Who's amoung us?

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Liderança, novas realidades !

O exercício da liderança já foi vinculado no passado à excelência técnica e domínio da área de atuação do profissional. Hoje, no entanto, esse perfil já não é determinante para o sucesso de um líder. O conhecimento técnico, claro, não deixou de ser primordial, mas atualmente a capacidade de liderar está diretamente relacionada às características e competências comportamentais do gestor.

O principal valor de um líder começa pelo talento em saber identificar as pessoas corretas para compor a equipe com diversidade de competências. Como um hábil técnico de futebol, além de saber escolher os nomes é necessário ter a sensibilidade de compreender o que cada um faz de melhor e distribuir as funções e atribuições de forma apropriada para que o conjunto funcione de forma orquestrada.

Outro aspecto fundamental para a boa liderança é a capacidade de motivar os componentes do time. Cada profissional tem reações diferentes para cada tipo de estímulo e cabe ao líder julgar a melhor maneira de impactar positivamente seus subordinados. Tão importante quanto à motivação está o cuidado para não tomar atitudes que possam desmotivar a equipe de trabalho. O bom líder tem de saber contar histórias para sua equipe sabendo inspirá-la na medida exata.

Pode parecer óbvio, mas duas características da boa liderança estão ligadas a capacidade de comunicação com a equipe: transparência e clareza. São esses dois aspectos que garantirão credibilidade ao gestor, além de estabelecer uma relação de confiança com os comandados.


A relação antiga em que bons líderes eram aqueles que sabiam mandar e ótimos subordinados aqueles que obedeciam já não vale mais. Os líderes atuais têm de saber comandar tendo como premissa a humildade e que os resultados e projetos são frutos do trabalho em conjunto, ou seja, fazendo com que cada integrante se sinta, de fato, parte do todo.

Sucesso e Boa Semana !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.