Hoje, a partir das 9 da manhã, aconteceu uma reunião com os prefeitos e vices eleitos, na Associação do Médio Piracicaba (Amepi), com a direção da entidade e membros da Associação dos Municípios Mineiros (AMM).
Segundo o levantamento da AMM, cerca de 80% das prefeituras terão novos prefeitos, vindos da oposição, apontando indícios que a maioria dos governos falhou e que o povo mineiro preferiu a renovação.
No seu discurso, Saulo Campos, prefeito reeleito de Catas Altas, foi muito feliz ao sugerir, para os prefeitos novatos, a mesma orientação que ele recebeu de seu pai, que já foi prefeito de São José do Goiabal, quando aconselhou seu filho, assim que assumiu a prefeitura de Catas Altas, que "fizesse seu governo com dedicação, sem roubar e que não deixasse ninguém roubar", porque, assim, sobraria recursos para realizar muitas obras e ganharia o reconhecimento da população. José Maria Repolês, prefeito reeleito de Dom Silvério e presidente da Amepi, endossou as palavras do Saulo, reforçando que esta é a receita para que consigam a reeleição e até a sucessão dos seus governos.
Novos prefeitos e vices eleitos para 2013-2016. |
A reunião, que seria restrita à um tipo de prestação de contas, conhecimento e esclarecimentos sobre as atuações das duas entidades de suporte para as prefeituras, culminou com a eleição da nova presidência, graças ao bom quorum, ao consenso entre os prefeitos eleitos e ao prazo limite para a eleição, que fecharia no dia 30 próximo.
A Amepi já auxiliou as prefeituras numa série de serviços de engenharia, arquitetura, aerofotografia, defesas de verbas e cursos de qualificação, ao longo de sua existência. Conta cerca de 18 prefeituras associadas, situação administrativa saneada, embora não detenha orçamento vultoso, e instalações amplas próprias, no bairro Aclimação, em João Monlevade.
Dois pré-candidatos se colocaram à disposição, mas ambos defenderam o consenso, para que a entidade não fosse exposta à rachas políticos. O prefeito reeleito, Fernando Rolla, de São Domingos do Prata, pediu a palavra e lançou seu nome à disposição. Damon de Sena, de Itabira, retificou que não era propriamente um candidato, porque tem muitos desafios pela frente no saneamento e reorganização da cidade, mas que poderia aceitar, após conhecer melhor a instituição e se fosse pelo consenso. De portas fechadas, os prefeitos e vices escolheram, por aclamação, o Fernando Rolla, para presidente, ficando para o Damon, recém-chegado à casa, o cargo de vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.
Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.
Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.
EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.