainda...

24/11


Edilson Lopes, presidente do PCdoB, entrega abaixo-assinado para Neidson, contra o aumento de 33,15% nas contas de água.

13/12


Mais uma sandice no ano: uma proposta de lei do João Izael de monopólio para os serviços de propaganda da cidade,
por até 20 anos de exploração.

24/12


PT foi para o grupão. Como assim!?! Foi, ou não foi!?! Com mais esse golpe, fechamos o tumultuado ano de 2010, sem sabermos qual será o destino do Alexandre Banana e do PT. Como diria aquela personagem da Maria Clara, do Zorra Total, chupa essa manga!

E assim, encerramos o tumultuadíssimo ano de 2010. Meio do segundo mandato e o governo João Izael e a imagem dos vereadores na cidade continuam em baixa. Até agora, nenhuma ação contribuiu, efetivamente, para melhorar a imagem destas duas instituições. 2011 é decisivo e estratégico para a continuidade do grupão.Ou renascem agora e mostram serviço, ou podem começar a preparar para a despedida.

Boa sorte para todos e que Itabira seja a real vencedora!

ITABIRA EM 2º LUGAR EM ARRECADAÇÃO

Segundo o jornal O Tempo, de 31 de dezembro de 2010, Itabira situa-se em 2º lugar no ranking de arrecadação de Cefem dos municípios mineiros, perdendo só para Nova Lima. Vide tabela abaixo:


Posição

Município

Arrecadação em milhões de reais 2010

Crescimento % 2009-2010


Nova Lima

72,06

49,9


Itabira

66,62

41,7


Mariana

58,18

20,1


São Gonçalo

49,31

32,8


Congonhas

32,6

36,5
Fonte: Jornal O Tempo. 31/12/2010.

Segundo João Izael, a cidade ainda arrecadou 5 milhões a menos que 2008, ano anterior à crise mundial, que forçou a economia para baixo. Lembro-me que, no final do governo Jackson, a arrecadação total do município era entre 50 e 70 milhões, sendo que 10 milhões eram destinados a investimento, sendo 5 para as pequenas obras e ações do OP (Orçamento Participativo) e 5 milhões para obras estruturantes, como na eletrificação rural e canalização do córrego da Praia. Dez anos depois, a arrecadação total chega aos 300 milhões de reais e não se ouve falar de investimentos com recursos próprios.