Who's amoung us?

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA DEMANDA

(São Gonçalo do Rio Abaixo)


O conjunto natural, paisagístico e arqueológico mais conhecido como Serra dos Veados encontra-se na Fazenda da Demanda - comunidade da Demanda, em um abrigo composto por rochas.

Foto: Figuras rupestres 
O abrigo apresenta aproximadamente trinta metros de área, composto por um paredão maciço e por um corredor.

Os únicos testemunhos arqueológicos encontrados até hoje são as figurações rupestres pré-coloniais situadas na parte mais alta do centro deste abrigo. Composta por figuras avermelhadas e alaranjadas há uma representação de um quadrúpede, possivelmente um cervídeo elaborado com traços delicados Abaixo do cervídeo há o vestígio de outro quadrúpede, e de outro animal, possivelmente um peixe. Acima de uma pequena fenda, há também uma figura em forma de seta, mais abaixo, outras pinturas não identificáveis.

Partindo das características do abrigo e do seu entorno, sugere-se que este ambiente tenha sido utilizado em alguma época do período pré-colonial (cerca de 7 a 10 mil anos) como um local de referência para caçadores, que utilizavam para estadias mais rápidas e ou para realização de rituais. Este sítio deveria ser um importante referencial para os grupos pré-coloniais que habitavam essa região.

As visitas ao local foram suspensas, pois as mesmas podem ocasionar algum dano ao mesmo, comprometendo a conservação dos conjuntos de grafismos rupestres existentes. O sítio apresenta potencialidade para a implantação, no futuro, de um programa de visitação pública controlada, por parte do poder público municipal devido à facilidade em se chegar ao local

                                                                                Fonte: Acervo Miguilim Acessória Cultural
                                                                                                          Partes do texto: Cristina Guimarães
                                                                                                          Março de 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.