Who's amoung us?

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

VIA DE MÃO ÚNICA


(Geral)
Não há retorno. Daqui para frente, não dá para voltar mais e nem é possível saltarmos do bonde. Estamos numa via de mão única, que, por sinal, ainda restringe o trânsito de todos os que forem contra a vontade popular.
Novos tempos aí estão. Confirmadíssima a penetração das redes sociais e dos blogues no cotidiano da política, debatendo, expondo as vísceras e querendo participar cada vez mais. Mais do que estarem presentes, eles fizeram diferença. E uma grande diferença. São jovens e antenados protagonistas de um novo tempo que começou como os cara-pintadas, mas que só agora, parece ter se despertado para o óbvio, que reunirem fisicamente, nestes tempos de correria e excessos de atribuições que todos vivemos, é muito mais difícil para todos. Graças à tecnologia, as ideias e questionamentos podem crescer exponencialmente.
É isso mesmo, caríssimos, perdemos, por um lado, aqueles bons momentos de encontros nos botecos da vida, quando bebíamos umas geladas, tragávamos uma pinga da boa e fisgávamos uma moela ou um torresmo crocante, enquanto consertávamos o mundo, o país e, de sobra, alfinetávamos as sogras, chatos e idiossincráticos. “Homem que não faz faxina em casa, vai ao Cinédia aos sábados”, defendia o bordão dos veteranos do Cometa, num velho estabelecimento itabirano, que era um misto de sacolão, bodega e restaurante popular, ou um tipo de Mercado Central de Itabira. Calma que estes espaços permanecerão, pelo menos por um bom tempo. Tomara. Nem que seja para discutir futebol. Com exceção do Cinédia, que já fechou. Ou será que já perdemos outros? Ai... ai... ai... esqueçamos o bar Botafogo, o Gruta da Onça, Bar do Leão...
O negócio agora é teclar. É futricar nos grupos das redes sociais. Movimento que inicia-se com a leitura selecionada e garimpada nos sites de notícia, remodelada nos blogues e colunas de opiniões. A jovem democracia digital brasileira, demorou, mas é bem mais voraz. E muito, mas muito mais crítica.

BLOGUES E REDES SOCIAIS
Nosso blogue coletivo, antes chamado de Filhos do Cauê, passou a se chamar Filhos das Minas (www.filhosdasminas.org). Inspirados em uns poucos, raros e críticos jornais locais, uns 20 autores se juntaram para formar um blogue coletivo, das mais diversas tendências políticas e ideológicas, que coleciona, após 3 anos de vida, mais de 1200 postagens. 
E querem saber quantas vezes nos reunimos para traçar as linhas editoriais, ou combinarmos pautas? Zero! Praticamente nenhuma vez sequer*. Apenas mandávamos o convite e iam chegando os interessados. 
Desde então, a galera mais afoita e bem mais livre criou os primeiros grupos sociais no Facebook (Opinião de Itabirano, Itabira(nos) sem censura, Calejados da Pedra que Brilha e outros sucessores). Ou você acha que eles topariam ser filtrados ou “moderados” pelos blogues, inclusive o Filhos do Cauê? Jovem é outro papo. É pá e bola. Tudo tem que ser instantâneo e sem freio. Custaram e resistiram um pouco para discutirem política, por causa daquelas defesas bobas, repetidas sem reflexão, do tipo “detesto política”. 

Afinal, eles descobriram, ainda em bom tempo, que enquanto os bons se furtam de discutir, os maus se inseriam e nadavam neste oceano de oportunidades, inclusive para se enriquecerem, de negarem-lhes as melhores escolas, de fomentarem as melhores vagas de empregos e até de oferecerem-lhes lazer. Acredite! Até no lazer, estas ervas daninhas da política se infiltraram. Criaram raízes e não se cansaram de dar-lhes os canos! Tudo isso exposto, debatido e rechaçado nas redes. João Izael passou a ser culpado de tudo e sem dó. -Ô governinho ruim, que já vai tarde! – dirá a galera, daqui a uns dias, durante a posse.
Diante da boa contribuição do blogue na mudança política itabirana, decidimos ampliar a atuação dele para a região do Médio Piracicaba. Novos autores de cidades vizinhas chegarão em breve. E para não sermos barrados, tivemos que abrir mão do velho Pico do Cauê, perdendo um nome de família. Tínhamos uma linhagem definida, mas se nos prendêssemos a ela, teríamos dificuldades de sermos aceitos em outras paragens, pelos bairrismos. Perdemos um dedo, mas salvemos as mãos.


DE OLHO NOS ELEITORES
Pois bem, a prova mais contumaz que se pode apontar foi a lavada que o médico Damon de Sena (PV) deu no quase imbatível grupão, batendo duro nos 70,2% dos votos, sem que essa galera manifestasse abertamente suas intenções de votos. Aliás, continuaram firmes e duros críticos, durante todo o processo. Vigiaram, cobraram presença nos debates e não deixaram escapar nem um milímetro.
Então, eis que pergunta-se... Afinal, qual foi a receita de tamanho sucesso? Não era esse tal de grupão, aquele que movimentou quase que 3 bilhões de reais, que detinha dezenas de “órgãos de imprensa” nas mãos, praticamente 20 partidos sob seu domínio e uns 8.000 contratos como fiéis seguidores de cabrestos?
Poderíamos, laconicamente, apontar o grande feito a um ou outro. Mas seria irresponsável e até pretensioso. Daí, aposto mais e sem qualquer falsa modéstia, no conjunto e na evolução da comunicação social, que caiu na graça e no domínio da grande rede mundial.
Aos órgãos de mídia impressa, sites noticiosos, blogues, rádios e TVs, não adianta protelar nem mais um dia. Aquele velho modelo sistêmico de vender anúncios publicitários em troca de afagos nos editoriais, moderações, redações de matérias parciais e se furtarem das verdades, estão com os dias contados. Fim da linha, também, para as assessorias de comunicação que agirem desta forma, que cercearem economicamente ou por assassinato de reputações aqueles que revelarem as entranhas dos patrões. Daqui em diante, o acesso só será permitido a quem enquadrar-se neste novo tempo. E o novo grupo do Damon e demais prefeitos da região, recém-chegados, que se preparem! E que assim seja!

* Ressalvas: As únicas exceções de encontros ocorreram, salvo engano, para o primeiro texto do jovem André Vitor, que pediu a dica para sugestão de pauta após a publicação acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São aceitos comentários com autoria não identificada (anônimos), desde que não exponham ou citem nomes de pessoas ou instituições de formas pejorativa, caluniosa, injuriosa ou difamatória e mesmo que sejam expostos de forma subliminar ou velada.

Durante o período eleitoral, não serão publicados comentários que citem nomes de candidatos, nem de forma elogiosa, nem crítica.

Caso queira postar uma denúncia, é necessária a identificação do autor (nome completo e e-mail para contato), para que o comentário seja validado. Caso não possa se expor, envie um e-mail para a editoria (contatoitafq@yahoo.com.br), para que a denúncia seja apurada e certificarmos que há condições legais e justas para pautarmos uma postagem.

EM FASE EXPERIMENTAL: Os interessados que tiverem conta no Facebook e que não queiram seus comentários submetidos à moderação podem solicitar as suas inclusões no grupo de discussões "Filhos das Minas", ou, caso já seja participante dele, basta postar seu comentário diretamente no Facebook.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.