Selecionei algumas pérolas registradas no primeiro ano do Filhos-do-Cauê. Algumas postagens, pela qualidade dos textos, outras, pela previsão do cenário que se confirmou, outras ainda, pela própria irreverência. Não foi tarefa fácil, porque contabilizamos, até agora, 400 postagens, de 17 autores, que foram acessadas em mais de 61.000 visitas! Daí, perdôem-me se alguma legal passou despercebida, que, com certeza, deve ter ocorrido.
Como democrático que somos, procuraremos um jeito de selecionar as 10 melhores e colocá-las numa enquete, para que você, leitor, opine. Caso encontrem outra postagem que mereça ser incluída, faça sua sugestão, via comentário. Com vocês, algumas pré-selecionadas:
Autor: Fernando Martins – 13/08/2010.
5 comentários.
Sinopse: Reproduz notas de Raquel Faria, para o Diário de Itabira, sobre a discrepância entre os altos lucros da Vale, em detrimento do baixo retorno para o país. Em seguida, o autor analisa e critica a ‘pequenês’ dos políticos itabiranos, principalmente os candidatos a deputados federais, por não apresentarem um plano para revisão dos royalties e da fiscalização da aplicação dos mesmos.
Autor: Fernando Martins – 31/07/2010.
9 comentários.
Sinopse: Compara o projeto do I-Tec (Parque Tecnológico Itabirano), inaugurado no governo Ronaldo Magalhães, com as reais instalações. Uma severa, mas muito bem humorada, crítica de um grupo político vendedor de ilusões.
Autor: Tonny Morais – 28/07/2010.
6 comentários.
Sinopse: O autor rechaça a carta de renúncia do ex-candidato a deputado estadual, Ronaldo Magalhães.
Autor: Fernando Martins – 08/07/2010.
2 comentários.
Sinopse: O autor expõe a trajetória política do João Izael, desde quando era muito bem aceito na classe política, até o momento, no qual os companheiros do João estão ‘urucando’ ele, depois que ele alcançou a pior aceitação já vista na cidade.
Autor: Marcelo Pinto Coelho – 01/07/2010.
4 comentários.
Sinopse: Um triste retrato da situação do Parque Natural do Ribeirão São José, em frano abandono e depredação.
Autor: Mauro Moura – 25/06/2010.
2 comentários.
Sinopse: Critica a linha ‘facista’ adotada pelo assessor de comunicação da prefeitura, Fernando Silva, ao distribuir mais anúncios para os órgãos de mídia que se ‘afinam’ com o governo.
Autor: Genin – 16/06/2010.
4 comentários.
Sinopse: Uma bela charge cedida pelo jornal O’Trem, Genin e Lúcio Sampaio, criticando o sombrio futuro de Itabira, muito propenso para roubos à sombra.
Autor: Márcio Passos – 15/06/2010.
4 comentários.
Sinopse: O jornalista coloca a pulga atrás das orelhas dos prefeitos das cidades mineradoras, ao reproduzir uma nota do jornal O Tempo, que havia divulgado que as minas de Minas Gerais têm previsão de apenas 30 anos de vida.
Autor: Fernando Martins – 12/06/2010.
6 comentários.
Sinopse: Uma real montagem fotográfica sobre o comportamento das assessorias de comunicação da prefeitura e da câmara.
Autor: Fernando Martins – 02/06/2010.
0 comentários.
Sinopse: O autor expõe as dificuldades que passava o Ronaldo Magalhães, para que sua candidatura a deputado estadual decolasse. Uma quantidade de ‘SE’s que inviabilizaram a reeleição e culminou com a renúncia.
Autor: Fernando Martins – 01/06/2010.
6 comentários.
Sinopse: Um texto sobre o que seria uma boa novidade para os cidadãos acompanharem a execução orçamentária da prefeitura, em cumprimento da lei complementar 131 (Lei da Transparência), que começou a funcionar com erros no portal da prefeitura e que depois foi retirado do ar. Um flagrante descumprimento da lei pelo governo João Izael.
Autor: Bernardo Mucida – 26/05/2010.
6 comentários.
Sinopse: Uma interessante reflexão sobre a dependência econômica de Itabira com a mineração, na qual o autor responsabiliza todos nós no destino da cidade.
Autor: Érico Porto – 30/04/2010.
2 comentários.
Sinopse: Retrato da situação das estradas dos distritos de Itabira, mesmo após o ‘pequeno’ investimento dos 11 milhões de reais em manutenção, sem concorrência!
Autor: Bernardo Mucida – 10/04/2010.
7 comentários.
Sinopse: Excelente crítica do cientista político, que ironiza o que é vendido na mídia, pago com dinheiro público, e a realidade.
Autor: Fernando Martins – 28/03/2010.
3 comentários.
Sinopse: Um texto que narra a manobra encabeçada pelo vereador Élson Sá, ao retirar o direito do Neidson Freitas de se reeleger, pelo terceiro ano consecutivo, para presidente da casa, como forma de se autopromover.
Autor: Fernando Martins – 23/03/2010.
10 comentários.
Sinopse: Um dos melhores textos do autor, no qual revela que, com a inércia da oposição na cidade, quem assumiu a frente foram os próprios correligionários do João Izael. Começava aí a rejeição do João.
Autor: Fernando Martins – 09/03/2010.
25 comentários.
Sinopse: Uma grave denúncia de favorecimento para o “Imprensa Jovem”, atribuído ao pastor Ailton Moraes, que acumulava o cargo de secretário da ouvidoria da prefeitura. Recorde de comentários no blogue.
Autor: Fernando Martins – 28/01/2010.
8 comentários.
Sinopse: Denúncia apresentada no blogue sobre a contratação da empresa para o carnaval, antes mesmo dela ter vencido a licitação, marcada para 4 dias após!
Autor: Bernardo Mucida – 12/01/2010.
13 comentários.
Sinopse: Excelente texto, no qual o autor incentiva o prefeito para uma virada de mesa, para que ele se desprenda dos excessos de compromissos com o seu grupo, para que seu governo decole.
Autor: Henrique Nery – 13/12/2009.
1 comentário.
Sinopse: Uma interessante leitura do autor, cuja previsão acabou se consolidando. Redigido em dezembro, parece que foi escrita neste mês.
Autor: Fernando Martins – 01/12/2009.
7 comentários.
Sinopse: O autor ressalva, neste texto, os bons nomes que compõem o grupão, mesmo sendo ele composto por grupos tão ideologicamente contraditórios e, ainda, aponta para um futuro melhor, desde que provocado por membros das tradicionais famílias itabiranas.
Autor: Henrique Nery – 07/11/2009.
0 comentário.
Sinopse: Uma bem humorada e inteligente análise de cenário político naquela época.
Autor: Fernando Martins – 19/10/2009.
0 comentário.
Sinopse: Dia decisivo na história política de Ronaldo Magalhães, ao convocar imprensa para uma coletiva, quando anunciaria o golpe da filiação no PV. Desde então, o blogue se posicionou contrário, promoveu uma enquete para avaliar a repercussão (que revelou-se negativa ao deputado) e que veio a culminar, meses depois com a renúncia da sua candidatura.